Prazeres / Drive

Quanto custa realmente um carro de Fórmula 1?

Uma vez que são construídos à mão, fazer uma estimativa do valor dos automóveis mais velozes do mundo não é fácil. Mas prometemos tentar.

A carregar o vídeo ...
17 de junho de 2022 | Ana Francisca Oliveira

Os monolugares da Fórmula 1 são uma obra de arte de evolução mecânica. Feitos com os melhores materiais, cada peça é pensada para garantir o máximo desempenho possível. Ainda que pareça um pouco contraditório, a combinação da leveza e da rigidez do carro é fundamental para garantir a velocidade, mas também a segurança dos pilotos em caso de acidente. As peças são feitas totalmente à medida e colocadas à mão pelos melhores engenheiros e mecânicos do mundo. Mas isto não é surpreendente, já que a Fórmula 1 é conhecida por ser um dos desportos mais caros de sempre.

Mercedes-AMG Petronas Motorsport
Mercedes-AMG Petronas Motorsport Foto: Fórmula 1

Em 2022, a FIA (Federação Internacional de Automóveis) estabeceleu um orçamento limite ( que inclui viagens, estadas, equipamento, etc) para evitar grandes discrepâncias entre equipas, sendo que cada uma apenas pode investir 140 milhões de euros no total. A decisão gerou algumas complicações, já que os automóveis são compostos por cerca de 14,500 peças. Com dois condutores por equipa (um carro para cada), o componente mais importante, o motor, pode chegar aos cinco milhões de dólares, enquanto o chassi de fibra de carbono, para proteger os pilotos, chega a ter um custo de mais de 1 milhão.

Scuderia Ferrari
Scuderia Ferrari Foto: Ferrari

A aerodinâmica é, assim, essencial para atingir as altas velocidades (que por vezes ultrapassam os 300 km/h) e para isto são utilizadas as asas dianteira e traseira, que possuem o sistema DRS, introduzido na Fórmula 1 em 2011. Este sistema hidráulico reduz a resistência aerodinâmica, facilitando as ultrapassagens em pista, sendo que cada asa tem um valor entre os 150 e 200 mil dólares.

Red Bull Racing
Red Bull Racing Foto: Getty Images

O centro elétrico encontra-se no volante e, atualmente, os pilotos utilizam-no não só para conduzir como para alterar as mudanças - sem surpresas, pode ter custos que rondam os 100 mil euros. Já a transmissão, na traseira do carro, está conectada ao sistema hidráulico da embraiagem e pode chegar aos 170 mil dólares. Por fim, o sistema de segurança Halo, presente em todos os monolugares, acrescenta uns meros 17 mil dólares ao preço da máquina. Depois de vários acidentes, como a morte de Ayrton Senna, em 1994 ,e de Anthoine Hubert, em 2019, este último na Fórmula 2,a segurança dos pilotos tornou-se um ponto fulcral nas corridas. O valor final? Uns espantosos oito milhões de dólares para cada automóvel. Não admira que os pilotos fiquem aborrecidos cada vez que têm o mais pequeno toque.

Saiba mais Prazeres, Atualidade, Drive, Carros, Fórmula 1
Relacionadas

Fórmula 1: glória ou vergonha?

Um campeonato do mundo decidido na última volta da última corrida, alguém poderia desejar melhor? Se calhar sim... talvez que a Fórmula 1 não se tivesse juntado ao futebol, à política e à religião, tornando-se um tema “tóxico”, pouco ou nada transparente e impossível de se discutir de uma forma racional e desapaixonada.

Será que Mick Schumacher é tão bom como o pai?

Filho do heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher, tem muitas expectativas a que corresponder. Campeão de F2 de 2020 e juntando-se à Haas na F1, que hipóteses tem o jovem Schumacher de seguir as pisadas do pai?

Mais Lidas
Drive Um novo BMW inspirado nos clássicos

Foi com o Lago Como de pano de fundo que a BMW deu a conhecer o seu novo carro, uma continuação do legado do modelo Touring. Com um design onde cada detalhe conta, este Speedtop vai entrar em produção com uma edição limitada.

Drive 24 Horas de Le Mans, a antevisão

É de novo aquela altura do ano: às 15 horas de sábado, 62 carros, tripulados por 186 pilotos, vão lançar-se para 24 horas de corrida à volta de um circuito, parte permanente, a maioria em estrada nacional, com 13.628 metros de perímetro. É a maior prova de resistência do Desporto Automóvel.