Prazeres / Drive

Mini, um ícone reinventado

A marca acaba de lançar novas versões dos emblemáticos Cooper e Countryman.

Foto: DR
05 de setembro de 2023

O futuro quer-se mais mais elétrico e digital, é certo, mas no caso de marcas como a Mini o segredo passa por inovar sem esquecer o passado. Com uma história e um know-how que sempre celebraram o design aliado à funcionalidade, a Mini só podia acompanhar os novos tempos equilibrando as suas valências de sempre com uma maior atenção à tecnologia e ao ambiente. A marca britânica acaba, assim, de apresentar no International Motor Show, em Munique, as novas versões dos icónicos Mini Cooper e Mini Countryman, ambas com a eletrificação como objetivo central.

As mais recentes mudanças e atualizações espelham o espírito da marca que há mais de 60 anos revolucionou a forma de conduzir na cidade. Logo a começar pelos novos Cooper, modelo que chega à quinta geração com duas novas versões, ambas 100% elétricas e com pequenas diferenças de autonomia, mas não só: a marca garante uma melhor experiência de condução urbana, ao estilo de um kart, uma resposta mais eficaz em condução dinâmica e ainda uma melhoria da precisão da direção. Já o novo Countryman cresceu em altura e comprimento, para um maior conforto e segurança, adaptando-se à cidade, mas também a viagens fora dela através do sistema de tração integral. O design foi também pensado para melhorar a aerodinâmica e reduzir o consumo de energia e é complementado por sistemas de assistência de nível 2, que permitem uma condução semiautomática. Quanto à autonomia, a Mini assegura que, em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento rápido, a bateria será capaz de ir dos 10% aos 80%, podendo chegar aos mais de 400 quilómetros.  

Outra das novidades é o Display OLED Central, com 24cm de diâmetro, de alta resolução e, pela primeira vez, num formato redondo. A ideia é tornar a experiência de condução imersiva e, claro, mais digital. Para isso, não faltam ecrãs de alta resolução e controlo por voz melhorado, que inclui um assistente pessoal inteligente. O que se poderia pedir mais?

Saiba mais Mini Cooper, Mini Countryman, ciência e tecnologia, International Motor Show, indústria metalomecânica e engenharia, Munique, economia, negócios e finanças
Relacionadas

Opel Olympia Rekord CarAVan – 70 anos

Em 1953, no Salão de Frankfurt, era apresentada a primeira station wagon de produção em série de um fabricante alemão. A Opel deu o pontapé de saída para uma tendência que ficaria na História.

Os 60 anos do Porsche 911

A 12 de setembro de 1963, a Porsche apresentava no Salão de Frankfurt o 911 (ex-901, já lá iremos), um dos mais importantes modelos da história do Automóvel. Fez, no início desta semana, 60 anos.

Lancia Stratos: a primeira vitória foi há 50 anos

Verdadeira besta dos ralis, o Lancia Stratos marcou uma época de ouro na competição automóvel. E foi o segundo dos quatro magníficos cavalos de batalha da marca italiana: Fulvia, Stratos, 037 e Delta. Ó tempo, volta para trás!

Mais Lidas
Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...