Prazeres / Sabores

Ericeira recebe festival dedicado ao ouriço - uma iguaria do mar

Na 8ª Edição do Festival Internacional do Ouriço do Mar, que decorrerá entre os dias 15 e 24 de março, o mercado municipal da Ericeira será mais uma vez o palco de provas gastronómicas, showcookings e uma oficina de ciência.

Foto: DR
06 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
Criado pelo consultor Nuno Nobre em parceria com a Câmara Municipal de Mafra em 2015, o Festival Internacional do Ouriço do Mar regressa à Ericeira para mostrar os melhores pratos feitos com esta especialidade do mar. Durante os dias 15 a 24 de março, o Mercado Municipal da Ericeira transformar-se-á num "seafood court", onde os participantes poderão provar e adquirir ouriços do mar, além de apreciar interpretações únicas deste "caviar do Atlântico" - como assim é conhecido - preparadas por chefs reconhecidos.

No primeiro fim de semana do evento, no dia 16 de março, uma oficina de ciência dará a oportunidade aos participantes de conhecerem melhor este habitante marinho peculiar. Nos dois sábados (16 e 23) e domingos (17 e 24), das 12h às 19h, o "seafood court" estará aberto para degustações de ouriços e outros tesouros do mar, pop-ups gastronómicos e show cooking, apresentando chefs conhecidos como Luís Brito, do A Ver Tavira (uma Estrela Michelin), no dia 17; Paulo Alves, do Praia no Parque, no dia 23; e Habner Gomes do Mattë, no dia 24, entre outros.

Além disso, os ouriços serão apresentados em peças exclusivas da Vista Alegre, num ano em que esta marca celebra o seu bicentenário, e serão acompanhados por vinhos e cervejas artesanais da região, graças à presença de produtores locais. O fundador e curador do festival, Nuno Nobre, destaca o objetivo do evento de promover a ecologia e a versatilidade deste produto nobre, sublinhando a importância da sustentabilidade em toda a cadeia de valor alimentar. Embora o Mercado Municipal da Ericeira seja o epicentro do festival, este também se estende a 27 restaurantes locais que aderiram à iniciativa, oferecendo propostas gastronómicas que destacam a excelência do produto.

No dia 20 de março, haverá um jantar a quatro mãos, homenageando o ciclo de vida do ouriço, com harmonização vínica da Quinta da Boa Esperança. O festival culminará num masterclass dedicada ao ouriço do mar na Le Cordon Bleu Madrid, no dia 25 de abril, protagonizada pela cientista e investigadora Sílvia Lourenço do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente,  Erwan Poudoulec, chef e diretor culinário da Le Cordon Bleu Madrid e Nuno Nobre, curador do projeto. É também de destacar o facto de este ano o Festival Internacional do Ouriço do Mar ganhar um sabor especial, coincidindo com a distinção de Ericeira como Best Tourism Village 2023 pela United Nations World Tourism Organization, reconhecendo a sustentabilidade, preservação da biodiversidade marinha e valorização das tradições marítimas na Ericeira.
Saiba mais Gastronomia, Ouriço, Mar, Festival, Festival Internacional do Ouriço do Mar, Ericeira
Relacionadas

Estrelas Michelin: os perdedores da noite

A primeira gala Michelin dedicada, em exclusivo, a Portugal deu a conhecer os restaurantes que ganharam estrelas, os que mantêm, mas também os que perderam. Saiba quais são e quais os motivos das derrotas.

Mais Lidas
Sabores Sult: fome dinamarquesa do Botafogo para Cascais

A filosofia deste restaurante italiano é simples: usar produtos locais aplicando técnicas de confeção italianas, sem ultrapassar a marca dos cinco ingredientes. Os arancini de alheira de Mirandela com creme de queijo de Azeitão, uma das entradas, são um bom exemplo do que vai encontrar aqui.