Prazeres / Drive

A história de Ayrton Senna agora em série na Netflix

30 anos depois da sua morte, os seis episódios de Senna celebram e contam a vida do melhor piloto de todos os tempos, com estreia marcada para 29 de novembro.

Foto: @Guilherme Leporace e Alan Roskyn / Netflix
30 de outubro de 2024 | Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

Senna: o título dispensa mais palavras e apresentações, já que Ayrton Senna dispensa todas essas explicações. A sua fama persegue-o, pela sua coragem e destemor, por vezes chegando a uma condução imprudente e perigosa. Não obstante, a sua morte chocou todos os seus fãs, deixando um vazio na Fórmula 1. O seu sucessor enquanto campeão e piloto mais idolatrado, Schumacher, teve direito a uma série dedicada a si em 2021, também pela Netflix, mas desta vez o holofote foca-se em Ayrton.

A Netflix revela ter tido acesso a imagens inéditas que enriquecem os momentos históricos da vida de Ayrton, com um percurso de superação, desencontros, alegrias e tristezas, bem como a sua pessoa e relações: tudo a que uma série ficcional tem direito.

A vida de Ayrton, com um percurso de superação, desencontros, alegrias e tristezas, bem como a sua pessoa e relações.
A vida de Ayrton, com um percurso de superação, desencontros, alegrias e tristezas, bem como a sua pessoa e relações. Foto: @Guilherme Leporace e Alan Roskyn / Netflix

"Mesmo antes de entrar num carro, eu já sabia que tinha nascido para correr" marca o início do trailer para a minissérie de ficção centrada no piloto, pela voz do ator Gabriel Leone, que interpreta Ayrton Senna. Ao longo de seis episódios, explora-se a sua paixão e percurso, desde o início da sua carreira, em karts, à sua mudança para Inglaterra para competir na Fórmula Ford, entrando a todo gás nos carros de fórmula. Nos seus 10 anos como piloto de Fórmula 1, conquistou três títulos mundiais, 41 vitórias, 65 pole positions e 80 pódios.

 Nos seus 10 anos como piloto de Fórmula 1 conquistou três títulos mundiais, 41 vitórias, 65 pole positions e 80 pódios.
Nos seus 10 anos como piloto de Fórmula 1 conquistou três títulos mundiais, 41 vitórias, 65 pole positions e 80 pódios. Foto: @Guilherme Leporace e Alan Roskyn / Netflix

Senna nasceu no Brasil e em toda a sua vida é visível o amor pelo seu país e a vontade de melhorar a vida dos seus compatriotas, doando milhões a instituições de caridade ao longo da sua vida. Depois, da sua morte, a sua família continuou o seu legado através da criação do Instituto Ayrton Senna, uma ONG Brasileira, presidida pela sua irmã Vivianne, interpretada na série por Camila Márdila, que promove o desenvolvimento de crianças e jovens, através da educação.

Senna nasceu no Brasil e em toda a sua vida é visível o amor pelo seu país e a vontade de melhorar a vida dos seus compatriotas.
Senna nasceu no Brasil e em toda a sua vida é visível o amor pelo seu país e a vontade de melhorar a vida dos seus compatriotas. Foto: @Guilherme Leporace e Alan Roskyn / Netflix

A série conduz o espectador até ao acidente trágico que tirou a vida ao piloto, no Grand Prix de San Marino, em Ímola, em Itália. Nesse fim de semana histórico, Senna foi a segunda morte no trajeto, tendo sido a primeira do piloto austríaco da Simtek Roland Ratzenberger. Nesta corrida, Senna fez a volta mais rápida da prova na sétima volta. A seguinte não foi completa. Numa curva, Ayrton Senna não conseguiu controlar o carro e embateu contra betão a 200km/hora, não sobrevivendo ao acidente. A peritagem acabou por concluir, mais tarde, que a coluna de direção do automóvel se tinha partido.

Nesta corrida, Senna fez a volta mais rápida da prova na sétima volta. A seguinte não foi completa.
Nesta corrida, Senna fez a volta mais rápida da prova na sétima volta. A seguinte não foi completa. Foto: @Guilherme Leporace e Alan Roskyn / Netflix

Morreu com 34 anos. 30 anos depois, uma série eterniza a sua história em streaming, com estreia global a 29 de novembro, perpetuando a inspiração a novas gerações e novos fãs de Fórmula 1.

Saiba mais Prazeres, Drive, Fórmula 1, Ayrton Senna, Netflix, Minissérie, Piloto, 30 anos
Relacionadas

24 Horas de Le Mans 2023, a edição do centenário

Às 15 horas de sábado passado, o basquetebolista Lebron James (sim, esse) deu a partida para as 24 Horas de Le Mans. Aqui fica um breve guia com tudo o que precisa saber sobre a mais importante corrida de resistência do mundo.

24 Horas de Le Mans – será esta a maior corrida do mundo?

Entre Le Mans, o Grande Prémio do Mónaco e as 500 Milhas de Indianápolis, não é fácil nomear uma. São todas corridas de enorme calibre, ricas em historial e verdadeiras clássicas do desporto automóvel. A resposta, se calhar, é como nas cervejas: provavelmente.

Mais Lidas
Drive Tesla Cybertruck em exposição em Portugal

Não só permite um contaCto próximo com um veículo que ainda não está disponível no mercado português, como também DÁ uma visão do futuro dos veículos elétricos e da mobilidade sustentável. Até ao dia 2 de Agosto, esta é a oportunidade para ver e experimentar, ainda que visualmente, uma das mais aguardadas inovações da marca norte-americana.