Prazeres / Sabores

Jantares de norte a sul com o masterchef brasileiro Henrique Fogaça

Os cinco jantares acontecem no âmbito do lançamento de 'O Mundo do Sal', com receitas inéditas do chef e colaboração do jornalista Rogério Ruschel. O primeiro é já no próximo mês, em Aveiro, com Rui Rodrigues.

Foto: Essential Idea Editora
13 de janeiro de 2023 | Ana Filipa Damião

Nos próximos meses, o famoso masterchef brasileiro Henrique Fogaça irá realizar cinco jantares a quatro mãos com chefs portugueses de renome, como Vítor Sobral e João Viegas, no âmbito do lançamento do seu livro O Mundo do Sal, em colaboração com o jornalista Rogério Ruschel com 45 receitas inéditas do chef. Mais do que tendência, trata-se de uma experiência gastronómica memorável, para se ir de mente aberta e à descoberta, que no caso visa celebrar as cozinhas portuguesa e brasileira num grande evento de fusão de sabores.

O primeiro jantar acontece no fim de fevereiro, dia 23, no Hotel Montebelo Ílhavo Vista Alegre, em Aveiro, com o chef residente Rui Rodrigues. Viajamos até ao Porto para o segundo, a 25 de fevereiro, que será no The Lodge Hotel e que terá como "mãos convidadas" João Vieira. A programação continua em Cascais, a 1 de março, na Lota da Esquina, restaurante de Vítor Sobral, e em Évora, a 3, no reconhecido Hotel Convento do Espinheiro com o chef residente Jorge Peças. A última experiência acontece no Algarve com o chef João Viegas no restaurante Atlântico, do Vila Vita Parc Resort.

Haverá ainda tempo para sessão de autógrafos com Henrique Fogaça antecedida pelos jantares, cada um com quatro momentos e harmonização nacional, a par de um cocktail com canapés.

O livro O mundo do Sal descreve o papel deste básico mas imprescindível ingrediente na cultura, economia, política, crenças, religiões, saúde e gastronomias nos quatros cantos do globo ao longo de cinco mil anos. "O sal é o produto mais democrático que existe, porque é um dos poucos alimentos que entra na casa de todos, todos os dias, em todos os países, independentemente da raça e da classe social", lê-se no comunicado de imprensa. 

Livro 'O Mundo do Sal', do chef Henrique Fogaça em colaboração com o jornalista Rogério Ruschel (Editora Essential Ideias).
Livro 'O Mundo do Sal', do chef Henrique Fogaça em colaboração com o jornalista Rogério Ruschel (Editora Essential Ideias). Foto: D.R

Existem ainda propostas especiais de alojamento para quem optar por passar a noite nos hotéis anfitriões, através do código SAL. Cada bilhete (adquirido aqui ou aqui) inclui a oferta da obra autografada pelo masterchef nas sessões de autógrafos. Henrique Fogaça ficou conhecido nacionalmente como jurado do Masterchef Brasil, a partir de 2014, tendo posteriormente vencido o programa solo 200 Graus, em 2016.

Saiba mais Henrique Fogaça, Masterchef Brasil, Cozinha de autor, Jantares a 4 mãos, Vitor Sobral, Rui Rodrigues, João Viegas, João Vieira, Jorge Peças, O Mundo do Sal
Relacionadas

Vinhos para esquecer as segundas-feiras

Há quem diga que janeiro equivale às segundas-feiras, mais difícil, custoso e demorado. Nada como desmontar a perceção com três tintos durienses todos da região do Cima Corgo, e mais dois que descem pelo Dão até ao Alentejo. Para concluir, um branco dos verdes com uma casta típica.

O Oitto é um português com pinta

Não é só o charme do chef Carlos Afonso que enche este novo Oitto, é a sua cozinha de conforto e bem feita num ambiente cuidado e muito descontraído. Este é o restaurante orgulhosamente made in Portugal no coração do Chiado onde vale a pena ficar.

Mais Lidas