Ericeira recebe festival dedicado ao ouriço - uma iguaria do mar
Na 8ª Edição do Festival Internacional do Ouriço do Mar, que decorrerá entre os dias 15 e 24 de março, o mercado municipal da Ericeira será mais uma vez o palco de provas gastronómicas, showcookings e uma oficina de ciência.

Criado pelo consultor Nuno Nobre em parceria com a Câmara Municipal de Mafra em 2015, oFestival Internacional do Ouriço do Mar regressa à Ericeirapara mostrar os melhores pratos feitos com esta especialidade do mar. Durante os dias15 a 24 de março, o Mercado Municipal da Ericeira transformar-se-á num "seafood court", onde os participantes poderão provar e adquirir ouriços do mar, além de apreciar interpretações únicas deste "caviar do Atlântico" - como assim é conhecido - preparadas por chefs reconhecidos.
Noprimeiro fim de semana do evento, no dia 16 de março, uma oficina de ciência dará a oportunidade aos participantes de conhecerem melhor este habitante marinho peculiar.Nos dois sábados (16 e 23) e domingos (17 e 24), das 12h às 19h, o "seafood court" estará aberto para degustações de ouriços e outros tesouros do mar, pop-ups gastronómicos e show cooking, apresentandochefs conhecidos como Luís Brito, do A Ver Tavira (umaEstrela Michelin), no dia 17; Paulo Alves, do Praia no Parque, no dia 23; eHabner Gomes do Mattë, no dia 24, entre outros.
Além disso,os ouriços serão apresentados em peças exclusivas da Vista Alegre, num ano em queesta marca celebra o seu bicentenário, e serão acompanhados por vinhos e cervejas artesanais da região, graças à presença de produtores locais. O fundador e curador do festival, Nuno Nobre, destaca o objetivo do evento de promover a ecologia e a versatilidade deste produto nobre, sublinhando a importância da sustentabilidade em toda a cadeia de valor alimentar. Embora o Mercado Municipal da Ericeira seja o epicentro do festival, este também seestende a 27 restaurantes locaisque aderiram à iniciativa, oferecendo propostas gastronómicas que destacam a excelência do produto.
Nodia 20 de março, haverá um jantar a quatro mãos, homenageando o ciclo de vida do ouriço, com harmonização vínica da Quinta da Boa Esperança. O festival culminará num masterclassdedicada ao ouriço do mar naLe Cordon Bleu Madrid, nodia 25 de abril, protagonizada pela cientista e investigadoraSílvia Lourenço do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Erwan Poudoulec, chef e diretor culinário da Le Cordon Bleu Madride Nuno Nobre, curador do projeto. É também de destacar o facto de este ano o Festival Internacional do Ouriço do Mar ganhar um sabor especial, coincidindo com a distinção de Ericeira como Best Tourism Village 2023 pela United Nations World Tourism Organization, reconhecendo a sustentabilidade, preservação da biodiversidade marinha e valorização das tradições marítimas na Ericeira.
Receita. Açorda da Camarão com coentros frescos do chef Vítor Sobral
Consta ter sido em Roma a primeira vez que este crustáceo terá sido cozinhado. Em África um pequeno país junto ao Golfo da Guiné adotou o nome devido à presença de grandes quantidades de camarões. Mas agora queremos mesmo aprender a fazer o prato.
Unagui Festival decorre no JNcQUOI com destaque para a enguia japonesa
Sob a orientação do chef Mário Esteves, de 6 a 10 de março, o restaurante pertencente ao grupo Amorim Luxury, está dedicado ao Unagi Festival, oferecendo aos seus clientes uma oportunidade de degustar uma variedade de pratos preparados de acordo com a tradição japonesa.
Penha Longa Resort celebra a Páscoa com tema inspirado em 'Alice no País das Maravilhas'
Na Serra de Sintra, o hotel convida os seus visitantes a experienciarem uma celebração repleta de sabores e fantasia. Desde um folar original até um pacote especial de Páscoa com atividades para toda a família, eis o que podemos esperar na doçaria aliada à hotelaria.
Estrelas Michelin: os perdedores da noite
A primeira gala Michelin dedicada, em exclusivo, a Portugal deu a conhecer os restaurantes que ganharam estrelas, os que mantêm, mas também os que perderam. Saiba quais são e quais os motivos das derrotas.
7 novos vinhos de duas velhas quintas no Douro. Estes tem mesmo de provar
Carvalhas e Boavista são duas das mais históricas e extraordinárias quintas no Douro, e trazem muitas histórias novas para contar… ou melhor, provar.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.