Estilo / Beleza & Bem-Estar

O exercício de 1 minuto que elimina a dor nas costas (e que pode fazer no trabalho)

Se passa muitas horas sentado, este artigo é para si.

Foto: Freepik/lookstudio
30 de agosto de 2022 | Ana Filipa Damião

Quem passa longas horas sentado à secretária sabe que a probabilidade de sentir dores nas costas ao fim do dia é grande. Maior ainda se não praticar exercício físico regularmente. E embora não se trate de uma solução permanente, existe um alongamento simples e rápido que alivia o desconforto, e que até pode ser feito no escritório. Basta exercutá-lo corretamente, de modo a que surta efeito e não se verifiquem lesões.

Sentado com as pernas num ângulo de 90 graus e com as ancas para a frente, basta entrelaçar os dedos e levantar os braços acima da cabeça. O movimento deve ser sentido nas omoplatas, que deverão estar unidas, e na parte inferior das costas, formando um arco para a frente. Basta um minuto nesta posição e estamos prontos para voltar ao trabalho.

Contudo, se as dores forem recorrentes deve-se consultar um médico o mais rápido possível.

Saiba mais Exercício Físico, Alongamento, Dor nas Costas
Relacionadas

Bhout. Este saco de boxe "inteligente" vai revolucionar o fitness

Não é segredo que, embora os portugueses se contem entre os europeus que menos praticam desporto, a paixão pelo fitness e bem-estar físico aumentou durante a pandemia de Covid-19. E se há quem pense que fazer exercício físico pode ser aborrecido, este saco de boxe inteligente vem provar o contrário.

Como evitar dores nas costas durante a corrida

A dor lombar é frequente em pessoas que praticam muito exercício físico. O médico desportista Jordan D. Metzl partilha quatro dicas para prevenir o desconforto nas costas durante e depois a corrida.

Mais Lidas
Beleza & Bem-Estar Qual a melhor hora para acordar no outono?

O final do horário de verão costuma ser sinónimo de menos energia, menos vontade de sair, e para alguns, sinónimo de depressão sazonal. Mas graças a um novo estudo, este outono pode ser diferente. Descubra a que horas é deve acordar, segundo os especialistas.