Irreversible, uma exposição-manifesto de Bordalo II
O artista português regressa à capital francesa para inaugurar mais uma exposição-manifesto na qual, como é habitual, transforma resíduos plásticos em arte, numa reflexão sobre os consumos excessivos da sociedade e a poluição.

Após seis anos da sua exposição Accord de Paris, uma das figuras-chave da arte urbana portuguesa e internacional, regressa à capital francesa com uma nova exposição, a Irreversible. Reconhecido por misturar ativismo e arte nas suas obras, BORDALO II volta com mais um manifesto onde irá interagir com diversos elementos urbanos e mobiliários, reutilizando objetos do quotidiano para caracterizar a sociedade e as suas contradições. Com uma abordagem provocadora, mas também introspetiva, Irreversible propõe uma reflexão sobre o ambiente urbano e os nossos próprios comportamentos sociais.

Artur Bordalo, nascido e criado em Lisboa, descobriu a arte cedo no ateliê do seu avô, o pintor Real Bordalo. Aos 11 anos, foi com o graffiti lisboeta que gradualmente moldou a sua visão artística e mais tarde decidiu estudar pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Começou inicialmente a interessar-se por escultura e cerâmica, até que encontrou o seu caminho através da criação de trabalhos a partir de resíduos, que utilizou para explorar questões relacionadas com a poluição, consumismo e outros desafios ambientais. O seu trabalho encontra-se presente em todo o mundo, tanto em espaços públicos como em grandes exposições internacionais.

Numa época em que aumenta a urgência de adotarmos novos hábitos que minimizem os impactos prejudiciais no futuro do planeta, esta exposição surge como um alerta, especialmente para a nova geração. A exposição inclina-se para as verdades incómodas sobre como vivemos, consumimos e descartamos, com alguns retratos de animais criados a partir de resíduos plásticos, dando ênfase ao impacto do consumismo excessivo e à poluição.

Para entusiastas de arte urbana, colecionadores e defensores do meio ambiente, Irreversible será inaugurada no dia 24 de maio às 15h, com a presença do artista, na Galeria Mathgoth, onde permanecerá até 28 de junho aberta ao público de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita. Esta exposição-manifesto marcará igualmente a estreia de uma das suas séries, a PROVOCS.
Retrospetiva de artista francês JR na Galeria Underdogs
JR ainda é um jovem artista, com 43 anos acabados de fazer. Ainda assim, retrospetiva é mesmo o nome indicado para a sua exposição "Through My Window", na qual somos convidados a conhecer as suas instalações de grande escala através de 36 litografias – que estão à venda.
Livro. Georg Baselitz e o mundo de cabeça para baixo
Desde pinturas existenciais até esculturas rudemente esculpidas em madeira e "remixes" de obras anteriores, o trabalho deste artista alemão é sempre desafiador. Muitas das suas pinturas exploram a identidade alemã e o impacto da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo. Ficou famoso por pintar "às avessas".
Livro. A melhor e a pior publicidade norte-americana dos anos 2000
Os anúncios publicitários dizem muito sobre a cultura de determinado sítio num dado momento, os usos e costumes, o Zeitgeist e – certamente – os hábitos de consumo. Há muitas formas de contar a história do mundo – esta é uma delas.
Pedro Almodóvar & Roche Bobois, uma colaboração que celebra a cor
A Semana de Design de Milão 2025 ainda agora começou, mas já tem novidades que vale a pena espreitar. O celebrado realizador espanhol e a marca de móveis e decoração uniram-se na linha "Cromática", onde, tal como o nome indica, não falta cor.
Famosas Levi's de Kurt Cobain em exposição depois de leilão histórico
Há pouco mais de um ano, umas calças de ganga propriedade do famoso vocalista dos Nirvana foram vendidas por mais de 412 mil dólares. Um valor astronómico, 40 vezes superior às estimativas iniciais. Este verão, as calças estarão expostas na sede da Levi's, em São Francisco, na Califórnia.
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.