É tempo de celebrar o tomate-rei
O verão é tempo de muitas coisas boas. Uma delas, o tomate coração de boi, do qual sentimos tanta falta ao longo do ano que até tem direito a celebração especial: a Festa do Tomate de Coração de Boi do Douro, que decorre durante todo o mês de agosto.

Os espanhóis, numa clara demonstração de falta de juízo, usam-nos como armas de arremesso. Nós, portugueses, fazemos a única coisa certa a fazer: comemo-los. Razão mais que suficiente para, durante o mês de agosto, irmos todos à Festa do Tomate Coração de Boi do Douro, celebrar aquele que é, provavelmente, o rei dos tomates.
Durante todo o mês de agosto, os melhores restaurantes da região do Douro destacam o tomate coração de boi nos seus menus. Um deles é a Cantina de Ventozelo, o restaurante do hotel e quinta com o mesmo nome. Aqui, tanto ao almoço como ao jantar, será possível provar os seguintes pratos, todos com tomate coração de boi, portanto, não vale a pena repetirmo-nos: tomate, flor de sal e azeite de Ventozelo; tiborna de tomate e queijo Terrincho; salada de tomate com sardinha fumada e tarte de requeijão com doce de tomate.
View this post on Instagram
O que vale a pena fazer é ficar com atenção à conta de Instagram do Tomate Coração de Boi do Douro, onde poderá acompanhar todas as novidades e preparar o seu roteiro gastronómico tomatado. É que, convenhamos, se há coisa que joga bem com o calor do verão, é um bom tomate, doce e sumarento.

Como sempre, o ponto alto das festividades será o Concurso do Tomate Coração de Boi, onde todas as quintas de região leverão os seus tomates para serem avaliados e que este ano terá lugar na Casa de Mateus, no dia 23 de agosto, a partir das 18h.
Para além dos menus especiais, esta iniciativa inclui sempre atividades extra, como provas temáticas ou mostras ao vivo de técnicas e de produtos, vindima, caça ou a apanha da azeitona, entre outras.
Viver a beleza das vindimas em Ventozelo
O hotel e quinta no Douro preparou um programa que celebra o vinho e a arte de o (saber) fazer.
Viagem até às Rias Baixas, na Galiza. Entre a terra e o mar
A ria é casa de uma gama variada de frutos do mar. Na terra nascem as videiras que dão origem ao afamado Alvarinho (denominação de origem Rias Baixas). O enoturismo é muito mais do que uma simples prova de vinhos, é uma viagem cultural e etnográfica às raízes de um povo.
Vinhos, queijos e vista para o rio Douro. Um dia de enoturismo na Quinta do Ventozelo
Para celebrar a época das vindimas, a Quinta de Ventozelo preparou um programa especial, que inclui visitas às vinhas da propriedade, passeios de barco pelo rio e sabores tradicionais da região - vinho incluído claro está.
Ventozelo Hotel & Quinta é um dos melhores hotéis gastronómicos do mundo
O hotel vínico no Douro foi distinguido com um National Geographic Traveller Hotel Award 2021, o único para Portugal.
"Eu tive uma quinta no Douro, perto de Ervedosa, no lugar de Ventozelo"
Há muitas grandes quintas com hotéis no Douro, mas em Ventozelo sempre nos receberam com o prazer de quem recebe os amigos, e um copo de vinho na mão. E celebram dez anos de olhos postos em São Salvador da Torre, um novo projeto nos Vinhos Verdes.
O investimento de cerca de 50 milhões de euros, feito pela Sogevinus, está na origem deste pequeno bairro gastronómico, vínico e de bem-estar que floresce debruçado na encosta de Vila Nova de Gaia. Nacho Manzano, chef espanhol com três estrelas Michelin, assina as cartas dos dois restaurantes da propriedade.
A cerca de uma hora de Lisboa, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros ainda é um território desconhecido para muitos, com inúmeros tesouros naturais, geológicos e paisagísticos à espera de serem descobertos em família.
Em Seixas, Caminha, há um hotel-museu à espera de ser vivido – e não apenas visto. Esta majestosa mansão em estilo arte nova, um dos mais magníficos exemplares dos “Palacetes Brasileiros” construídos em Portugal no princípio do século XX, é hoje muito mais que mero símbolo de um glorioso passado.
Foi devido a Mário Leal que o Faial - e por acréscimo todo o arquipélago -, se tornou num destino de eleição para a prática de trail running. Dez anos passados sobre a primeira edição dos Azores Trail Run, pedimos ao criador da prova que nos escolhesse os melhores trilhos dos Açores.