Prazeres / Lugares

Eis as cidades com melhor qualidade de vida de 2022

De um total de 172 concorrentes, estas são as cidades onde se vive melhor, com base no Global Liveability Index 2022.

Vista de Viena, capital da Áustria
Vista de Viena, capital da Áustria Foto: Getty Images
12 de julho de 2022 | Ana Filipa Damião

Todos os anos, a The Economist Intelligente Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise da empresa The Economist Group, partilha um relatório sobre as cidades mais habitáveis do mundo, o Global Liveability Index, cujo objetivo passa por quantificar os desafios relacionados com o estilo de vida dos indivíduos de 172 cidades. Os parâmetros de avaliação? Estabilidade, educação, cultura e ambiente, infraestruturas e serviços de saúde.

No geral, as pontuações de 2022, no que toca às cinco categorias, melhoraram com a retirada das restrições da Covid-19, embora a pontuação média continue abaixo dos níveis pré-pandemia. Além disso, Kiev teve ser der retirado do inquérito devido ao conflito armado atual, o que influenciou as classificações de Moscovo e São Petersburgo. Ambas as cidades registaram uma grande queda com o aumento da instabilidade, censura, sanções ocidentais, entre outros fatores, avança o relatório.

Assim, as cidades da europa ocidental e do Canadá dominam o topo da lista, sendo Viena, capital da Áustria, a grande vencedora, isto pela sua estabilidade, infraestruturas, bons cuidados de saúde e oportunidades de entretenimento e cultura. Já nos últimos lugares estão Damasco, na Síria, Trípoli, na Líbia, e Lagos, na Nigéria, dado a agitação social, terrorismo e conflitos armados a acontecer nestes locais. É ainda importante notar que foram acrescentadas 33 novas cidades ao ranking, um terço das quais na China.

Contudo, a EIU acredita que estamos longe da normalidade. A guerra na Ucrânia, todas as questões relacionadas com as restrições e vacinas contra a Covid-19, bem como o aumento geral do preço das matérias-primas, vão continuar a afetar a qualidade de vida nas cidades durante o próximo ano, afirma a unidade de pesquisa.

Cidades mais habitáveis de 2022:

  1. Viena (Áustria)
  2. Copenhaga (Dinamarca)
  3. Zurique (Suíça)
  4. Calgary (Canadá)
  5. Vancouver (Canadá)
  6. Genebra (Suíça)
  7. Frankfurt (Alemanha)
  8. Toronto (Canadá)
  9. Amsterdão (Países Baixos)
  10. Osaka (Japão) e Melbourne (Austrália)
Saiba mais Global Liveability Index, qualidade de vida, Viena, Ucrânica, Rússia, Canadá, cidades
Relacionadas

Uma grande surpresa vínica no Alentejo

Famoso pelo seu hotel de cinco estrelas, o São Lourenço do Barrocal quer agora afirmar-se pela produção de vinhos, o que, depois de percebermos melhor a história do lugar, estava mesmo destinado a acontecer.

As 7 pistas de esqui mais loucas do mundo

São as mais íngremes, alucinantes, aterradoras (e, por vezes, fatais) “rampas de lançamento” para os esquiadores mais temerários. E bem piores do que qualquer rebuscada “montanha-russa” para os inexperientes.

Mais Lidas
Lugares Faial. Roteiro pelo encanto insular

Fora da época alta, esta ilha açoriana ganha uma outra graça, revelando-se em detalhes que, na voragem turística da primavera e do verão, passam muitas vezes despercebidos.

Lugares Cascavel: uma fusão de culturas e sabores no coração de Lisboa

O novo hotspot da capital lisboeta encanta com a sua atmosfera eclética e menu que mistura influências portuguesas, brasileiras e angolanas. Da arquitetura minimalista ao aroma irresistível da cozinha, cada detalhe convida os visitantes a explorar uma experiência gastronómica autêntica e emocionante.

Lugares “É um Restaurante”, em Lisboa, tem selo das Nações Unidas

A Associação Crescer vai alargar o espaço de restauração que tem vindo a florescer em Lisboa para a cidade da Amadora. Na capital, a abertura do "É um Restaurante", em 2019, com a ajuda do chef Nuno Bergonse, foi o início de uma ideia que já incluiu propostas como os "É uma mesa", "É uma esplanada", "É uma copa" e, até agora o último, "É um almoço". O diretor executivo, Américo Nave, conta como aconteceu e divulga, em exclusivo, o que aí vem mais.