Prazeres / Artes

A história da Atlantic Records em imagens

Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.

Foto: Taschen
14 de janeiro de 2025 | Madalena Haderer

Os melómanos já estarão a salivar por este livro e com boas razões. A Atlantic Records foi fundada em 1947, em Nova Iorque, por Ahmet Ertegun e Herb Abramson, dois fãs de música que não podiam imaginar que estavam a criar uma das mais importantes editoras musicais dos Estados Unidos, que moldaria a cultura popular durante décadas. A razão do seu sucesso tem a ver com o facto de a gravadora ter apostado na promoção de música negra, géneros como o R&B, o soul, o jazz e o hip-hop, que estavam sub-representados e pelos quais começou a haver grande interesse nos anos do pós-guerra. Mais tarde, dedicou-se também à música rock, pop, dance e muito mais. Ao longo de sua história, a Atlantic manteve uma reputação de descoberta de talentos, produção de álbuns inovadores e apoio a artistas diversos, tornando-se uma das editoras mais influentes e bem-sucedidas da indústria musical. Hoje, continua a desempenhar um papel de destaque na cultura musical global. 

Esta edição contém retratos e fotografias das bandas mais famosas do mundo da autoria de alguns dos maiores fotógrafos de sempre
Esta edição contém retratos e fotografias das bandas mais famosas do mundo da autoria de alguns dos maiores fotógrafos de sempre Foto: Taschen

75 Years of Atlantic Records conta a história fotográfica desta lendária gravadora, dando a conhecer inúmeras imagens dos seus arquivos, muitas delas nunca antes publicadas. Para esta edição, a Taschen reuniu retratos formais, fotografias de performances ao vivo, momentos decisivos no estúdio e vislumbres íntimos dos bastidores de pioneiros do soul como Aretha Franklin e Ray Charles, inovadores do jazz como John Coltrane e Charles Mingus, ícones da música pop de várias eras como os Bee Gees e ABBA, lendas do rock como Led Zeppelin e os Rolling Stones, cantoras revolucionárias como Roberta Flack e Stevie Nicks, além de estrelas atuais como Ed Sheeran e Charli XCX. Isto, através da objetiva de alguns dos maiores fotógrafos do mundo, incluindo Annie Leibovitz, Jim Marshall, Lee Friedlander, Walter Iooss Jr., Anton Corbijn, Chuck Stewart, Albert Watson e David LaChapelle.

Este volume conta com um prefácio de Bruno Mars. Para além disso, as imagens são acompanhadas de legendas da autoria de Richie Unterberger and Herb Powell, e escritores premiados como David Ritz, Ben Ratliff, Elizabeth Nelson, Barney Hoskyns entre outros, contextualizam as fotografias com textos em que examinam os diversos géneros músicas, com cronologias e perfis de músicos.

O livro vai estar à venda a partir de março, mas está já disponível para pré-encomenda no site da Taschen. Tem 462 página, custa 150 euros e é uma verdadeira edição de coleção para os amantes da música.

Saiba mais Artes, Livros, Taschen, 75 Years of Atlantic Records, Música
Relacionadas

Música para começar 2025 com inspiração

O Liedfest, novo Festival de Música Erudita, com direção artística de Catarina Molder, quer revitalizar o formato do recital de canto e piano, que tem vindo a desaparecer das salas de espetáculo. Os bilhetes custam entre 5 e 15 euros, e há descontos e eventos de entrada livre.

Uma ode à cidade das luzes, do amor e dos croissants

Paris é uma das cidades mais instagramáveis do mundo. Uma das mais bonitas, mais apaixonantes, mais históricas e que mais têm atraído viajantes e turistas ao longo dos séculos. Esta edição especial da Assouline comemora o século XX da capital francesa em todo o seu esplendor.

Livro. História de 225 anos de auto-retratos em 60 obras

"Self Portraits: From 1800 to the Present" é uma das mais recentes edições da Assouline. Um verdadeiro livro de mesa de café, este objeto de coleção promete horas bem passadas a analisar mais de 60 auto-retratos de artistas como Monet, Picasso, Félix Vallotton, Gustave Caillebotte, entre outros.

700 anos de obras-primas na National Gallery

O novo livro da Taschen, intitulado "The National Gallery. Paintings, People, Portraits", permite-nos descobrir a história da pintura ocidental através de mais de 200 obras, acompanhadas por retratos de artistas contemporâneos e figuras culturais nas lendárias salas da National Gallery.

Mais Lidas
Artes As Bond girls mais sexy de sempre

De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.