Artes / Prazeres

Vincent Van Duysen abre as portas da sua casa

Da união entre o imaginário do arquiteto e designer belga e a Zara Home nasce uma nova colaboração que nos faz sonhar.

Foto: DR
20 de junho de 2025 | Margarida Bexiga / com Maria Salgueiro

Vincent Van Duysen, ilustre designer e nome de peso na arquitetura, realizou um evento na sua residência em Antuérpia com amigos próximos, clientes e impressa, sendo esta a primeira vez que abre as portas de casa para um evento do género. O motivo? A nova colaboração com a Zara Home+. Segundo o próprio, não podia haver melhor local para celebrar esta parceria, pois a assinatura estética do criador começou com as suas casas próprias. 

Nas peças, perduram os materiais com acabamento em couro, carvalho e aço.
Nas peças, perduram os materiais com acabamento em couro, carvalho e aço. Foto: DR

Esta que é a quarta parceria do designer com a marca espanhola vem dar continuidade à colaboração que começaram em 2022, que permitiu que as criações de Vincent chegassem a um público mais amplo. A premissa mantém-se: Zara Home+ e Vincent Van Duysen já nos haviam habituado a coleções simples, arrojadas, mas, sobretudo, elegantes. Esta coleção afasta-se ligeiramente das três primeiras. O arquiteto afirma que as coleções anteriores tinham um fundo mais conservador e clássico e que a atual segue uma linha mais modernista. 

A quarta e nova parceria do designer com a marca espanhola vem dar continuidade à colaboração que começaram em 2022.
A quarta e nova parceria do designer com a marca espanhola vem dar continuidade à colaboração que começaram em 2022. Foto: DR

Desta união nascem artigos de decoração e iluminação, num estilo minimalista, com uma paleta de cores neutra, imagem de marca de Van Duysen. Nas peças, perduram os materiais com acabamento em couro, carvalho e aço.  

Portugal também está presente nesta coleção. Os materiais utilizados provêm de pequenas empresas e oficinas de artesanato localizadas entre o território nacional e Espanha. A propriedade de Vincent em Melides, a Casa M, é também uma forte inspiração para as criações do designer. Este "santuário", localizado no Alentejo, já recebeu figuras como Julianne Moore. 

Os materiais utilizados provêm de pequenas empresas e oficinas de artesanato localizadas em Portugal e Espanha.
Os materiais utilizados provêm de pequenas empresas e oficinas de artesanato localizadas em Portugal e Espanha. Foto: DR

A coleção já se encontra disponível no website da marca.

Saiba mais Prazeres , Artes , Zara Home , Vincent Van Duysen , Mobiliário , Design de interiores , Arquitetura
Relacionadas

Um dia na vida de Rui Reininho

Há mais de quatro décadas que o carismático vocalista dos GNR, que “fez da língua portuguesa um canto e do canto uma forma nova de linguagem”, não deixa ninguém indiferente com a sua voz inconfundível e letras poéticas. Depois de as ouvir, pode lê-las em “Soñetos”, uma antologia que reúne mais de 150 letras-poemas, entre as escritas para o Grupo Novo Rock e os projetos a solo.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.