Viver

Lisboa entre as capitais mais verdes da Europa

A capital portuguesa é a quinta cidade mais sustentável do continente europeu, precedida por Paris, Luxemburgo e Dublin.

Vista do Miradouro Penedo no Parque Florestal de Monsanto
Vista do Miradouro Penedo no Parque Florestal de Monsanto Foto: Câmara Municipal de Lisboa
16 de setembro de 2022 | Ana Filipa Damião
O conceito de "cidade verde" não é novo, embora continue no topo das tendências, fruto de uma preocupação cada vez maior com as alterações climáticas e com a qualidade de vida. Mas afinal, quais são as cidades mais sustentáveis hoje em dia? 

Um estudo da Drinking Straw, empresa especializada em palhinhas amigas do ambiente, afirma que Paris é atualmente a capital mais green da Europa. Os cientistas analisaram os números de parques, jardins, áreas de vida selvagem, florestas, parques infantis e corpos de água que existiam nas capitais europeias, comparando-os com o número de habitantes das respetivas cidades. 

A grande vencedora, Paris, conta com 325 espaços verdes no total - 171 parques, 127 jardins, uma área de vida selvagem, 16 parques infantis e dez corpos de água, incluindo lagos. Isto significa que, quando contabilizada a população (2,244,000), tem 7,26 parques e 5,66 jardins por 100 mil habitantes.

Em segundo lugar encontramos a cidade de Luxemburgo, com 13 espaços verdes. Com uma população de 94,034, tem 8,51 parques por 100 mil pessoas, o valor mais alto de todas as cidades estudadas, mas apenas 1.06 jardins por 100 mil habitantes A capital da Irlanda, Dublin, ocupa o terceiro lugar no pódio, com 66 espaços verdes. Num total de 525,383 habitantes, conta com 6,47 parques e 2,86 jardins pelo rácio escolhido.

Lisboa
(com mais de 544 mil habitantes) ocupa o quinto lugar na lista, com 25 parques, 26 jardins, uma área de vida selvagem, sete parques infantis e duas florestas. Isto traduz-se em 4,59 parques e 4,77 jardins por 100 mil pessoas. 

"Embora possa ser o caso de que as capitais mais povoadas da Europa possuam mais infraestruturas, estes dados mostram que aquelas que estão no topo da lista também conseguem combinar isso com um forte equilíbrio entre o número de pessoas e os espaços verdes", explica a empresa em comunicado. "No caso de cidades como Luxemburgo e Paris, há muitos espaços verdes em comparação com o número de pessoas, o que significa que não se estará longe de se ter um parque ou jardim na maioria das áreas".
Saiba mais Capitais Mais Verdes da Europa, Estudo, Lisboa, Paris, Luxemburgo, Sustentabilidade
Relacionadas

Já há casas no meio do oceano. São as Sea Pods

Imagine viver por cima do mar, numa casa flutuante, com vista privilegiada… a ajudar o ambiente. Parece um sonho, mas é uma realidade. São casas criadas pela empresa Ocean Builders que demonstram o potencial do design futurístico, clean e orgânico – e também como viver no meio do oceano pode ser mais confortável do que em terra.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.