Viver

Mais turistas a caminho de Lisboa no outono

Estudo analisou 15 cidades europeias e mostra que Lisboa está no segundo lugar das melhores cidades para fazer uma escapela de outono. Lisboetas que queiram escapar aos turistas, poderão fugir para Berlim, que ficou em terceiro ou – melhor ainda – para Lugano, que ficou em 15º.

Foto: Pexels
03 de outubro de 2023 | Madalena Haderer

Se pensou que com o fim do verão Lisboa ia ter menos turistas, desengane-se. O DiscoverCars, um site de aluguer de automóveis, fez, pela segunda vez, um estudo para perceber que cidades os turistas iam preferir para as suas escapadelas de outono e descobriu que Lisboa é a segunda cidade que os estrangeiros mais desejam visitar, ultrapassada apenas por Barcelona. No ano passado, Budapeste estava em primeiro lugar, este ano, caiu para quarto, com Barcelona e Lisboa a avançarem para o topo da lista.

Assim, de acordo com este estudo, o top cinco do ranking das 15 cidades europeias que vão receber mais turistas este outono fica completo com Berlim no terceiro lugar, Budapeste em quatro e Gdansk em quinto. O que compara com Budapeste em primeiro, Barcelona em segundo, Lisboa em terceiro, Berlim em quarto e Copenhaga em quinto, no ano passado. Para chegar a estas conclusões, a DiscoverCars analisou 15 cidades europeias: Barcelona, Lisboa, Berlim, Budapeste, Gdansk, Amesterdão, Copenhaga, Bilbau, Bordéus, Bruxelas, Pula, Florença, Edimburgo, Dubrovnik e Lugano – aqui ordenadas de acordo com o ranking.

O estudo baseou-se em diversos parâmetros, nomeadamente a distância a que cada cidade fica do aeroporto mais próximo; o custo médio de um voo a partir de Londres (Heathrow); o custo médio de uma estadia de uma semana num hotel; o custo médio de um aluguer de um carro para uma semana; a quantidade de hotéis económicos; a quantidade de restaurantes acessíveis; precipitação e temperatura médias, mais o número de horas de luz para os meses de outono.

Com base nestes parâmetros, Lisboa recebeu uma pontuação de 94 pontos em 120 (Barcelona recebeu 98). De acordo com a análise da DiscoverCars, Lisboa tem a temperatura média mais elevada de todas as cidades examinadas (18ºC), com apenas 67 milímetros de precipitação e 11,3 horas de luz. A cidade conta com 1073 restaurantes económicos e com 455 hotéis econonómicos. Para chegar ao custo médio para uma estadia de uma semana, a DiscoverCars não foi buscar os preços destes 455 hotéis, mas sim dos 15 hotéis mais recomendados, o que explica que o valor da estadia média seja 1346,56 euros – ainda assim, cerca de 210 euros mais caro do que em Barcelona. Já uma viagem de Heathrow para o aeroporto Humberto Delgado custa, em média, 173,27 euros, enquanto o aluguer de veículos está disponível por 186,14 euros.

Na prática, de acordo com este estudo, Lisboa é mais cara que Barcelona em todos os parâmetros e tem menos 720 hotéis económicos e menos 74 restaurantes com refeições a preços acessíveis.

Por outro lado, se é verdade que em Berlim, Budapeste e Gdansk faz mais frio e há menos hotéis económicos (com excepção de Berlim, onde há mais, num total de 1422) e menos restaurantes baratos, também é verdade que uma estadia de uma semana custa muito menos dinheiro do que em Lisboa, chegando a custar menos de metade em Budapeste e em Gdansk, e menos 388 euros em Berlim. Se está farto de turistas, fuja para qualquer uma das três que vai ficar bem servido.

Saiba mais Viajar, Férias, Turismo, Escapadela, Europa, Cidades, Lisboa, Ranking
Relacionadas

O melhor hotel do mundo é…

Depois do sucesso dos World’s 50 Best Restaurants (lista da qual faz parte o Belcanto de José Avillez), a organização acaba de anunciar os 50 melhores hotéis do mundo em 2023. Uma lista com alojamentos de sonho, espalhados por todos os continentes.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.

Viver Isto Lembra-me Uma História: Os três grandes e o fim da época

Há muitas maneiras de contar o tempo quando as competições de futebol entram na reta final. Há quem conte os segundos até se sagrar efetivamente campeão. Há quem olhe para o calendário e só deseje que os meses passem para que chegue uma nova época. Cada adepto de cada clube tem os seus motivos - mas convém ir olhando para o passado, não como forma de passar o tempo, mas para que se evitem equívocos futuros.