Prazeres / Artes

Vhils transforma um Mini em arte

O famoso artista português colaborou com a marca inglesa num projeto que resultou na transformação de um Mini clássico numa obra de arte impressionante intitulada "TRACERY".

Foto: DR
22 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rosário Mello e Castro
Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, é um artista português de renome internacional, famoso pelas suas obras urbanas marcantes. Desafiado pela Mini, o artista empreendeu um projeto inovador: transformar um Mini clássico numa obra de arte. O resultado dessa colaboração única recebe o nome de "TRACERY" e representa uma fusão entre a história da marca automóvel icónica e a expressão artística contemporânea.

Este projeto é a mais recente etapa de uma parceria contínua entre a MINI e o Vhils Studio. Em 2022, Vhils homenageou Sir Alec Issigonis, o criador do Mini original, com uma intervenção de grandes dimensões que destacava a importância histórica e cultural do veículo. Agora, é a vez de homenagear a obra de Issigonis em si: o Mini.

 Esta obra meticulosa exigiu seis meses de trabalho e cerca de 30 mil furos nos painéis do veículo.
Esta obra meticulosa exigiu seis meses de trabalho e cerca de 30 mil furos nos painéis do veículo. Foto: DR
Então, o que significa "TRACERY"? É uma palavra que remete à arquitetura gótica e descreve padrões ornamentais complexos que permitem a entrada de luz. Nesta obra, o termo refere-se a técnica de perfuração utilizada por Vhils, que cria uma interação única entre o automóvel e a luz ambiente, refletindo os elementos característicos do seu estilo artístico. Para conceber esta instalação, Vhils viajou até Oxford, onde teve a oportunidade de selecionar o carro que queria como "tela". A escolha recaiu sobre um Mini MkI de 1965, um modelo revolucionário na sua simplicidade, representativo do legado da marca em inovação e mobilidade urbana.

O responsável da Mini em Portugal, Gonçalo Empis, explicou esta parceria da seguinte forma: "A MINI é uma marca que sempre olhou para o futuro sem esquecer o seu legado. Já o Vhils tem o poder de deixar a sua marca na paisagem urbana de forma indelével. Encontramos nesta colaboração uma união de elementos que nos inspira. Estamos orgulhosos do resultado deste desafio lançado ao Vhils e à sua equipa."

O resultado dessa colaboração única recebe o nome de
O resultado dessa colaboração única recebe o nome de "TRACERY" e representa uma fusão fascinante entre a história da marca automóvel icônica e a expressão artística contemporânea. Foto: DR
Para dar vida ao conceito, o artista português contou com a colaboração da Rusty Soul Garage, uma oficina especializada em arte automóvel. Esta obra meticulosa exigiu seis meses de trabalho e cerca de 30 mil furos nos painéis do veículo. "TRACERY" foi oficialmente apresentado no Vhils Studio e estará em exibição em concessionários da MINI em Portugal antes de integrar a coleção internacional da marca, participando em eventos e exposições em todo o mundo.
Saiba mais Arte, Atualidade, Vhils, Mini, TRACERY, Artista, Mini MkI, Rusty Soul Garage
Relacionadas

A história do limão num livro que é também um objeto de desejo

Nobre limão que salva do escorbuto, tira nódoas e cheiros, aromatiza receitas, entra na composição de perfumes e até dá para fazer limonada. Uma nova edição da Taschen conta toda a história desde pequeno, mas poderoso fruto: "The Gourmand’s Lemon – A Collection of Stories and Recipes".

Dior apresenta o novo livro exclusivo "Dior Scarves: Histórias de Moda"

A icónica casa de moda francesa apresenta o seu mais recente tesouro para os aficionados da moda. Sob a direção de Maria Grazia Chiuri e editado por Maria Luisa Frisa, esta obra exclusiva mergulha nas inspirações e na história dos emblemáticos lenços de seda da Dior, desde os dias de Christian Dior até às mais recentes criações.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.