Viver

5 sinais de que devia trabalhar por conta própria

Se discorda frequentemente com os métodos exigidos pelo seu superior ou dá por si a idealizar um negócio seu, está na altura de pensar seriamente em ser o seu próprio chefe.

Foto: IMDb
02 de maio de 2022 | Vitória Amaral

Por vezes pensa no quanto gostaria de fazer as coisas à sua maneira, sem ter de o justificar a ninguém? Não está sozinho: de acordo com um relatório recente da empresa de contabilidade FreshBooks espera-se que, só nos EUA, 27 milhões de pessoas passem a trabalhar por conta própria em 2020. Apesar de parecer atrativo ser o seu próprio chefe, a decisão de deixar um rendimento estável para construir um negócio de raiz não é fácil. No entanto, se a sua ambição não se deixa derrotar tão facilmente pelo seu medo, talvez esta seja a altura para pensar seriamente no assunto. Eis 5 sinais de que devia trabalhar por conta própria:

  1. Percebe que há uma maneira melhor de fazer as coisas

Especialmente nesta época atual de teletrabalho, é comum sentir-se frustrado porque não concorda com o funcionamento do seu emprego e, por vezes, acaba por fazer algumas coisas da forma que considera mais correta em segredo. Talvez sinta que o seu superior recomenda métodos ultrapassados ou menos eficientes, impossibilitando o seu progresso. 

  1. Já não sente entusiamo

Se está a trabalhar numa empresa, o mais provável é que se tenha esforçado ao máximo para poder ser promovido. No entanto, de acordo com a de estatísticas Bureau of Labor Statistics, a maioria das pessoas a partir dos 25 anos fica apenas cerca de 5 anos no mesmo emprego (o mercado de ações Nasdaq prevê que em 2020 o mercado de freelancing cresça em 43%). Talvez seja bastante bem-sucedido para os parâmetros da sociedade, mas não esteja satisfeito ou motivado como devia com a sua carreira.

  1. A sua personalidade não se adequa ao trabalho atual

No seu livro motivacional Bring your Whole Self to Work, o autor Mike Robbins explica que podemos trabalhar melhor se, em vez de anularmos a nossa dimensão pessoal e social em prol do trabalho, tivermos a coragem de mostrar vulnerabilidade, mas também compaixão. Talvez sinta que está a tentar inserir-se num ambiente onde não encaixa, o que está a afetar o seu estado físico e mental. Pode até sentir que esta frustração esteja a tomar proporções que afetem as suas relações profissionais e pessoais.

  1. Sente-se sufocado

Se é uma pessoa criativa, por exemplo, alguns empregos de escritório podem tornar-se num sacrifício diário, dada a rotina e a burocracia. Pode ter chegado a uma altura na sua vida em que apenas o pensamento de continuar na direção atual é um pesadelo. Talvez entretanto se tenha apercebido de que quer dar um novo rumo à sua carreira, ou terminá-la numa determinada área para que possa aventurar-se noutra. 

  1. O sonho persiste

Talvez já tenha falado sobre isso com os seus amigos e família ou até tido várias ideias de negócio. Pode não ser um pensamento constante, mas sim um que lhe ocorra de tempos a tempos, que depois descarta com a desculpa de ser tarde ou arriscado de mais. Segundo um estudo da Universidade de Bentley, nos EUA, 66% dos millennials trabalham por conta própria, começando um negócio pequeno em part-time antes de se despedirem do seu emprego.

 

Saiba mais emprego, negócio, carreira, mercado de trabalho, freelancing, empresa, empregabilidade
Relacionadas

Deixar para amanhã o que se pode fazer hoje: defeito ou virtude?

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje, dizem-nos. E o que fazem aqueles procrastinam? Precisamente o contrário. Má conotada por um lado, a verdade é que há vantagens comprovadas na procrastinação. Ou, digamos antes assim, no ato de se adiar tarefas. Passemos, sem demora, a entender.

Entrevista Bill Gates. “Sim, eu trabalho no mundo das vacinas. Mas alegar que eu controlo o corpo das pessoas é bizarro”

Como está Bill Gates a aguentar-se um ano depois de se ter separado de Melinda, a mulher que partilhou a sua vida e a sua paixão pela filantropia? Gates conta como é ter voltado a estar ‘solteiro’ – e como se tem mantido ocupado, a esquivar-se aos anti-vacinas e usando a sua fortuna para combater a próxima pandemia. Primeira parte de uma grande entrevista com o multimilionário.

Quanto recebem realmente os príncipes e princesas na Europa

Quando se fala de dinheiro, e de realeza, é inevitável nos questionarmos sobre as suas vidas de luxo. Do príncipe herdeiro de Inglaterra à princesa herdeira do trono sueco, estes são os salários dos herdeiros às dinastias mais importantes no continente europeu.

5 novos livros para curiosos e empreendedores

Bem-estar psicológico, criatividade, empatia. Felizmente estes são conceitos que já entram num léxico de um bom empreendedor, atento tanto às dinâmicas mundiais como aos sentimentos. Elegemos os livros que podem ajudar a aperfeiçoar uma visão mais clara dos negócios, partindo dessa perspetiva.

Mais Lidas