Prazeres / Lugares

Encontro com Vinhos. Lisboa recebe a nova edição do icónico evento para amantes de enologia

De 6 a 8 de novembro, enólogos especializados e apreciadores de vinho poderão desfrutar de três dias de atividades únicas, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira.

Foto: Pexels
05 de novembro de 2021 | Ana Damião

Lisboa prepara-se para receber mais uma vez o Encontro com Vinhos, um evento organizado pela Revista de Vinhos.

A programação deste ano conta com masterclasses, um fórum profissional direcionado aos sommeliers portugueses, sessões de provas e, claro está, conversas descontraídas sobre as melhores regiões vínicas de Portugal.

O evento arranca com a prova comentada Alvarinhos que desafiam o tempo, às 15h. Relativamente às masterclasses, destacamos a participação do italiano Paolo Basso, eleito "melhor sommelier da Europa" em 2010 e "melhor sommelier do mundo" em 2013, e de Emmanuel Giboulot, pioneiro da biodinâmica na Borgonha.

Cartaz do evento 'Encontro com Vinhos'
Cartaz do evento 'Encontro com Vinhos' Foto: Revista de Vinhos

Uma das novidades desta 22ª edição é a prova especial O desafio de Lisboa, inspirada no "Julgamento de Paris", que em 1976 colocou, às cegas, vinhos franceses e californianos com resultados finais surpreendentes.

Assim, um painel escolhido a dedo irá provar e comparar grandes vinhos portugueses e referências icónicas de diversos países como França, Espanha e Itália, numa prova cega que promete.

Outra grande novidade é o SOMM.HOOD, no dia 8, um fórum profissional direcionado aos sommeliers nacionais e que convida à reflexão e à partilha de conhecimento.

"A estreia do SOMM.HOOD fará, de A a Z, uma reflexão crítica acerca do presente e do futuro da sommelerie. Debates sobre gestão de cartas e oportunidades profissionais, provas em que enólogos explicam princípios recorrentes da enologia, dicas sobre harmonizações vinhos/gastronomia serão apenas algumas temáticas abordadas", explicou o diretor da Revista de Vinhos em comunicado.

Evento 'Encontro com Vinhos'
Evento 'Encontro com Vinhos' Foto: Revista de Vinhos

Para além dos duelos Taste Drive, diversas sessões de provas com vinhos das regiões dos Vinhos Verdes, Bairrada, Beira Interior, Dão e Lisboa completam a programação do Encontro com Vinhos, bem como a apresentação de clássicos por produtores nacionais e internacionais.

A restante informação sobre o programa encontra-se aqui.

Onde? Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. Quando? Dia 6 (15h – 21h), dia 7 (15h-20h) e dia 8 (dia profissional, 11h – 19h). Bilhetes: A entrada tem um custo de €10 até à véspera do evento, em bilheteira online. Nos dias do evento, o bilhete custa €15. 

Saiba mais Revista de Vinhos, Encontro com Vinhos, , Lisboa, Junqueira, , vinicultura, bens de consumo, enoturismo, amantes de vinho, sommeliers, enologia
Relacionadas

“O vinho Tal da Lixa foi uma noite mal dormida”

Óscar Meireles é o rosto discreto do Monverde Wine Experience Hotel, premiado este ano com o “Best of Wine Tourism” da Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos. Por trás, está a sua Quinta da Lixa que produz mais de seis milhões de litros de vinho verde por ano, metade dos quais para 35 mercados fora de Portugal.

Vinhos para desfrutar em boa companhia

Lançamentos recentes de vinhos de marcas antigas e outras mais recentes, com a garantia e excelência do terroir português em toda a sua diversidade e variedade de norte a sul. Notas de produtores e enólogos sobre cada produto.

Mais Lidas
Lugares Estas penthouses de sonho ficam em Portugal

Há duas novidades exclusivas no Belas Clube de Campo, o condomínio privado de luxo que fica a poucos minutos do centro de Lisboa, das praias de Cascais e de Sintra. São as penthouses com piscina privativa e os pátios interiores nas townhouses.