Prazeres / Drive

Lamborghini do filme "O Lobo de Wall Street" vai a leilão

Referimo-nos, claro, ao Lamborghini Countach 25th Anniversary Edition de 1989 conduzido por Leonardo DiCaprio, um de apenas 12 exemplares enviados para os Estados Unidos com a pintura toda em branco, por dentro e por fora.

Foto: @rmsothebys
04 de agosto de 2023 | Ana Filipa Damião

Nunca o icónico Lamborghini de Leonardo DiCaprio no filme O Lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorsese, esteve tão perto de fazer parte do inventário dos colecionadores de automóveis vintage. A máquina em questão, segundo a casa de leilões RM Sotheby's, é um Lamborghini Countach 25th Anniversary Edition de 1989 e será leiloado no final do ano, em Nova Iorque.

Lamborghini Countach 25th Anniversary Edition de 1989.
Lamborghini Countach 25th Anniversary Edition de 1989. Foto: @rmsothebys

Trata-se de uma edição especial criada para celebrar o 25º aniversário da fabricante italiana, e é a "iteração mais avançada do modelo Countach" - com certas especificidades que as versões anteriores não teriam - quando foi lançada nos anos 80. De acordo com a Forbes norte-americana, a versão final recebeu melhorias desenvolvidas por Horacio Pagani, criador da Pagani Automobili. Além disso, "apenas uma dúzia de exemplares foi entregue nos Estados Unidos em Bianco Polo sobre Bianco", ou seja, pintura branca com interior branco", avança a casa de leilões. 

Este foi o modelo escolhido para ser o carro da personagem de Leonardo DiCaprio no filme 'O Lobo de Wall Street' (2013).
Este foi o modelo escolhido para ser o carro da personagem de Leonardo DiCaprio no filme 'O Lobo de Wall Street' (2013). Foto: @rmsothebys
Foram entregues apenas uma dúzia de exemplares, nos Estados Unidos, em Bianco Polo sobre Bianco.
Foram entregues apenas uma dúzia de exemplares, nos Estados Unidos, em Bianco Polo sobre Bianco. Foto: @rmsothebys

Curiosamente, foram usados dois carros deste modelo n'O Lobo de Wall Street, e por boas razões. A certa altura, a personagem de Leonardo DiCaprio, Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores de Nova Iorque, tem um acidente e destrói um dos automóveis usados no filme, que se "mantém nas mesmas condições destruídas até hoje" de acordo com a Sotheby’s, citada pela mesma publicação. 

O automóvel irá a leilão a 87 de dezembro na sede da Sotheby's.
O automóvel irá a leilão a 87 de dezembro na sede da Sotheby's. Foto: @rmsothebys
Naturalmente, é o modelo intacto que irá a leilão a 8 de dezembro, como parte da Semana de Luxo da casa. Com um motor V12 atmosférico de 5,2 litros, 449 cavalos e velocidade máxima de 295 km/h, vai dos 0 aos 100km/h em 4,7 segundos. Está avaliado entre 1,5 e dois milhões de dólares.
Saiba mais Automóveis, Lamborghini Countach 25th Anniversary Edition de 1989, Leonardo DiCaprio, O Lobo de Wall Street, Leilão, Sotheby's, Martin Scorsese
Relacionadas
Mais Lidas
Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...

Drive ZEEKR: mais uma marca chinesa?

Não exatamente. Uma marca chinesa, sim, mas especializada em veículos elétricos dirigidos ao setor premium. E que visa, direta e desavergonhadamente, a Tesla de Mr. Elon Musk. Conseguirá batê-la? As primeiras impressões são muito promissoras.