Prazeres / Sabores

Gin sem álcool e cocktails de alfazema: os mocktails são tão bons como a versão "regada"?

Quatro novos cocktails do bar do Crowne Plaza Porto provam-nos que vale a pena rendermo-nos às versões sem álcool daquela que é uma das bebidas preferidas do verão.

Foto: DR
18 de agosto de 2023 | Rita Silva Avelar

O desafio estava, literalmente, em cima da mesa. Entre risinhos nervosos, comentários algo jocosos e um certo ar de superioridade, perscrutámos o menu de mocktails do bar Crowne Plaza Porto. Quando Nuno, o bartender, nos explicou que estes são 40% dos pedidos da carta de bar, foi o fim – ou o início, depende da perspectiva. Maracujá fresquíssimo, alfazema da horta do hotel, morangos sumarentos – sim, tudo isto, mas sem álcool. Para beber com parcimónia nos meses mais quentes do ano, para um date na esplanada, para dias de inverno bem frios a pedir conforto, eles servem todas estas ocasiões e ainda não sabíamos.

Morangin, uma combinação de gin sem álcool com morangos, àgua tónica de morango e um rodela de lima.
Morangin, uma combinação de gin sem álcool com morangos, àgua tónica de morango e um rodela de lima. Foto: DR

Primeiro chega-nos à mesa o Morangin, uma combinação de gin sem álcool – diz-nos Nuno que o processo é o mesmo, mas retira-se todo o álcool numa fase final – morangos, àgua tónica de morango e uma rodela de lima. Não nos dissessem, acharíamos perfeitamente que esta versão teria, efetivamente, o dito combustível extra. Seguiu-se uma versão altamente instagramável do Passiontini, com xarope de baunilha, sumo de lima, sumo e espuma de maracujá, o vencedor dos quatro (para nós e, aparentemente, para o cliente), em copo alto de Martini. Delicioso e intenso – por esta altura já sentimos efeito placebo…

Passiontini, com xarope de baunilha, sumo de lima, sumo e espuma de maracujá
Passiontini, com xarope de baunilha, sumo de lima, sumo e espuma de maracujá Foto: DR

Junta-se à lista outra versão sem gin que também é um dos preferidos, diríamos o mais cítrico, com xarope de tomilho, sumo de lima ginger beer e gin sem álcool: o Gin Thyme. Mais uma vez, Nuno lembra-nos que o tomilho vem da horta no topo deste hotel, uma inovadora solução para adotar políticas mais sustentáveis.

Com xarope de tomilho, sumo de lima ginger beer e gin sem álcool: o Gin Thyme.
Com xarope de tomilho, sumo de lima ginger beer e gin sem álcool: o Gin Thyme. Foto: DR

Este mocktail abriu caminho para aquele que foi de todos, e para nós, o mais improvável, o Chill In, com xarope de lavanda, sumo de limão, clara de ovo e soda. "O cocktail é centrado na alfazema, que existe em abundância nos jardins em torno do hotel."

Chill In, com xarope de lavanda, sumo de limão, clara de ovo e soda.
Chill In, com xarope de lavanda, sumo de limão, clara de ovo e soda. Foto: DR

O Crowne Plaza Porto é um business hotel de charme na Boavista, com quartos de decoração clássica vindos dos anos 80 mas com sofisticação. Ao todo, o hotel disponibiliza 232 quartos e 42 suítes. Tem ainda um ginásio e um Wellness Lounge, além do Club Lounge, que tem uma oferta personalizada.

Onde? Av. da Boavista 1466, Porto Reservas 22 607 2500

Saiba mais Crowne Plaza Porto, Nuno, Chill, Morangin, Passiontini, Porto, Gin Thyme, Mocktails, Boavista, Bartender, Experiência
Relacionadas
Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.