Prazeres / Lugares

Santarém é o palco dos sabores do Tejo a Copo 2024

Marcado para o dia 23 de março, este evento vínico reúne 26 produtores no Convento de São Francisco, incluindo uma experiência gastronómica que decorre no mesmo dia.

Foto: Pexels
01 de março de 2024 | Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar
No coração do Ribatejo, a cidade de Santarém desperta para mais uma celebração vínicola. Entre os imponentes claustros do Convento de São Francisco, erguer-se-á a emblemática mostra de vinhos da região, o "Tejo a Copo". Com a edição de 2024 marcada para o dia 23 de março, este evento promete envolver os sentidos dos apreciadores de vinho, oferecendo uma experiência enriquecida pela exclusividade e qualidade que caracterizam os vinhos do Tejo.

O Tejo a Copo é um evento anual, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), desde 2019, com o objetivo de promover e divulgar os vinhos da região. Este ano, Santarém assume-se como uma das quatro cidades da Rede Cidade Europeia do Vinho, juntando-se assim a um seleto grupo que inclui Almeirim, Alpiarça e Cartaxo. 

Uma das novidades mais aguardadas nesta edição é a abertura do evento em horário exclusivo para profissionais do setor, das 11h00 às 13h00. Esta é uma oportunidade ímpar para conhecer de perto os segredos e as particularidades dos vinhos do Tejo, numa atmosfera reservada e propícia ao networking entre produtores, restauradores, e membros da imprensa especializada.

A partir das 15h, as portas do convento abrem-se ao público geral, convidando todos os interessados a descobrir e a degustar os vinhos selecionados dos 26 produtores presentes. A entrada é livre, mas para usufruir das degustações, é necessário adquirir o copo oficial do evento, disponível pelo valor simbólico de €5. Este gesto não só permite aos visitantes apreciar os 'néctares' da região, como também é um apoio direto aos produtores locais.

O programa do Tejo a Copo 2024 reserva ainda três provas comentadas, orientadas pelo reconhecido sommelier Rodolfo Tristão, embaixador dos Vinhos do Tejo. Este ano espera-se a presença de um convidado especial, cuja identidade ainda é mantida em segredo.

Para além da oferta vínica, a componente gastronómica assume um papel de destaque no certame. Os restaurantes convidados, Pátio da Graça e Tascá, ambos oriundos de Santarém, prometem deliciar os visitantes com uma seleção de seis petiscos (disponíveis a €6 cada).

O Tejo a Copo 2024 promete ser um evento inesquecível, reunindo o melhor dos vinhos do Tejo, gastronomia local e entretenimento num cenário histórico e encantador. Uma oportunidade para os apreciadores de vinho descobrirem e celebrarem a riqueza enológica e a cultural desta região singular. 
Saiba mais Gastronomia, Vinhos, Tintos, Porto, Santarém, Evento, Tejo a Copo
Relacionadas

Um jantar na Cave de Vinhos do Vila Vita Parc

No dia 8 de março, Anna Jørgensen e Isa Pires vão liderar uma experiência gastronômica na emblemática Cave de Vinhos do Vila Vita Parc, apresentando um menu exclusivo harmonizado com os vinhos Cortes de Cima.

Onde comprar um apartamento com criptomoeda? Em Marvila

Chama-se Atelier e é o novo projeto de habitação que vai estar concluído no próximo mês de maio. Resulta da remodelação do antigo estúdio criativo do artista português Tomaz Hipólito, e os seus oito apartamentos podem ser comprados com moedas virtuais.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.