Prazeres / Sabores

Yoshinobu Kimura, um dos sommelier mais prestigiados do mundo, vem a Portugal

Para um jantar exclusivo que acontece no restaurante Casario, no Porto, a 27 de junho.

Foto: Casario
23 de junho de 2023 | Ana Filipa Damião

É em plena Praça da Ribeira, no coração do Porto, que o restaurante Casario (inserido no boutique hotel Gran Cruz House) recebe o sommelier de renome Yoshinobu Kimura, a 27 de junho, para um jantar especial, com vista para o rio Douro, com o objetivo de celebrar a longa relação entre Portugal e Japão. O especialista em vinho fez nome ao trabalhar primeiro no Megu, em Nova Iorque, e posteriormente no Narisawa, vencedor de duas estrelas Michelin no Japão, onde foi aprimorando os seus conhecimentos ao longo de dez anos. 

Yoshinobu Kimura, sommelier e fundador do restaurante Sushi M, no Japão.
Yoshinobu Kimura, sommelier e fundador do restaurante Sushi M, no Japão. Foto: D.R

Da colaboração de Yoshinobu Kimura com os chefs Miguel Castro e Silva e José Guedes surge assim um menu de seis momentos, com foco nos pratos de peixe, numa tentativa de hamonizar as raízes gastronómicas portuguesas e a cultura japonesa. A refeição tem assim início com robalo marinado com ervas frescas, seguido de sardinha de São João, tipicamente portuense, e caldo de peixe fumado com cogumelos shiitake e cebolo. Depois, numa mistura de sabores e texturas, indagamos sobre o que nos acabam de servir à mesa: lollipop de lula e camarão, uma invenção de Miguel Castro e Silva que entrou na ementa há alguns anos.

Restaurante Casario, no Porto.
Restaurante Casario, no Porto. Foto: Casario
Lollipop de lula e camarão.
Lollipop de lula e camarão. Foto: Luis Ferraz

Porco bísaro acompanhado de migas de couve lombarda regado com molho à portuguesa, o único prato de carne, quase que dá por terminado o jantar, se fôssemos esquecer a sobremesa, obrigatória: mil folhas de amêndoa com creme de queijo da Serra e sorvete de fruto vermelhos. A harmonização fica sem surpresa a cargo de Yoshinobu Kimura, cuja escolha irá recair sobre os vinhos do Porto e do Douro da Dalva e da Quinta de Ventozelo, que também irá apresentar uma harmonização com sake, famosa bebida alcóolica japonesa obtida através da fermentação do arroz.

Mil folhas de amêndoa com creme de queijo Serra e sorvete de fruto vermelhos.
Mil folhas de amêndoa com creme de queijo Serra e sorvete de fruto vermelhos. Foto: Luís Ferraz

Especializado em restauração nos Estados Unidos, o sommelier optou por abrir um restaurante próprio na capital nipónica em 2019, o Sushi M, cuja cozinha é liderada pelo sushi chef Michimasa Nakamura.

Chefs Miguel Castro e Silva e José Guedes.
Chefs Miguel Castro e Silva e José Guedes. Foto: Casario

Onde? Casario, do Gran Cruz House, no Porto. Quando? 27 de junho, às 20h. Preço: €60 por pessoa. Reservas: info@grancruzhouse.com

Saiba mais Yoshinobu Kimura, Casario, Gran Cruz House, Porto, Cais da Ribeira, Praça da Ribeira, Sommelier, Jantar, Harmonização Vínica, Chef Miguel Castro e Silva, Chef José Guedes, Sake
Relacionadas

Volta ao Japão sem sair de Cascais

O Kappo é o mais recente espaço do chef Tiago Penão, que confluiu toda a sua sabedoria nipónica num menu de degustação que nos faz viajar até à outra parte do globo sem sair do assento.

As melhores férias do mundo só para os adultos

Com as crianças em casa e a sensação de claustrofobia a instalar-se, Sophie Butler dá a conhecer as melhores escapadelas do mundo para os mais crescidos. E quando for possível viajar de novo, claro.

Akla e Eddy Melo. Um açoriano em Lisboa

Aos 67 anos, o chef evoca as memórias gastronómicas das suas raízes, Terceira e São Miguel, nos Açores, para criar um alinhamento especial no restaurante do hotel InterContinental Lisbon. Os ingredientes, esses, viajam de lá para cá.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.