Prazeres / Artes

Artista português entre os vencedores do concurso Huawei XMAGE Awards

Rui Piçarra venceu na categoria ‘Style’ com uma fotografia do pôr do sol.

Foto: Rui Gonçalo Modesto Piçarra
06 de dezembro de 2024 | Rita Silva Avelar

Não se substime o poder de um smartphone na fotografia. Todos os anos há concursos dedicados à arte de saber fotografar com estes gadgets de topo, como é o caso da HUAWEI XMAGE Awards, uma competição global de fotografias de smartphones Huawei que se realiza anualmente.

"Catching a Cloud", tirada com o HUAWEI Pura 70 Pro+. Foto: Chen Yong

Há um português entre os vendedores, destacando-se numa das categorias do concurso na edição 2024: Rui Gonçalo Piçarra venceu na categoria ‘Style’, com uma fotografia captada com recurso a um HUAWEI P60 Pro. Esta edição atribuiu um total de 66 prémios, incluindo três vencedores do Grande Prémio e 18 vencedores por categoria, com base em mais de 650.000 participações, provenientes de 86 países. Em competições estão fotografias tiradas com smartphones exclusivamente da marca: o HUAWEI Pura 70, o HUAWEI P60, o HUAWEI P40 e o HUAWEI Mate 60.

"Pick a Beak", tirada com o HUAWEI P30 Pro. Foto: Justin Mendoza

De acordo com Chen Xiaobo, vice-presidente da Associação de fotografias da China e jurada do XMAGE Awards 2024, "a imagem móvel não se limita a documentar o quotidiano, mas deve integrar observações mais profundas e reflexões filosóficas pessoais. Cada fotografia torna-se parte de um diálogo íntimo com o mundo".

"Poland 'Sisters'" tirada com HUAWEI P60 Pro. Foto: Kinga Choińska

Chen Yong, um engenheiro na China, Justin Mendoz, um gestor de contas das Filipinas, e Kinga Choinska, uma funcionária administrativa na Polónia, foram os vencedores do Grande Prémio e receberam, cada um, 10.000 dólares do Fundo de Criação Huawei. 

 

Saiba mais Fotografia, Arte e entretenimento, Huawei, China, Chen Xiaobo, Polónia, Chen Yong, Rui Piçarra
Relacionadas

A história da Atlantic Records em imagens

Este grande volume da Taschen relata os 75 anos da famosa editora de música, fundada em 1947, que foi a casa de nomes tão aclamados quanto Ray Charles, Aretha Franklin, Otis Redding, Led Zeppelin, Rolling Stones, Stevie Nicks, Coldplay, Bruno Mars e muitos outros.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.