Viver

Primeira classe e classe executiva: qual é a diferença?

Quem opta por bilhetes de valores mais elevados pode ter várias vantagens, desde conforto, espaço de descanso ou até a variedade de comida.

Foto: IMDB / Succession
18 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Quando se entra no mundo do conforto e do luxo associado às viagens aéreas, uma das primeiras coisas a saber é que há vários níveis de luxo. Sobretudo na hora de distinguir a classe executiva da primeira classe. Embora ambas ofereçam um nível superior de serviço e comodidade em comparação com as classes económicas, as diferenças entre elas podem variar significativamente, especialmente dependendo se a viagem é doméstica ou internacional. Desde as amenidades oferecidas até o layout dos assentos e o serviço de bordo, vamos comparar as diferenças.

Enquanto a classe executiva oferece um passo acima da económica, é na primeira classe que os viajantes encontram um universo de luxo e exclusividade. Com um rácio mais elevado de assistentes de bordo por passageiro, estes lugares garantem um serviço mais personalizado e atencioso. Gary Leff, especialista em aviação, conta à Condé Nast Traveler que os passageiros desta classe têm a liberdade de pedir comida e snacks à vontade, sem esperar pela distribuição uniforme na cabine. Além disso, desfrutam de uma experiência de check-in discreta, muitas vezes com acompanhamento desde o lounge até ao avião.

Por outro lado, a classe executiva é a escolha pragmática para quem procura uma experiência de voo superior, especialmente em voos de longo curso. Posicionada entre a económica premium e a primeira classe, oferece uma gama de comodidades que vão desde assentos reclináveis até bebidas alcoólicas gratuitas e refeições elaboradas. Embora tenham mais conforto do que a classe económica, estes lugares ainda são considerados um produto mais acessível. Como destaca Leff, a executiva proporciona uma experiência de voo mais confortável, porém menos exclusiva do que a primeira classe.

Na escolha entre a classe executiva e a primeira classe, outro aspeto a considerar são os tipos de clientes que frequentam cada uma destas. Na primeira, é comum encontrar viajantes de negócios que valorizam a eficiência e o conforto durante as suas deslocações profissionais. Por outro lado, a primeira classe atrai uma clientela mais diversificada, incluindo executivos de alto escalão, celebridades e viajantes em busca de uma experiência personalizada.

Saiba mais Viver, Viajar, Férias, Primeira Classe, Classe Executiva
Relacionadas

Rescaldo eleitoral: chega de chamar fascistas a torto e a direito

O partido de André Ventura conseguiu um resultado estrondoso nas eleições de domingo. As reações, à esquerda e ao centro do espectro político, vão-se dividindo, mas há uma que sobressai: a acusação aos votantes do Chega, chamando-lhes fascistas. E isso é tão pouco inteligente.

Manuel Serrão no país dos campeões da xico-espertice

A história precede-nos: Portugal é uma país que encabeça frequentemente as listas de estados mais corruptos e fraudulentos da Europa. No que toca ao embuste, ao engano e ao desvio de fundos, somos uma autêntica sumidade. As figuras que emergem deste nosso particular caldo cultural só trazem como novidade os rostos.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.