Estilo / Beleza & Bem-Estar

Eis os cinco piores mitos sobre exercício, segundo um especialista de Harvard

Existem vários mitos, bons e maus, que podem tornar a escolha da adoção de um certo tipo de exercício mais complicada e confusa. Daniel Lieberman, professor de Evolução Humana na Universidade de Harvard, identifica-os.

Foto: Unsplash
27 de setembro de 2022 | Bianca Gregório com Rosário Castro.

Quando se estabelece uma rotina de exercício físico, podem surgir várias questões: como fazê-lo corretamente sem se magoar, quantas vezes por semana...e a lista continua. Daniel Leberman, professor em Harvard, desmente cinco dos piores mitos relativamente a exercício. 

Correr faz mal aos joelhos

Afirmar que correr pode prejudicar a saúde dos seus joelhos é um mito, afirma Daniel Lieberman. O especialista de Harvard explica que o efeito é exatamente o contrário - correr faz com que as articulações se fortaleçam à medida que mais treina. Só é preciso ter especial atenção à forma como se pratica esta atividade, de forma a não sofrer nenhuma lesão, como pode acontecer na natação, por exemplo.

Tem de treinar todos os dias para ver resultados 
Já se questionou quantas vezes deve fazer exercício? Segundo os especialistas, quatro a cinco vezes por semana é a resposta, de forma a atingir o tempo semanal ideal de 150 minutos. A GQ espanhola explica que treinar menos que este tempo estipulado não é suficiente. 

Existe uma maneira perfeita de fazer exercício
Este mito não pode ser comprovado. Cada corpo é um corpo, o que significa que um treino que resulta para uma pessoa, pode não funcionar para outra, tal como o tempo dedicado ao desporto. Apesar de ser aconselhada uma certa carga horária, o mesmo não se aplica à intensidade e frequência adotadas. 

"Quanto mais velhos ficamos, menos ativos somos"
Leberman explicou à GQ espanhola que esta frase não passa de um mito. O contrário não poderia ser mais verdade: durante quanto mais tempo continuar a exercitar o corpo, mais benéfico será para a sua saúde geral.

Ao fazer exercício, vai ter uma vida mais longa 
O especialista de Harvard afirma que esta afirmação não é a mais correta. O exercício melhora a saúde, o que significa que vai sentir-se saudável durante mais tempo - esta longevidade, apesar de médicos avisarem para o risco de poder contrair doenças ou lesões ao praticar exercício, vai dar-lhe mais tempo para aproveitar a boa saúde que foi cultivando ao longo dos anos.

Saiba mais Exercício Físico, Saúde, Mitos, Correr
Relacionadas

4 alternativas ao ginásio para experimentar agora

A atividade física é fundamental em qualquer idade, tanto para prevenir doenças cardiovasculares, como para garantir uma boa saúde mental. Conheça quatro alternativas ao desporto que não requerem muito esforço.

Mais Lidas
Beleza & Bem-Estar O que os homens não entendem nas mulheres

Para os homens, é roxo. Para as mulheres, também. Mas pode ainda ser lilás, magenta, lavanda, beringela… Este é apenas um exemplo subtil de como algo aparentemente simples pode ser entendido de formas diferentes – e dar azo a discussão. Voámos de Vénus a Marte para saber o que é que eles não conseguem perceber sobre elas. E, pelo caminho, ficámos com vontade de sussurrar: “You know nothing, Jon Snow.”