Um pouco por todo o País, serão estes os 10 melhores hotéis de Portugal?
Os prémios de escolha dos leitores da "Condé Nast Traveler" elegem os melhores de 20 categorias, entre elas destinos, estadias, cruzeiros e até as melhores marcas de bagagem ou de seguro de viagem.
As listas de escolhas dos leitores da Condé Nast Traveler são elaboradas a partir do preenchimento de um inquérito que angariou centenas de milhares de respostas numa escala de 5 pontos, que é posteriormente convertida numa percentagem. Entre os parâmetros avaliados na categoria hoteleira aparecem os quartos, a localização, a comida, o serviço e receção, as atividades, as instalações, o design, o investimento na comunidade e o spa e wellness. De norte a sul do País, eis a lista dos 10 melhores hotéis portugueses.
#1 Four Seasons Ritz, Lisboa
O sempre clássico hotel no centro de Lisboa foi construído em 1959, estabelecendo-se como o primeiro hotel de luxo no país. Durante décadas continua a adaptar-se à cidade em crescimento mantendo-se no top de melhores hotéis, a escolha dos hóspedes, que gabam a arte portuguesa em exibição, de tapeçarias a quadros e esculturas, a par da vista da cidade da janela dos quartos ou do rooftop com uma pista de corrida.
A comida é elogiada pelo luxo equivalente ao resto do hotel, com grandes brunchs com direito a queijo, carne, peixe, sushi, sobremesas e até uma estação de chocolate e pequenos-almoços de igual extravagância. O restaurante do hotel, portador de uma estrela Michelin, CURA, serve pratos de inspiração portuguesa.
#2 The Yeatman Hotel, Porto
Com vista para a colina de casas portuenses e o rio Douro, este hotel vínico ergue-se no meio das famosas adegas de vinho do porto de Vila Nova de Gaia.
O restaurante do hotel, com duas estrela Michelin, usa sabores locais de uma forma contemporânea. A carta, pelo chef Ricardo Costa, é renovada todas as primaveras e está entre as 96 melhores cartas do mundo de vinhos, pela Wine Spectator.
#3 The Reserve, Madeira
Neste hotel no meio do oceano Atlântico, do grupo Savoy, os hóspedes são tratados com toda a personalização que poderiam imaginar, desde que saem do avião até irem embora, com a opção de experiências que vão desde pequeno-almoço na piscina a aulas de sushi, as oportunidades são quase infinitas.
A principal novidade na hospitalidade, neste hotel com menos de um ano, é o seu sistema de assistência pessoal disponível 24 horas por dia, destacando a cada hóspede um assistente pessoal a quem podem colocar qualquer dúvida, por e-mail ou whatsapp, ou para organizar e adaptar as diferentes atividades para que a estadia seja livre de stress.
#4 São Lourenço do Barrocal, Alentejo
De modo a ter uma experiência completa do que é o Alentejo, perto de Monsaraz, este hotel é muito mais que um alojamento no meio do campo, com um spa, um restaurante e os habituais quartos. São Lourenço do Barrocal, construido numa antiga vila operária, é também uma adega, um olival e uma quinta, fomentando o conceito de farm-to-table nos seus dois restaurantes. Todos os quartos, com acesso de um caminho de calçada, são convertidos a partir de antigos estábulos. A experiência do campo é reforçada por experiências de passeios a cavalo ou de bicicleta ou manhãs com o apicultor da fazenda, e as experiências no spa com assinatura de Susanne Kaufman.
#5 The Vintage House, Pinhão
Com mais de 20 anos, no vale do rio Douro encontramos este hotel, remodelado a partir de uma antiga vinícola onde toda a sua herança é partilhada com os hóspedes. A decoração tradicional, a gastronomia portuguesa e os vinhos da região transformam a atmosfera do hotel numa viagem luxuosa ao passado.
#6 The Ivens, Lisboa
Ivens e Capelo eram dois amigos que, no século XIX, viajaram e exploraram o continente africano. No cruzamento das ruas Ivens e Capelo, no Chiado, foram as viagens dos dois amigos que serviram de inspiração para a ambiência deste hotel, criando criar uma atmosfera de lufada de ar fresco no centro caótico da capital. Notas de fauna e flora são espalhados por toda a decoração, incluindo no restaurante Rocco, favorito de muitos locais e visitantes e, estranhamente, conhecido pela sua grandiosa casa de banho.
Subindo aos quartos pode-se esperar uma decoração mais minimalista, priorizando o descanso.
