Prazeres / Mini Roteiro

Do Bolhão ao Extremo-Oriente: uma escapadela pelo centro do Porto

A aventura começa numa antiga Saboaria, onde descansamos o corpo e a mente num ambiente de sofisticação. O palato, esse, é tratado mais tarde e ao longo do dia. Sempre sem esquecer a forma física: andar a pé é essencial.

Foto: Alexandre Delmar
18 de agosto de 2023

Um jacuzzi no meio do quarto não é um detalhe, é um statement. Posto a dois passos da cama, é um cartão de visita nada discreto. E, no entanto, o Saboaria, boutique-hotel onde nos encontramos, prima pela discrição que aplica no seu luxo, concentrando-o nos detalhes. O bom-gosto, quando é bom-gosto de verdade, não sobressai em qualquer elemento, antes se dilui discretamente em cada detalhe de que se compõe. 

Jacuzzi no quarto, um detalhe de charme.
Jacuzzi no quarto, um detalhe de charme. Foto: Alexandre Delmar

O jacuzzi no meio do quarto, daquele quarto, é um extra, uma extravagância, um devaneio - e poder desfrutar dele é um privilégio exuberante e absolutamente inesperado. Porquê? Porque tudo o resto no Saboaria se compõe precisamente de discrição e elegância. A começar pela fachada do hotel, uma fronte recuperada tão de acordo com o perfil dos prédios da zona que facilmente passa despercebida.

O hotel era uma antiga Saboaria.
O hotel era uma antiga Saboaria. Foto: Alexandre Delmar

É que este boutique-hotel não ganhou o seu peculiar nome ao acaso ou por capricho: era neste mesmo edifício que funcionava a tradicional Saboaria do Bolhão. Esse carácter subtil, de um certo modo quase escondido, não deixa adivinhar o maravilhoso mundo que há por descobrir para lá daquela receção, onde não se confunde simplicidade com modéstia e que, por isso, se apresenta simples e sem exibicionismos de novo-rico. Funcional, agradável, confortável e decorada com atenção - mais uma vez - ao detalhe, é um ponto de partida que aguça a curiosidade sem deixar adivinhar tudo o que existe depois daqueles corredores.

A Privilege Suite, uma das duas existentes.
A Privilege Suite, uma das duas existentes. Foto: Alexandre Delmar

E o que existe depois daqueles corredores são 28 alojamentos divididos por três pisos e pelos dois edifícios adjacentes, que encontramos no logradouro, nas traseiras. Os alojamentos vão dos quartos standard com vista para o jardim ou para a cidade, até às Luxury Suites, passando ainda pelas suítes em duplex, ideais para uma escapadinha em família. O único apartamento com jacuzzi ao pé da cama é, no entanto, este onde estamos, a Signature Suite, que inclui ainda um amplo salão e um muito generoso terraço com vista para o jardim.

O exterior tem um pátio com piscina.
O exterior tem um pátio com piscina. Foto: Alexandre Delmar

O logradouro, além de ser um espaço que convida à contemplação e ao sossego, dá acesso a um jacuzzi exterior e a uma pequena piscina de água aquecida, perfeita para um fim de tarde repousado, eventualmente acompanhado por uma bebida refrescante. É ainda neste espaço que encontramos o SPA, com tratamentos e massagens personalizados, além do banho turco.

Com morada no centro da cidade do Porto, pertíssimo da Avenida dos Aliados, da Rua de Santa Catarina e do renovado Mercado do Bolhão - ao qual se aconselha vivamente uma visita a quem ainda não o fez: depois da remodelação, este edifício ex-líbris da cidade ganhou a vida que há muito merecia, com uma oferta de produtos locais, regionais e sazonais de fazer crescer água na boca -, o Saboaria está no sítio perfeito para quem queira fazer turismo de cidade com o maior conforto e sem ter de pensar em transportes. É mais um dos grandes trunfos do hotel, estar a uma walking distance perfeitamente confortável de muitos dos principais pontos de atração do centro do Porto, dos Clérigos aos Poveiros, ou da República à Ribeira, para quem gostar e não tiver medo de caminhadas.

O renovado Mercado do Bolhão.
O renovado Mercado do Bolhão. Foto: Getty Images

UM ALMOÇO À BEIRA-RIO

O espaço de restauração no interior do Saboaria ainda não está a funcionar em pleno. Por enquanto, só os pequenos-almoços podem ser desfrutados no restaurante. Todavia, tendo em conta a privilegiada localização do hotel, aquilo que podia ser um inconveniente transforma-se de imediato numa oportunidade, principalmente para quem não conhece ou conhece mal o Porto. É que a Baixa da cidade fervilha de novidades, muitas delas de elevada qualidade.

É na Ribeira que encontramos o Casario, de Miguel Castro e Silva.
É na Ribeira que encontramos o Casario, de Miguel Castro e Silva. Foto: Luís Ferraz

Não perdemos tempo e fizemo-nos à estrada - ou, melhor dizendo, ao caminho, pois não foi usada nesta experiência qualquer espécie de veículo, tudo foi feito a pé. Destino, Ribeira: foi bem no seu coração, numa esplanada de um dos seus patamares - o endereço atesta-o: fica na Rua de Cima do Muro, 61 -, que encontrámos o Casario, restaurante da Gran Cruz House que foi buscar o nome precisamente ao ambiente em que se insere: o casario da Ribeira portuense.

