Mais uma gala Lisbon Insiders com o melhor da gastronomia da capital
Já falta pouco para a quarta gala Lisbon Insiders. Mais uma edição, mais uma cerimónia – com muitos prémios e muita comida –, onde Lisboa celebrará a gastronomia e hotelaria da cidade. Com 60 nomeados e 12 prémios para entregar, o evento decorre dia 31 de março, no Lx Factory.

Numa celebração da melhor gastronomia de Lisboa e arredores, o guia Lisbon Insiders volta a organizar mais uma gala de entrega de prémios. Nesta edição de 2025 serão homenageados 60 nomeados em 12 categorias. À medida que os vencedores forem sendo anunciados, os convidados terão acesso a um buffet preparado por seis dos vencedores das edições anteriores, ao mesmo tempo que conversam com os chefs e outros profissionais do setor. Os grandes vencedores da noite receberão um avental personalizado da Yako&Co, uma cheese box da queijaria Monte da Vinha e, mais importante que tudo, o reconhecimento dos seus pares.

O menu inclui diversos pratos como o Brioche de Língua e o Tártaro de Beterraba do Copo Largo, o Folhado de Porco Preto Vindaloo do Gunpowder, o Robalo Confit com Puré de Cenoura Queimada do Palácio do Grilo, o Palmier Misto com Mostarda Integral do ISCO, o Croissant de Pistácio do Do Beco, as Farófias com Leite-Creme do Pica-Pau e os Ice Mochi da Zenchef. As bebidas escolhidas para acompanhar foram a cerveja Estrella Damm, vinhos da Herdade do Perú, cocktails Campari com Spritz Apperol e Negroni, um bar de tequila Aluzar, águas Healsi e uma seleção de bebidas não alcoólicas apresentadas pela Bebidas Urbanas. No final da noite, a cerimónia, apresentada por Joana Duarte, da Kitchenette, encerra com o set DJ de Anya from Javybz.

Cada vencedor é escolhido de acordo com os critérios estipulados por um painel de 40 especialistas das áreas da gastronomia e hotelaria, como chefs, sommeliers, escritores, produtores, entre outros. Depois, a votação é aberta igualmente ao público. No final, os vencedores são apurados através de um resultado que conta com 50% da opinião do júri e 50% da escolha do público.

O Lisbon Insiders é uma iniciativa que nasceu em 2021, quando Stéphanie Pons Picard começou a partilhar, através do Instagram, os seus restaurantes favoritos. O que começou como uma página nas redes sociais – com, atualmente, mais de 70 mil seguidores só no Instagram – transformou-se numa experiência multiplataforma, com o lançamento recente de uma série de Mapas Digitais, para facilitar o acesso e a procura de experiências gastronómicas em Portugal. O Lisbon Insiders Map, é agora composto pelo Algarve Insiders, Alentejo Insiders e Porto Insiders, disponível para download no Google Maps.
Para além do site, das páginas nas redes sociais e do um guia impresso, o Lisbon Insiders tem também, como referido, uma cerimónia anual de entrega de prémios, que, este ano, tem data marcada para o próximo dia 31 de março, na Sala L das Fábricas Lx Factory, às 19h. Os bilhetes custam 55 euros e à venda no site da 3cket.
Seis azeites portugueses que elevam a tradição e o sabor
Do Alentejo ao Douro, passando por Trás-os-Montes e Ribatejo, cada região imprime a sua identidade nos azeites que produz. Neste artigo, explorámos algumas das referências mais notáveis, de forma a conhecermos melhor os segredos por trás destes verdadeiros tesouros da gastronomia portuguesa.
Baga, a casta da Bairrada que foi salva pelos amigos
No próximo dia 3 de maio, abrem-se as portas das quintas e adegas dos Baga Friends para assinalar o Dia Internacional da casta mais emblemática da região. As comemorações incluem provas vínicas, gastronomia regional e, no fim, um arraial. Tudo em torno da Baga.
Quadraginta. Uma trilogia de vinhos em jeito de presente de despedida, por Domingos Soares Franco
Foi uma vida dedicada ao vinho, da qual se reforma com uma trilogia muito especial e um nome algo estranho Quadraginta – em latim, significa 40, representando as outras tantas vindimas em que participou. Domingos Soares Franco faz aqui uma despedida em grande, como sempre sonhou.
‘Residência’ de regresso à estrada com sete paragens nacionais
A iniciativa de João Rodrigues retorna para mais uma edição onde chefs nacionais e internacionais vão explorar sete regiões de Portugal. Juntam-se cozinheiros, produtores, artesãos e cultura local para mais uma temporada da Residência, com primeira paragem no Alentejo.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.