Prazeres / Drive

Aimé Leon Dore restaura um Porsche 993 Turbo

Com uma relação estabelecida desde 2020, este é o quarto automóvel personalizado pela marca de moda nova-iorquina.

Foto: @Aimé Leon Dore
22 de novembro de 2024 | Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

Em 2020 pintaram um Porsche Carrera 4 (tipo 964) de branco como a loja da marca de roupa em Manhattan, em 2021 o modelo 911 SC apareceu em verde azeitona e, em 2023, o Porsche 356 B marcou a mais recente colaboração entre as duas marcas, num azul meia-noite. Desta vez, a tela de Teddy Santis, diretor criativo e fundador da Aimé Leon Doré, é um Porsche 993 Turbo, pensado e produzido nos anos 90. Além do automóvel, a marca irá lançar uma coleção cápsula de roupa.

O exterior verde escuro, presente até nas jantes Porsche Turbo Twist de 18 polegadas, contrasta com o interior de pele de cordeiro camel, com carpetes e assentos de pelo, mas com costas duras que transportam a cor do exterior para o interior.
O exterior verde escuro, presente até nas jantes Porsche Turbo Twist de 18 polegadas, contrasta com o interior de pele de cordeiro camel, com carpetes e assentos de pelo, mas com costas duras que transportam a cor do exterior para o interior. Foto: @Aimé Leon Dore

O automóvel, a estrela desta colaboração, exibe a cor verde Mulberry, que a Aimé Leon Doré tem vindo a desenvolver desde a sua fundação e que se tornou a sua assinatura, em 2014. O exterior verde escuro, presente até nas jantes Porsche Turbo Twist de 18 polegadas, contrasta com o interior de pele de cordeiro camel, com carpetes e assentos de pelo, mas com costas duras que transportam a cor do exterior para o interior. Pormenores alusivos à cidade de Nova Iorque são ainda visíveis no interior. As soleiras das portas são gravadas com a frase "A team from outta Queens with the American dream" em dourado – traduzindo, é algo como "Uma equipa de Queens com o Sonho Americano", mas no fundo é a demonstração do orgulho que a marca de roupa tem no bairro onde nasceu. A cabeça da manete das mudanças não é habitual. Aqui, é substituída por um globo terreste dourado – o Unisphere – símbolo do mesmo bairro.

Pormenores alusivos à cidade de Nova Iorque são ainda visíveis no interior.
Pormenores alusivos à cidade de Nova Iorque são ainda visíveis no interior. Foto: @Porsche

Ao longo do exterior e interior também é possível ver personalizações que sublinham a colaboração das duas marcas. De apoios de cabeça gravados com o nome de ambas, a um volante igualmente recortado e um exterior com pormenores um pouco mais discretos, onde até o símbolo traseiro tem direito a um pequeno logótipo da Aimé Leon Dore.

Ao longo do exterior e interior também é possível ver personalizações que sublinham a colaboração das duas marcas.
Ao longo do exterior e interior também é possível ver personalizações que sublinham a colaboração das duas marcas. Foto: @Aimé Leon Dore

Mas não foi só esteticamente que este automóvel foi restaurado, recebendo ainda atualizações técnicas. Entre elas, encontramos um novo escape e um separador dianteiro e da asa traseira do modelo 993 Turbo S. O automóvel é equipado com pneus Michelin Pilot Sport PS2.

 Além de tipologias de vestuário de inspiração habitual no streetstyle nova-iorquino, esta coleção contém um saco de viagem de pele que encaixa perfeitamente no porta-bagagens do automóvel.
Além de tipologias de vestuário de inspiração habitual no streetstyle nova-iorquino, esta coleção contém um saco de viagem de pele que encaixa perfeitamente no porta-bagagens do automóvel. Foto: @Aimé Leon Dore

No lado da Aimé Leon Dore, a colaboração é assinalada por uma coleção cápsula inspirada no mundo automóvel da Porsche e nas cores utilizadas no restauro. Além de tipologias de vestuário de inspiração habitual no streetstyle nova-iorquino, esta coleção contém um saco de viagem de pele que encaixa perfeitamente no porta-bagagens do automóvel, luvas de condução e um casaco de cabedal digno da equipa Porsche. A campanha inclui umas New Balance 993, mas ainda não terão confirmado se serão lançadas para venda, apesar da coincidência de números e cores parecer perfeita demais.

Casaco de cabedal digno da equipa Porsche.
Casaco de cabedal digno da equipa Porsche. Foto: @Aimé Leon Dore
A campanha inclui umas New Balance 993, mas ainda não terão confirmado se serão lançadas para venda, apesar da coincidência de números e cores parecer perfeita demais.
A campanha inclui umas New Balance 993, mas ainda não terão confirmado se serão lançadas para venda, apesar da coincidência de números e cores parecer perfeita demais. Foto: @Aimé Leon Dore

O que une estas duas marcas é a busca pela excelência de produção, atenção aos pormenores e elegância intemporal. O resultado da sua união está a vista num Porsche pronto para as ruas de Nova Iorque.

Saiba mais Prazeres, Drive, Carro, Automóvel, Porsche, 993 Turbo, Aimé Leon Dore, Nova Iorque, Colaboração
Relacionadas

Mazda REPU: 50 anos de inovação

Corria o ano de 1974 quando a Mazda integrava um motor rotativo debaixo do capot de uma pick-up. Foi um sucesso do lado de lá do Atlântico, principalmente na Costa Oeste, terra de praias e de surf.

Mais Lidas
Drive 7 museus para viver a paixão pelos automóveis

A velocidade e a competição não são os únicos combustíveis dos aficionados por automóveis. Selecionamos sete museus onde se contam histórias, se celebram marcas, se contempla uma indústria em constante movimento e se aprecia a arte do design. Uma viagem com paragens obrigatórias em França, Itália, Alemanha, Estados Unidos e, claro, no Caramulo, em Portugal.

Drive Um novo BMW inspirado nos clássicos

Foi com o Lago Como de pano de fundo que a BMW deu a conhecer o seu novo carro, uma continuação do legado do modelo Touring. Com um design onde cada detalhe conta, este Speedtop vai entrar em produção com uma edição limitada.

Drive Aston Martin DB12 Goldfinger Edition: Uma homenagem a 007

Para celebrar os 60 anos de parceria icónica entre James Bond e a Aston Martin, a marca britânica lançou um modelo exclusivo. Este carro de luxo combina o design elegante e as inovações de ponta, captando o espírito e a sofisticação dos filmes com um toque moderno.