Prazeres / Sabores

Salada de verão para refrescar os dias quentes

Os longos dias quentes pedem frescura e leveza, e nada é mais fácil e rápido do que a confeção de uma salada. Descubra como fazer esta versão com cavala de Teresa Cameira, que acaba de lançar o 'Livro do Peixe', inteiramente de receitas com peixe português.

Foto: D.R
15 de julho de 2022 | Ana Francisca Oliveira
Salada de cavala para 4 pessoas

Ingredientes:

- 8 filetes de cavala

- 150 gramas massa pevide ou couscous

- Meia cebola roxa

- 100 gramas tomate cereja

- 1 limão

- 250 gramas legumes verdes em pedaços, dependendo da época do ano (brócolos, courgette, couve-galega)

- 25 gramas salsa picada (cerca de uma mão-cheia)

- q.b. azeite

- q.b. sal

- q.b. pimenta preta
O Livro do Peixe da autora Teresa Cameira contém receitas apenas com peixe português
O Livro do Peixe da autora Teresa Cameira contém receitas apenas com peixe português Foto: D.R

Modo de preparação:

1. Coza a massa de acordo com as instruções do fabricante. Depois de cozida, escorra bem, tempere com sal e pimenta preta, acrescente a raspa e sumo do limão, uma parte da salsa picada e envolva com cuidado. Reserve.

2. Corte os legumes que vai usar em pedaços; aqueça uma frigideira bem larga e, quando quente, coloque os legumes para os marcar. Quando marcados de ambos os lados, acrescente um fio de azeite e mexa bem. Reserve.

3. Na mesma frigideira, coloque o tomate inteiro e deixe que ganhe cor sem mexer muito; junte um fio de azeite, envolva bem e retire do lume.

4. Tempere os filetes de cavala com sal. Grelhe-os num fio de azeite cerca de dois a três minutos de cada lado (dependerá sempre do tamanho e altura dos filetes). Deixe arrefecer ligeiramente e lasque com cuidado sem desfazer em demasia o peixe.

5. Num prato largo e fundo, envolva com cuidado a massa, os legumes, o tomate, o peixe lascado e metade da salsa. Termine com a restante salsa e quartos de limão.
Saiba mais Prazeres, Inspiração, Sabores, Cozinha, Peixe, Receitas
Relacionadas

Será este o cocktail mais refrescante do verão?

O bartender Fernão Gonçalves mostra como criar, em casa, uma bebida refrescante para os dias mais quentes. Este cocktail com a soda Why Not Soda é vegan, tem baixa percentagem de álcool e é uma homenagem a Portugal, com um toque cítrico e rico. Aprenda a fazer.

Pizzas, massas e Mambo Italiano

O La Trattoria é um incontornável dos restaurantes italianos clássicos em Lisboa. Mas agora, além de ter renovado a carta, recebe sessões com DJ's que passam música italiana todas as sextas-feiras.

Contra, o restaurante que popularizou de novo as Docas

Há um movimento pronto a devolver às Docas de Santo Amaro, em Lisboa, o hotspot da noite lisboeta, outrora. Na vanguarda desta visão está o Contra, restaurante descomplicado, onde a carta eclética faz o género de todos e os cocktails se bebem como água. No final, é a música que dita quando a noite acaba.

Mais Lidas