Dores de costas podem estar relacionadas com stress, de acordo com a ciência
Este sintoma, que afeta milhares de pessoas por todo o mundo, nem sempre tem a idade avançada ou o constante transporte de objetos pesados como causas.

Não precisamos de ter 80 anos ou carregar 50 quilos aos ombros, todos os dias, para sentirmos dores de costas. Afinal, esta condição não está necessariamente relacionada com a idade ou o peso que precisamos de transportar, mas sim com o nosso modo de vida.
De acordo com a ciência, o stress pode levar a inflamação, espasmos musculares e tensão nas costas, o que causa dor nesta parte do corpo. Estas são as conclusões de um estudo publicado na Scientific Reports, em 2021, que afirma que o stress contínuo pode refletir-se num desequilíbrio dos níveis de cortisol, assim como a dificuldades na resposta do corpo à inflamação, o que se traduz na degeneração dos tecidos ou envelhecimento das células, motivos comuns de dor crónica.
Além disso, quando estamos mais nervosos, os padrões de respiração e a nossa própria postura alteram-se, acumulando tensão nos ombros e costas e, consequentemente, levando a um aumento das dores nestas zonas. Esta sensação pode ainda ser explicada pela redução da circulação do sangue para os músculos nas costas, que pode causar dores.
Mas como conseguimos perceber se a origem deste problema está relacionado com stress ou qualquer outra situação? Caso esteja a sentir uma maior ansiedade, devido ao trabalho ou um momento mais complicado na sua relação, é provável que seja esta causa. O mesmo acontece quando a dor se desenvolve lentamente - e não surge de repente - ou quando desaparece com técnicas de redução da ansiedade.
Esta última explicação é também uma solução para aliviar as dores. Outras - sem contar com medicação, que deve ser indicada por um profissional de saúde - são: aplicar calor na área afetada, o que ajuda a relaxar os músculos; massajar a zona para libertar a tensão; ou fazer alongamentos, como elevar o joelho ao peito, pressionando-o contra o corpo, ou o movimento do gato.
A rotina intensiva de Mark Wahlberg que o faz acordar às 3h30 da manhã
Enquanto a maior parte das pessoas, possivelmente, ainda está a dormir profundamente, o ator já chegou ao ginásio.
Três exercícios físicos para evitar as dores nas costas
Juan Ruiz López, fisioterapeuta e personal trainer, sugere três exercícios físicos para realizar em frente ao computador de forma a evitar as famosas dores de costas.
Quem faz exercício moderado ou intenso tem um melhor desempenho cognitivo
Um estudo publicado na revista Scientific Reports vem estabelecer uma relação entre atividade física e o cérebro.
Será a respiração o melhor método para ajudar a combater a ansiedade?
Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental em 2022, divulgado pela OMS, a ansiedade e a depressão sofreram um aumento de 25%. No primeiro ano de pandemia, 76 milhões de pessoas tiveram ansiedade. Será que respirar melhor pode ajudar a atenuar os sintomas? Fomos perguntar a uma especialista.
Teletrabalho e a pressão para se ser produtivo. A paranóia da produtividade é real?
A expressão popularizada há cerca de dois anos, altura em que muitas empresas estavam em regime remoto, volta a ser destaque em 2023. A pandemia passou, mas continuam os medos relacionados com a eficiência de cada trabalhador.
Estudo japonês revela impacto surpreendente do wasabi na memória
Para além do seu papel tradicional na culinária japonesa, o condimento picante revela-se uma surpreendente arma para melhorar a memória, segundo um estudo da Universidade de Tohoku.
Este é o segredo de Tim Cook para lidar com o stress
Não é por ser CEO de uma das gigantes tecnológicas mais importantes do mundo que Tim Cook está livre de pressões e responsabilidades.
Andar pode aliviar a dor lombar? Os novos estudos garantem que sim
Afinal, será que caminhar cerca de meia hora todos os dias pode aliviar esta condição que em 2020 afetava 619 milhões de pessoas em todo o mundo?
A marca britânica acaba de transportar o seu inconfundível padrão de excelência para o universo do xadrez. Cada elemento foi pensado para oferecer uma experiência de jogo tão exclusiva quanto os carros que saem de Goodwood — pensada para conquistar, na mesma medida, entusiastas do xadrez e amantes do luxo.
De um baralho de cartas da Bottega Veneta a um par de esquis da Hermès, estas são algumas das criações mais inesperadas que estas marcas de luxo têm para vender.
As vinhas de Barolo, na região de Piemonte, Itália, chegaram ao primeiro lugar em valor por hectare, deixando França e Estados Unidos para trás. A conclusão é do recente estudo sobre riqueza global da consultora imobiliária inglesa Knight Frank.
Este concurso europeu teve início em 2011 e tem como objetivo promover a consciencialização para a preservação do património natural. Este ano, a famosa testemunha arbórea dos amores contrariados de Pedro e Inês fui suplantada apenas por uma faia polaca.