Viver

Estes são os maiores desafios de dormir juntos

Tem um parceiro que ressona? Ou um que rouba toda a manta à noite? Heather Gunn, psicóloga de sono, aborda alguns dos "desafios" que alguns demonstram na hora de dormir.

Foto: Pexels
27 de outubro de 2023 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

O sono é uma atividade muito importante para o ser humano, pois permite-nos recarregar as baterias para o próximo dia, restabelecer energias e regular o ciclo do sono - embora alguns de nós precisem de dormir mais do que outros. Só que por vezes há fatores que contribuem para destabilizar o sono. Heather Gunn, psicóloga especializada nesta área, inumera, num artigo do The Guardian, alguns destes maus hábitos que as pessoas podem ter na hora de dormir, e como os ultrapassar.

Ressonar, talvez o hábito mais comum e o mais irritante, especialmente se formos o outro parceiro - o que fica acordado a ouvir. Os sons - que vão desde o "motor de uma carrinha a tentar ligar" até ao mais pequeno "apito", não deixam de ser irritantes. Afinal porque é que ressonamos? O ressonar é causado pelo ruído e vibração dos tecidos perto das vias respiratórias na parte de trás da garganta. Durante o sono, os músculos relaxam. O ressonar pode ser ligeiro, ocasional e despreocupado, ou pode ser o sinal de uma perturbação respiratória como a apneia obstrutiva do sono. Neste caso Gunn recomenda a ida a um especialista.

Incompatibilidade de horários, é este o segundo mau hábito mais comum, segundo Gunn. Se um parceiro gosta de ir para a cama a horas e o outro é um coruja que só dorme quando começa a ver o sol, esta diferença de horários pode causar distúrbio no sono de ambos. Mas como é que podemos resolver esta incógnita? Se estão desesperados por manter o mesmo horário, pode ser que a coruja noturna tenha de ir para a cama antes da sua hora habitual, pois os estudos sugerem que é surpreendentemente fácil que aconteça esta mudança no seu ciclo de sono.

Diferentes necessidades de temperatura e o "ladrão" do edredão, estas são as outras circunstâncias. Desde pessoas que dormem completamente vestidas, enroladas em cobertores, até às que dormem despidas debaixo de um lençol, os nossos termostatos internos podem causar irregularidades no sono de ambos se não houver um consenso. Não esquecendo o caso do parceiro/a que rouba o edredão durante a noite, mas não admite tê-lo feito. A resolução? Comprem dois edredões, sugere Gunn.

Saiba mais Sono, Ressonar, Casais, Sugestões
Relacionadas

Uma amnistia no mínimo questionável

Há várias coisas no caso da decisão do TAD de aplicar a amnistia da visita papal a Miguel Afonso que parecem não bater certo. Mas é mesmo a falta de bom senso e de critério da opinião pública que mais causam espanto.

Jameson Urban Routes está de volta

O icónico festival de música regressa a Lisboa em novembro, apresentando um alinhamento de artistas de renome tais como Orelha Negra, Glass Animals ou Karol Conká.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.