O interior é clássico e confortável, mas no verão é a esplanada que pede para ser ocupada.
O interior é clássico e confortável, mas no verão é a esplanada que pede para ser ocupada. Foto: Luís Ferraz
Chefs José Guedes e Miguel Castro e Silva.
Chefs José Guedes e Miguel Castro e Silva. Foto: Luis Ferraz

O menu com as assinaturas dos chefs Miguel Castro Silva e José Guedes prometia surpresas que misturassem sabores da terra e do mar, de inspiração regional e recorrendo a produtos sazonais. Optámos por costumizar o pedido, fugindo aos menus de degustação, mas eles existem e podem ser apreciados em cinco momentos (€48 por pessoa) com a possibilidade de os harmonizar com a escolha de vinhos (€22 por pessoa).

View this post on Instagram

A post shared by Casario (@casario.porto)

Depois do couvert, onde brilhou a manteiga dos Açores, provámos a enguia fumada com mostarda e mel. Seguiram-se as iguarias quentes, começando pelo inesperado, crocante e divertido lollipop de lula e passando por aquele que foi a grande estrela da tarde: rodovalho com arroz de lingueirão, uma pequena maravilha capaz de nos fazer sentir gratos pela fortuna de habitar este peculiar país, com todo o seu peixe, marisco e principalmente a sua maneira absolutamente única de cozinhar um arroz do mar. No fim dos principais, veio o porco bísaro com migas de couve-lombardo, mas já então o nosso coração ficara refém do rodovalho e do lingueirão. Para finalizar, um leite creme com pinhões.

Um dos mais deliciosos pratos do Casario, lollipop de lula.
Um dos mais deliciosos pratos do Casario, lollipop de lula. Foto: Luís Ferraz

A carta do Casario tem a rara particularidade de conseguir evitar o excesso de oferta, o que se agradece, sem, com isso, comprometer a diversidade. Ou seja, teremos de voltar para provar o resto. Nos vinhos, a oferta vem toda da Quinta de Ventozelo - pode parecer muito direcionada, mas, acreditem, a variedade é grande e de grande qualidade.

Os vinhos são praticamente todos da Quinta de Ventozelo.
Os vinhos são praticamente todos da Quinta de Ventozelo. Foto: Luís Ferraz

UM JANTAR DESCONTRAÍDO

A noite do Porto, como seria expectável, tem muita oferta e parte dessa oferta concentra-se na zona dos Clérigos. Por isso, é apenas natural que a escolha de um sítio para jantar recaia sobre um dos seus inúmeros restaurantes, até porque a distância do Saboaria até lá não excede os 10 minutos a pé, e caminhando sem pressas.

Asia Connection, que fica edifício do Sindicato dos Bancários do Norte.
Asia Connection, que fica edifício do Sindicato dos Bancários do Norte. Foto: DR

Depois da experiência de inspiração tradicional do almoço, decidimos que, ao jantar, havia que explorar as novas tendências. A escolha foi fácil: Asia Connection, uma reconfiguração da cozinha asiática num sortido que elenca especialidades que vão do Vietname à Coreia, passando pela China ou pela Malásia.

As vieiras são um dos pratos de entrada, perfeitas para abrir o apetite.
As vieiras são um dos pratos de entrada, perfeitas para abrir o apetite. Foto: DR

Tudo isto concentrado num espaço onde a descontração, o conforto e bom-gosto convivem saudavelmente. Acresce que é um sítio onde é muito fácil sentirmo-nos bem-vindos. O staff, sempre atento e disponível, consegue conjugar o constante cuidado com o cliente sem ser invasivo. A música é tranquila e adequada. A luz é a ideal para o espaço. A decoração reflete urbanidade e contemporaneidade, garantindo que, apesar de estarmos num lugar requintado, o formalismo pode perfeitamente ficar à porta.

Jiao Zi (vapor) de shiitake com caldo trufado.
Jiao Zi (vapor) de shiitake com caldo trufado. Foto: DR

Das várias especialidades na mesa, houve uma que se destacou e que, se ainda não está trending, preparem-se: há de estar, e muito em breve. Chama-se Jiao Zi (vapor) de shiitake com caldo trufado é uma combinação de texturas, sabores e molho virtualmente imbatível. O ceviche de vieira e lichias, bem como as costelinhas de porco preto ou o katsu sando de foie gras também merecem sublinhado. Para o regresso a casa, que é como quem diz ao Saboaria, após um jantar demorado e rico, sugere-se um passeio tranquilo pela zona. Quem sabe não descobrimos mais alguns lugares que merecem ficar na memória de uma visita ao Porto.

Os detalhes no interior do Asia Connection.
Os detalhes no interior do Asia Connection. Foto: DR
Cocktail Wabi Sabi, com sake, cordial de gengibre, puré de yuzu, limão e ar cítrico.
Cocktail Wabi Sabi, com sake, cordial de gengibre, puré de yuzu, limão e ar cítrico. Foto: DR

Casario

Onde? 
R. de Cima do Muro 61, Porto Quando? Todos os dias das 17h às 22h30, excepto sábados - das 12h30 às 22h30 - e domingos, das 12h30 às 17h30; encerra à segunda-feira. Reservas 22 766 2270

Asia Connection

Onde?
Rua da Fábrica 81, Porto Quando? Das 18h às 2h, excepto sábado e domingo, que estende até às 4h. Reservas 22 208 6580

Saiba mais Roteiro, Porto, Mercado do Bolhão, Extremo-Oriente, Clérigos aos Poveiros, Porto, Saboaria, Ribeira, Casario, economia, negócios e finanças
Relacionadas
Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.