Já foi a São Lourenço do Barrocal, em Monsaraz? É somente o melhor hotel da Península Ibérica
A distinção foi atribuída pela prestigiada Condé Nast Traveller, na edição de 2021 dos Readers’ Choice Awards. O retiro de luxo campestre permite-lhe conhecer e experiênciar o Alentejo de uma forma intensa e vibrante.

Por entre a paisagem bucólica da pequena freguesia portuguesa de Monsaraz, perto de Évora, em pleno Alentejo, surge o hotel São Lourenço do Barrocal. Um discreto retiro rural num antigo monte alentejano do século XIX, como já há poucos. Aqui, a Natureza acompanha o progresso dos tempos, já o luxo e a despretensão convivem em harmonia, sem exclusão mútua.
Ao que parece, a beleza desta herdade conquistou muitos dos leitores da revista Condé Nast Traveller que elegeram, através dos Readers’ Choice Awards – reconhecidos prémios do sector do turismo – os lugares que mais os fascinaram e onde desejavam voltar no futuro. A lista completa dos vencedores a nível mundial foi publicada no site da revista de viagens de luxo, já os galardões serão celebrados na edição impressa do próximo mês.

Mas o que significa esta distinção? A direção do hotel fez questão de dedicar o prémio a toda a equipa envolvida e ao seu esforço incansável. Na mesma nota, referiu-se ainda aos clientes e hóspedes que lhes atribuíram primeiro lugar por entre a nata dos hotéis de Portugal e Espanha, afirmando que "não há nada melhor do que receber este reconhecimento".

No hotel, para além do servivço e da beleza dos quartos, econtra-se um dos spas mais bonitos do mundo com produtos de beleza orgânicos de Susanne Kaufmann, e no exterior piscinas que servem toda a família. Dois restaurantes de cozinha típica alentejana complementam a experiência e das muitas atividades a realizar destacam-se os passeios a cavalo, já que o espaço dispõe de cavalariças e picadeiro. O retiro dispõe ainda da possibilidade de realização de piqueniques, caminhadas, passeios de bicicleta ou charrete, aulas de ioga e pilates ou sessões de Chi Kung e Thai Chi Chuan. juntamente com workshops de cocktails e olaria.
A imensa propriedade está também associada a um projeto agrícola, com certificação biológico. Neste sentido, surge uma adega que desenvolve exclusivos vinhos mas também um pomar e uma horta biológica. Alguns dos produtos produzidos na herdade e ainda peças de artesanato contemporâneo podem ser adquiridos na loja ali presente.
Portugal eleito o melhor destino internacional pela Condé Nast Traveller
Quase um milhão de leitores da revista votaram nos Readers’ Choice Awards 2021 e premiaram a nossa terra como o melhor país do mundo. A cidade do Porto e as ilhas também foram distinguidas, já o hotel de eleição em toda a Península Ibérica também é nosso.
Aldeias serranas. Entre a tradição e a natureza
Parte indissociável do imaginário da quadra em Portugal, as aldeias serranas são a alternativa perfeita para umas festas em paz, como acontece nas três propostas que aqui deixamos.
Há pelo menos três hotéis portugueses na mira internacional
Entre os melhores destinos do mundo está Portugal. Quem o escreve é a Condé Nast Traveler, a revista que todos os anos distingue os destinos anuais mais promissores numa lista única.
900 euros para passar uma noite na casa de José Avillez
Calma, não estamos a falar de um qualquer apartamento em Cascais ou no Chiado, mas de uma secreta, exclusiva e elegante herdade à beira do Alqueva. Chama-se Casa Nossa e só se pode alugar por inteiro – com uma raríssima excepção na segunda semana de fevereiro.
Passeios de iate e massagens com vinho? Esta é a Madeira em versão de luxo
Roadtrips em carros antigos pela costa sul da ilha, massagens com vinho Madeira ou visitas guiadas a quintas de enoturismo. É difícil escolher, entre as inúmeras atividades requintadas que este destino balear português oferece. Vá agora, decida depois.
O investimento de cerca de 50 milhões de euros, feito pela Sogevinus, está na origem deste pequeno bairro gastronómico, vínico e de bem-estar que floresce debruçado na encosta de Vila Nova de Gaia. Nacho Manzano, chef espanhol com três estrelas Michelin, assina as cartas dos dois restaurantes da propriedade.
A cerca de uma hora de Lisboa, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros ainda é um território desconhecido para muitos, com inúmeros tesouros naturais, geológicos e paisagísticos à espera de serem descobertos em família.
Em Seixas, Caminha, há um hotel-museu à espera de ser vivido – e não apenas visto. Esta majestosa mansão em estilo arte nova, um dos mais magníficos exemplares dos “Palacetes Brasileiros” construídos em Portugal no princípio do século XX, é hoje muito mais que mero símbolo de um glorioso passado.
De Paredes de Coura a Mértola, Portugal tem dos trilhos mais bonitos da península, adequados a famílias com crianças, mas também aos aventureiros mais temidos, prontos a fazer mais quilómetros para ver a beleza da natureza.