Apreciador de vinhos? Há uma prova especial no Douro, em Murça
No próximo fim de semana, nos dias 2 e 3 de junho, todos os caminhos vão dar a Murça para a primeira grande festa dos vinhos brancos do Douro - a "Vinhos Brancos na Praça".

O que nasce em Murça não fica propriamente em Murça. Afinal, o território é a casa mãe de alguns dos melhores brancos que o Douro e este país produzem, o que não significa que, uma vez por outra, seja precisamente em Murça que estes vinhos podem ser todos provados. Foi precisamente com essa ideia em mente que a vila organizou a primeira grande festa-mostra "Vinhos Brancos na Praça", que decorrerá ao ar livre, nos dias 2 e 3 de junho, em pleno centro histórico da vila, e bem acompanhados pelos sabores locais, petiscos, artesanato e outros produtos.
O evento contará com a presença dos mais renomados produtores do Douro, ou muitos pelo menos. Os CV e VZ, da Van Zeller & Co, o Guru, de Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges (Wine & Soul) ou o Redoma da Niepoort são alguns dos icónicos vinhos do Douro aqui da região. Outros nomes incluem vinhos tranquilos e Porto, caso dos Symington, da GranVinhos, Quinta do Vallado, Lua Cheia em Vinhas Velhas, Quinta de Porrais e muitos outros. Todos os vinhos podem ser comprados a preço do produtor.

O evento surge integrado no Douro, Cidade Europeia do Vinho em 2023, levando o presidente da câmara local, Mário Artur, a afirmar com orgulho: "Murça tem todas as condições para se afirmar como a capital dos vinhos brancos do Douro", graças sobretudo "à qualidade das suas uvas, que dão origem a vinhos distintos e cheios de carácter".
Outro ponto-alto será a realização, no dia 3, de duas provas, uma de Grandes Vinhos Brancos do Mundo, que inclui também vinhos brancos com origem em Murça, e outra de Grandes Vinhos Brancos do Douro, coordenada pelos críticos João Paulo Martins (Jornal Expresso, Revista Vinho Grandes Escolhas) e Pedro Garcias (Jornal Público). Ambas as provas são de acesso gratuito, embora tenham lugares limitados, pelo que é obrigatório fazer a inscrição antecipada (através do e-mail greengrape@greengrape.pt). Os dois jornalistas vão também moderar Conversa na Praça, que contará com a presença de diversos produtores, entre os quais António Filipe (Symington), Cristiano Van Zeller (Van Zeller & Co), Sandra Tavares da Silva (Wine & Soul), José Luís Oliveira da Silva (Casa Santos Lima), José Manuel Sousa Soares (Gran Cruz) e Luís Pedro Cândido, da Niepoort.
Boa conversa, excelente comida e grandes vinhos. O que acontece em Murça, definitivamente não é para ficar em Murça.
48 horas no Douro, entre paisagens de cortar a respiração
Em linhas paralelas e outras em diferentes posições, as vinhas moldaram o cenário idílico do Douro, que se tornou um destino muito apetecível para os turistas. Conheça algumas das paragens obrigatórias para um fim de semana a norte do país.
Aldeia de Cima e a ciência que exige o seu distinto medronho
Consumido ao longo de gerações como um excelente digestivo, esta aguardente pode muito bem vir a transformar-se na nova moda deste verão, muito por culpa desta aposta da Herdade Aldeia de Cima.
4 vinhos e as suas histórias: vinho da talha, um rosé, um natural do Douro e uma experiência improvável
Maio, ou na versão endeusada dos romanos, Maya, é geralmente um mês de muito trabalho na vinha. Aqui segue-se a rota do românico no Alentejo, ouve-se um grito de liberdade no Douro e percebe-se a cor rosada de dois durienses.
Celebrar o vinho da região mais antiga do mundo
Entre os dias 8 a 11 de junho espera-se a 3ª edição do Douro Wine City, num território que é Património da Humanidade desde 2001 e que foi distinguido como "Cidade Europeia do Vinho 2023".
O vinho português para brindar na coroação de Carlos III
A Taylor’s acaba de lançar uma edição muito especial e rara de vinho do Porto, o Taylor’s Very Very Old Tawny Coronation Port, criado especialmente para celebrar a coroação do Rei Carlos III.
E os melhores vinhos para sardinhas são…
A sardinha é um peixe fácil e dá-se bem com muitos vinhos, mas de alguns é melhor fugir a sete pés. Vamos então descobrir onde apostar e o que evitar.
4 vinhos e suas histórias: um rosé, um espumante, uma casta mal-amada e uma estreia duriense
Num mês em que a expressão das vinhas começa a ser mais evidente, a “aliança” de um português e de um austríaco, um espumante democrático, uma homenagem a uma casta mal-amada e uma estreia duriense.
Olivia Singular Houses. Um boutique hotel e três guesthouses no coração do Porto
De apartamentos com cozinha a quartos com vista para o rio Douro, a estada em qualquer uma das casas do grupo hoteleiro revela-se descomplicada e acolhedora. Em qual delas ficaria?
Invisível, o branco de uvas tintas que é um caso sério de sucesso
Todos os anos, no dia 1 de abril, a Ervideira lança o Invisível, um vinho branco feito com uma casta tinta. Parece mentira, mas juramos que é verdade.
Vinhos para encontrar antigos e novos sabores
No início da primavera, espera-se pelos dias mais longos enquanto se assiste a mais um ciclo de fertilidade nas terras cultivadas e nas mais selvagens. Um tinto especial de um produtor com história, dois tintos do Douro e Dão, um branco em forma de homenagem e dois vinhos colhidos muito mais tarde.
No rooftop do Ando Living, os fins de semana ganham nova vida com o Udi’s Brunch, uma pop-up que junta sabores mediterrânicos a uma vista arrebatadora sobre a cidade.
O Porto tem uma nova morada gastronómica, onde os pratos tradicionais recebem um toque mais sofisticado, por vezes até surpreendente. E, mesmo quando falham, nunca pecam por falta de generosidade.
Depois da abertura do hotel que foi buscar o nome às famosas solas dos sapatos de Christian Louboutin, há agora duas novas villas com assinatura do designer para alugar numa das mais exclusivas zonas da costa alentejana.
Marta Ortega, herdeira do grupo Inditex, adquiriu um apartamento na luxuosa residência Villa Paris, no centro de Madrid, com vista para a Praça Villa de París, o Supremo Tribunal e a Igreja de Santa Bárbara. É um perfeito exemplo de luxo no imobiliário espanhol.