Artista português entre os vencedores do concurso Huawei XMAGE Awards
Rui Piçarra venceu na categoria ‘Style’ com uma fotografia do pôr do sol.

Não se substime o poder de um smartphone na fotografia. Todos os anos há concursos dedicados à arte de saber fotografar com estes gadgets de topo, como é o caso da HUAWEI XMAGE Awards, uma competição global de fotografias de smartphones Huawei que se realiza anualmente.

Há um português entre os vendedores, destacando-se numa das categorias do concurso na edição 2024: Rui Gonçalo Piçarra venceu na categoria ‘Style’, com uma fotografia captada com recurso a um HUAWEI P60 Pro. Esta edição atribuiu um total de 66 prémios, incluindo três vencedores do Grande Prémio e 18 vencedores por categoria, com base em mais de 650.000 participações, provenientes de 86 países. Em competições estão fotografias tiradas com smartphones exclusivamente da marca: o HUAWEI Pura 70, o HUAWEI P60, o HUAWEI P40 e o HUAWEI Mate 60.

De acordo com Chen Xiaobo, vice-presidente da Associação de fotografias da China e jurada do XMAGE Awards 2024, "a imagem móvel não se limita a documentar o quotidiano, mas deve integrar observações mais profundas e reflexões filosóficas pessoais. Cada fotografia torna-se parte de um diálogo íntimo com o mundo".

Chen Yong, um engenheiro na China, Justin Mendoz, um gestor de contas das Filipinas, e Kinga Choinska, uma funcionária administrativa na Polónia, foram os vencedores do Grande Prémio e receberam, cada um, 10.000 dólares do Fundo de Criação Huawei.
Livro. Os anos 80 pela objetiva de David Bailey
Nesta edição da Taschen, este famoso fotógrafo londrino é transformado em guia e intérprete dessa icónica, multicolorida e destrambelhada década que atrai tanto quanto confunde.
A história da Atlantic Records em imagens
Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.
Até 25 de maio, está patente no Centro Cultural de Cascais uma retrospectiva inédita que reúne mais de 100 imagens deste fotógrafo norte-americano. Com um pé no surrealismo e outro na busca pela beleza divina, Smith foi, acima de tudo, um otimista. E isso nota-se.
A nova obra da Assouline — "Fórmula 1: The Impossible Collection" — celebra 70 anos de F1 com os momentos mais trágicos, mas também os mais emocionantes, do automobilismo. São eles que hoje constroem a história de um dos desportos mais vistos do mundo.
Trata-se de um Coffee Table Book sobre a vida do ator norte-americano, e acaba de ser lançado.
Como um dos materiais portugueses de eleição faz toda a diferença nesta marca de decoração que pertence à Amorim Cork Composites, que tem peças como jarros, chávenas ou bules.