Quem são os chefs e restaurantes preferidos do ano de 2022?
A 14ª edição dos prémios Mesa Marcada destacou, como grandes prediletos, o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches (Algarve) e Vasco Coelho Santos (1º lugar na categoria Chefs).

Após seis anos de preferência de João Rodrigues e do seu Feitoria (o chef saiu, entretanto, do restaurante), Vasco Coelho Santos é o novo vencedor do primeiro lugar na categoria "Chefs". Esta foi uma das maiores novidades do Prémio Mesa Marcada, que aconteceu ontem, 30 de janeiro. O restaurante Ocean, no Vila Vita Parc, ganhou o primeiro lugar na categoria "Restaurantes".
É a primeira vez na história do evento que os dois principais prémios vão para restaurantes ou chefs fora de Lisboa - Ó Balcão de Rodrigo Castelo, em Santarém, em 7º e The Yeatman de Ricardo Costa em 6º -, e que uma mulher figura na lista dos 10 chefs preferidos: Marlene Vieira.
Os resultados dos "10 Preferidos do Mesa Marcada" (cuja lista completa inclui 380 restaurantes e 268 chefes) foram apurados a partir da votação de um júri constituído por jornalistas, bloggers, gastrónomos, chefes de cozinha e outras profissões ligadas ao meio gastronómico e da restauração.
Mais distinções:
Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano: Seiva, de David F. Jesus valeu ao Seiva, em Leça da Palmeira
Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano: André Cruz (Feitoria).
Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do Ano: Marlene, de Marlene Vieira
Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária 2022 (melhor restaurante com preço moderado): O Velho Eurico, de Zé Paulo Rocha
Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano: Comida Independente (Lisboa)
Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano: festival Chefs on Fire, da Lohad, de Gonçalo Castel Branco.

Espumante dos Açores: um vinho com muito Pico
Com o primeiro espumante certificado dos Açores e a redescoberta de um vinho extraordinário, a cooperativa Pico Wines começa 2023 em grande.
Chefs à Mesa (ou como provar iguarias de chefs sem sair de casa)
A ideia é que cada pessoa tenha acesso às iguarias de alguns dos mais conceituados chefs portugueses à distância de um clique, no caso de entrega em casa, ou de uma rápida viagem, no caso de take-away.
Vinhos para beber no mês mais curto do ano
Foi uma imposição do imperador romano César Augusto que um dos dias de fevereiro passasse para agosto porque antes o mês tinha 29 dias (30 nos anos bissextos). Enfim, é empo suficiente para provar três tintos do Douro, Dão e Alentejo, um champanhe clássico, um Porto de Favaios e um branco de Monção e Melgaço.
Jantares de norte a sul com o masterchef brasileiro Henrique Fogaça
Os cinco jantares acontecem no âmbito do lançamento de 'O Mundo do Sal', com receitas inéditas do chef e colaboração do jornalista Rogério Ruschel. O primeiro é já no próximo mês, em Aveiro, com Rui Rodrigues.
Memórias do Brasil. Ocean apresenta menu inspirado em sabores tropicais
Hans Neuner, à frente da cozinha do restaurante Michelin desde 2007, foi com a sua equipa até à antiga colónia portuguesa em busca de inspiração para as suas criações. O resultado? Feijoada de lavagante com barriga de porco e moqueca com raia e ovas de truta.
O reconhecido chef inglês tem reinterpretado alguns dos pratos portugueses mais tradicionais. Depois do desastre da reinterpretação do pequeno almoço, chega agora a versão da bifana.
Estudos indicam que, quando consumida com moderação — à medida do que acontece com o vinho —, a cerveja poderá ser tão benéfica para a saúde quanto é o néctar de Baco.
A 8ª edição do Concurso de Vinhos de Portugal escolheu os vencedores entre 1400 candidaturas. A região mais medalhada foi o Douro, seguindo-se as regiões do Dão e Alentejo.
O restaurante de street food SOI acrescentou à sua ementa um prato que acredita ser pornograficamente bom.