Eis o número de passos que devia dar por dia
Este hábito diário pode reduzir a ansiedade, ajudar a controlar o peso e diminuir a pressão arterial.

Com a chegada da primavera, o sol prolonga-se por mais tempo e o mau tempo já não serve como desculpa para ficar em casa ao fim da tarde. E se essas não eram razões suficientes para começar a fazer umas caminhadas, eis que a Public Health Agency, a autoridade de saúde na Irlanda do Norte, encontrou outras: aumentar o número de passos que dá por dia tem um impacto na saúde mental e física.
"Uma caminhada em passo rápido pode reduzir a ansiedade, ajuda a controlar o peso, diminui a pressão arterial e pode ajudar a dormir melhor", esclarece Hannah McCourt, membro da PHA, nas áreas de saúde e bem-estar, citada pela BBC. Por isso mesmo, recomenda a intensificar, gradualmente, a quantidade de passos que dá, "de modo a sentir os seus benefícios".
De acordo com um estudo publicado recentemente no JAMA Network Open, o ideal seria caminhar oito mil passos (cerca de 6,4 quilómetros) por dia, uma ou duas vezes por semana. Concretizá-lo contribuiria para uma redução significativa do risco de doenças cardiovasculares e uma morte precoce.
Quem não tiver tempo - ou vontade - para aproveitar as últimas horas da tarde para se exercitar, pode sempre aumentar o número de passos ao longo do dia. Como? Estacione o carro mais longe do seu local de trabalho, opte pelo caminho mais distante para ir ao supermercado ou saia na paragem de autocarro ou metro anterior. São estas pequenas mudanças que fazem a diferença.
Está em forma? Cinco exercícios para testar a sua condição física
A maioria das pessoas treina para ficar com bom aspeto, mas também é preciso sentir os efeitos do ginásio na saúde.
Quantas vezes por semana devemos fazer exercício?
É uma questão controversa, sobretudo na comunidade desportiva, mas esta é a informação mais importante a ter em conta.
Falta de equilíbrio a partir dos 50 anos pode aumentar risco de mortalidade, diz estudo
Cerca de um em cinco dos 1702 participantes não conseguiram manter-se estáveis em apenas um pé durante o tempo mínimo de dez segundos.
5 conselhos para gerir melhor o seu tempo
Bernard Marr, especialista em tecnologia, empresas e tendências, explica como tirar melhor partido de um dia de trabalho. Uma pista: tem tudo a ver com listas.
Quem faz exercício moderado ou intenso tem um melhor desempenho cognitivo
Um estudo publicado na revista Scientific Reports vem estabelecer uma relação entre atividade física e o cérebro.
Youtube vai rever as regras de publicação de conteúdos sobre distúrbios alimentares
Com o apoio de especialistas na área, a plataforma de conteúdos visuais vai alterar as suas linhas orientadoras nas próximas semanas.
A rotina intensiva de Mark Wahlberg que o faz acordar às 3h30 da manhã
Enquanto a maior parte das pessoas, possivelmente, ainda está a dormir profundamente, o ator já chegou ao ginásio.
O segredo das caminhadas está, afinal, no ritmo
Andar faz bem à saúde. Quanto a isto, não há dúvidas. E é também por isso que as caminhadas são, frequentemente, alvo de estudos. Desta vez, o "British Journal of Sports Medicine" concluiu que na rapidez é que está o ganho.
A que velocidade devemos andar para recolher mais benefícios?
Um estudo britânico concluiu que fazer caminhadas em passo apressado promove a saúde cardiovascular, com uma redução de 35% a 43% do risco de qualquer tipo de arritmia cardíaca. Descubra a que velocidade deve andar para recolher os benefícios.
O que tem em comum Bill Gates, Jeff Bezos e Steve Jobs? Além de avultadas fortunas, partilham hábitos financeiros semelhantes.
Os cientistas descobriram o número mágico por uma boa causa: previnir o cancro de próstata.
Perder peso a caminhar é uma missão possível e bastante recomendável. Mostramos como atingir o objetivo.
De bebidas para desportistas a direitos de transmissão, os diversos investimentos do jogador do FC Barcelona parecem não ter fim.