Prazeres / Lugares

Noruega passa a ter uma escalada com acesso ao penhasco à beira-mar mais alto da Europa

Chama-se Hornelen Via Ferrata, e é a mais nova escalada da Noruega. Tem 860 metros de altura e oferece uma das paisagens mais incríveis para os fiordes noruegueses.

Montanha "Trolltunga" no condado de Hordaland, na parte ocidental da Noruega.
Montanha "Trolltunga" no condado de Hordaland, na parte ocidental da Noruega.
11 de setembro de 2023 | Bruna Fonseca / Com Rita Silva Avelar

Localizado na ilha de Bremangerlandet, no Nordfjord, este penhasco é o mais alto da Europa frente ao mar, a seguir a outros na Dinamarca (750 metros), em Espanha (621 metros) e na Irlanda (601 metros), com o Cabo Girão também na lista dos mais altos, na Madeira, a Oeste do Funchal. Este penhasco rodeia-se de uma paisagem com vista panorâmica para as montanhas cobertas de neve e para as águas cristalinas que se avistam dali. O termo via ferrata designa um itinerário preparado nas paredes rochosas da montanha - com escadas, cabos, pitões – para que se possa fazer a escalada.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Ingeborg Sol Fure (@solfure)

Com a natureza no seu esplendor, os praticantes desta modalidade não irão querer saltar a experiência de fazer a Hornelen Via Ferrata, que vai disponibilizar duas rotas: Olavscruta e Hekseveggen. Na verdade acredita-se que a Noruega só está a restabelecer uma tradição antiga, já que esta poderá mesmo ter sido a primeira rota de escalada criada na Noruega.

A verdade é que escalar o maior pico da Europa não é para todos. O caminho até ao cimo não será propriamente fácil, embora esteja sinalizado e em bom estado. Segundo a Visit Norway, o preço por pessoa é 1195 na coroa sueca (equivalente a cerca de €100), estando incluído o acesso à trilha, um kit de escalada, um capacete, uma corda e um guia. Esta famosa trilha começa com uma caminhada ao longo da costa de aproxidamente 45 minutos, depois com uma subida de certa 2 horas. Num total de 4 horas a escalada, podemos perceber que as vistas deslumbrantes são garantidas.

Saiba mais Noruega, Europa, Turismo, Escalada, Aventura
Relacionadas

Mais turistas a caminho de Lisboa no outono

Estudo analisou 15 cidades europeias e mostra que Lisboa está no segundo lugar das melhores cidades para fazer uma escapela de outono. Lisboetas que queiram escapar aos turistas, poderão fugir para Berlim, que ficou em terceiro ou – melhor ainda – para Lugano, que ficou em 15º.

Este retiro nas Maldivas é um autêntico paraíso na terra

Cansado de 2022 e pronto para fazer novamente as malas? E que tal dar um pulinho pelas Maldivas? O resort Vakkaru Maldives situa-se em Baa Atoll, uma reserva da UNESCO conhecida pela diversidade marinha, ótima gastronomia e pores do sol de tirar a respiração.

Preço dos chalets de luxo continua a subir

A edição anual do Ski Property Report mostra que o preço dos chalets de luxo aumentou 4,4% nos últimos 12 meses até junho deste ano: a maior taxa de crescimento desde 2014.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.