Estilo / Beleza & Bem-Estar

4 alternativas ao ginásio para experimentar agora

A atividade física é fundamental em qualquer idade, tanto para prevenir doenças cardiovasculares, como para garantir uma boa saúde mental. Conheça quatro alternativas ao desporto que não requerem muito esforço.

Foto: Pexels
25 de julho de 2022 | Ana Francisca Oliveira

Uma alimentação saudável e equilibrada deve sempre ser complementada com algum tipo de atividade física. Mas nem sempre é fácil. Seja pelo calor, pela falta de motivação ou tempo, são várias as razões que empurram o desporto para o fundo da lista. No entanto, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto deve praticar pelo menos 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana e assim garantir um estilo de vida saudável, prevenindo várias doenças como as cardiovasculares.

Se ir ao ginásio, correr ou andar de bicicleta não são a primeira escolha, saiba que há quatro alternativas que colocam o corpo em esforço como uma ida ao ginásio.

Boxe

A atividade física pode ser utilizada como forma de descontração e libertação de stress. O melhor desporto para tal? O boxe. Não só queima em média 800 calorias por hora, como alivia a ansiedade e o nervosismo, deixando o corpo (e a mente) profundamente revigorados.

A atividade física não só é importante para a saúde corporal, como para a saúde mental. O boxe é a atividade recomendada para o alívio de stress e ansiedade
A atividade física não só é importante para a saúde corporal, como para a saúde mental. O boxe é a atividade recomendada para o alívio de stress e ansiedade Foto: Pexels

Desporto em equipas

Seja ténis, voleibol, futebol ou até basquetebol, o desporto em equipa cria objetivos a curto prazo, como torneios. Esta é uma maneira divertida de mover o corpo sem grande esforço e ainda de socializar. Também incentiva ap diálogo e participação de todos, já que há um propósito a alcançar.

Dançar

A música é uma linguagem universal, e combinar o estilo preferido com uns passos de dança pode ser a solução para uma vida mais ativa. Esta prática não só liberta serotonina, neurotransmissor do bem-estar e da felicidade, como queima até 450 calorias em uma hora.

A dança é uma forma divertida e fácil de mexer o corpo. Promove a felicidade e melhora a saúde física
A dança é uma forma divertida e fácil de mexer o corpo. Promove a felicidade e melhora a saúde física Foto: Pexels

Caminhar mais

Um adulto deve dar pelo menos 10 mil passos diários, o que nem sempre é atingido. Se passa o dia sentado e não gosta de exercícios intensos, uma caminhada ao fim do dia é o ideal. Não é necessário equipamento, e em ritmo normal pode queimar até 200 calorias por hora.

Saiba mais Saúde, Exercício Físico, Alternativas
Relacionadas

Bhout. Este saco de boxe "inteligente" vai revolucionar o fitness

Não é segredo que, embora os portugueses se contem entre os europeus que menos praticam desporto, a paixão pelo fitness e bem-estar físico aumentou durante a pandemia de Covid-19. E se há quem pense que fazer exercício físico pode ser aborrecido, este saco de boxe inteligente vem provar o contrário.

Mito da creatina: antes ou depois de treinar?

Maximizar os resultados dos treinos é o objetivo de todos os que gostam de trabalhar o corpo. Para isto, existem vários suplementos que ajudam a ganhar massa muscular, entre eles a creatina. Descubra qual a melhor altura para ingerir esta substância.

Como andar 22 minutos pode ser determinante para a saúde

Um estudo do "British Journal of Sports Medicine" demonstrou que estes minutos diários de atividade física anulam os efeitos nocivos de passar até 12 horas sentado. Ou seja, se todos dias fizer uma caminhada de 2,4 quilómetros em 22 minutos, pode ir para a cama em paz.

Mais Lidas