#7 Palácio do Príncipe Real, Lisboa
Numa visita a Lisboa, os fundadores do hotel apaixonaram-se por este palácio cor-de-rosa do século XIX, construído pelo Conde de São Marçal, co-fundador do Diário de Notícias. Com o seu estilo pessoal e respeitando a herança cultural portuguesa restauraram e redecoraram o palácio, mantendo os seus azulejos azuis e brancos, tetos com arabescos e estuque pintado à mão. Os fundadores continuam presentes na vida deste hotel, com toda a hospitalidade e paixão que deu início a este projeto.
Priorizando a privacidade e o relaxamento dos hóspedes, este hotel está vedado a não hóspedes, animais e menores de 16 anos.
#8 Aethos Ericeira, Ericeira
Dedicado ao surf (daí a sua localização) e rodeado de natureza, numa falésia virada para o mar, o contacto com o oceano e o bem-estar físico e mental dos hóspedes é a principal preocupação dos proprietários, com piscina de água salgada, deck de meditação e um spa tratamentos naturais. Mesmo no seu interior, a decoração é pensada de maneira a que a natureza entre pelo edifício, quer seja pela decoração, quer seja pelas altas janelas.
No restaurante, liderado pelo chef Nuno Matos, os ingredientes que conduzem a ementa são locais e sazonais, dando a provar os sabores simples, mas ricos, da região.
#9 Alma lusa Baixa/ Chiado, Lisboa
Na Praça do Município, no meio da baixa lisboeta renovada pelo Marquês de Pombal, este hotel alia a história do espaço onde se insere a uma identidade jovem. Para quem vem, pela primeira vez, conhecer a cidade e todos os seus recantos, o Alma Lusa oferece serviços de guias e passeios turísticos, pelo centro de Lisboa ou a Sintra, onde incluí uma oportunidade de visitar a localidade com o roteiro e companhia de um habitante local. Este é o hotel com um preço base mais baixo nesta lista.
#10 Sublime Comporta, Comporta
Fundado em 2014, quando o destino era ainda um segredo de relaxamento, o Sublime Comporta permanece no top de hotéis da região. Entre quartos e cabanas ao longo da sua propriedade rodeada de pinheiros, campos de arroz e dunas selvagens, este hotel garante a serenidade esperada da Comporta. O seu aspeto minimalista decorado com cestos e chapéus de verga deixa que a natureza rodeante, a piscina do hotel e o jardim orgânico sejam as personagens principais.
Villa Idalina: um monumento ao amor à beira do Minho
Em Seixas, Caminha, há um hotel-museu à espera de ser vivido – e não apenas visto. Esta majestosa mansão em estilo arte nova, um dos mais magníficos exemplares dos “Palacetes Brasileiros” construídos em Portugal no princípio do século XX, é hoje muito mais que mero símbolo de um glorioso passado.
Este é o melhor hotel do mundo
Dedicado ao descanso, relaxamento e reencontro interior, o primeiro da lista dos 50 melhores hotéis pela escolha dos leitores da Condé Nast Traveler situa-se à beira do Oceano Pacífico, na Califórnia.
Ritz Madrid, o hotel dos reis, o rei dos hotéis
Mais impressionante do que a longa lista de hóspedes do Ritz em Madrid, é a sua história. Um testemunho de glórias passadas e um exemplo de luxo moderno.
Le Bleu: A ilusão dos sabores do chef Kiko Martins
Com pratos que desafiam as convenções e descrições poéticas que estimulam os sentidos, o restaurante em Campo de Ourique apresenta-se como sendo uma experiência culinária que combina técnica apurada e criatividade desmedida.
Um refúgio de luxo com vista mar na Ericeira
O Aethos Ericeira, situado no topo de uma falésia com vista para o Atlântico, apresenta uma combinação perfeita de bem-estar, gastronomia e entretenimento. Com novas propostas, como um spa exterior e uma carta de cocktails sofisticada, o hotel convida a relaxar e desfrutar dos dias quentes de verão e outono.
Este é o novo hotel de cinco estrelas no Douro
A Quinta da Vacaria, em parceria com o grupo Torel Boutiques, apresenta um novo boutique hotel de luxo num dos destinos portugueses mais procurados.
Os prémios de escolha dos leitores da "Condé Nast Traveler" elegem os melhores de 20 categorias, entre elas destinos, estadias, cruzeiros e até as melhores marcas de bagagem ou de seguro de viagem.
Dedicado ao descanso, relaxamento e reencontro interior, o primeiro da lista dos 50 melhores hotéis pela escolha dos leitores da Condé Nast Traveler situa-se à beira do Oceano Pacífico, na Califórnia.
Com pratos que desafiam as convenções e descrições poéticas que estimulam os sentidos, o restaurante em Campo de Ourique apresenta-se como sendo uma experiência culinária que combina técnica apurada e criatividade desmedida.
Se é para dizer adeus ao verão, então que seja assim: à beira-rio, com vista para Silves, com uma boa cataplana, um bom copo de vinho.