Artes / Prazeres

Um convite a mergulhar nas criações de Vanessa Barragão

A artista têxtil dá a conhecer ao público o seu mais recente projeto, que estará exposto no centro comercial Colombo até ao final do verão.

Foto: DR
27 de junho de 2025 | Margarida Bexiga / com Maria Salgueiro

"Mergulho. As paisagens de Vanessa Barragão" é a nova exposição do projeto "A Arte Chegou ao Colombo". Nesta mostra, os visitantes poderão conhecer e testemunhar o universo criativo e poético da artista têxtil.

Vanessa, natural de Albufeira, foi fortemente influenciada por elementos da natureza para a criação desta exposição, com especial destaque para as paisagens subaquáticas. Esta exibição visa homenagear a riqueza e diversidade dos ecossistemas marinhos, enquanto procura conscientizar para o consumo excessivo. Baseando-se no compromisso com a sustentabilidade e preservação ambiental, as criações da artista resultam num casamento perfeito entre expressão visual criativa e consciência ecológica. 

Baseando-se no compromisso com a sustentabilidade e preservação ambiental, as criações da artista resultam num casamento perfeito entre expressão visual criativa e consciência ecológica.
Baseando-se no compromisso com a sustentabilidade e preservação ambiental, as criações da artista resultam num casamento perfeito entre expressão visual criativa e consciência ecológica. Foto: DR

A artista utiliza, exclusivamente, desperdício da indústria têxtil nas suas produções, dando-lhes uma nova vida em tapeçarias e instalações que remetem para o mar, a sua principal inspiração neste último trabalho. 

Através de métodos manuais, mas com uma reinterpretação contemporânea, Vanessa recorre a técnicas como o crochê, a tecelagem e a feltragem com a reciclagem de lã e fibras sintéticas.

Vanessa recorre a técnicas como o crochê, a tecelagem e a feltragem com a reciclagem de lã e fibras sintéticas.
Vanessa recorre a técnicas como o crochê, a tecelagem e a feltragem com a reciclagem de lã e fibras sintéticas. Foto: DR

Esta exibição também conta com atividades para os mais novos. O programa inclui uma oficina de crochê, destinada a crianças dos 6 aos 12 anos. Poderá conhecer a mostra, gratuita, entre 27 de junho e 31 de agosto, entre as 10h e as 22h, na praça central do centro comercial Colombo, em Lisboa.

Saiba mais Prazeres , Artes , Exposição , Vanessa Barragão , Sustentabilidade
Relacionadas

Livro. O rei do surrealismo numa monografia XXL

Com base nas mais recentes investigações, a Taschen traça a vida e obra de Salvador Dalí. Esta edição especial, limitada e numerada, ajuda a compreender melhor o génio por detrás do telefone-lagosta, dos relógios derretidos e das girafas em chamas.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.