Retrospetiva de artista francês JR na Galeria Underdogs
JR ainda é um jovem artista, com 43 anos acabados de fazer. Ainda assim, retrospetiva é mesmo o nome indicado para a sua exposição "Through My Window", na qual somos convidados a conhecer as suas instalações de grande escala através de 36 litografias – que estão à venda.

A Galeria Underdogs vai acolher, de 28 de março a 19 de abril, uma exposição do artista francês JR chamada Through My Window. E o que o visitante poderá ver através da janela de JR é uma retrospetiva através de litografias que captam 36 das suas instalações de grande escala, um projeto intitulado Inside Out. Este artista, nascido em Paris em 1983, trabalha na interseção entre fotografia, arte pública, cinema e envolvimento social. Além destas obras, durante a exposição, ocorrerá uma colaboração inédita deste artista com o famoso artista português Vhils. O estilo fotográfico distintivo de JR e a estética única de Vhils irão convergir numa visão artística singular, numa intervenção que será anunciada brevemente.

Ao longo das últimas duas décadas, JR criou projetos monumentais e intervenções específicas em cidades por todo o mundo. Seja colando imagens em casas numa favela brasileira (2008-2009), organizando um piquenique sobre a cerca da fronteira entre os EUA e o México (2017), trabalhando com 400 voluntários para criar um trompe-l’oeil no Museu do Louvre, em Paris (2019), ou conduzindo uma procissão em torno de um enorme retrato de uma criança refugiada no deserto do Saara (2022), JR procura envolver todos no ato de criação artística, com o objetivo de gerar conversas e impulsionar mudanças sociais.

Envolvimento esse que vai ter lugar também na Galeria Underdogs, onde o público será convidado a fazer parte deste movimento global. No dia da inauguração da exposição, uma carrinha-cabine fotográfica estará estacionada em frente à galeria, oferecendo aos visitantes a oportunidade de serem fotografados e de verem os seus retratos integrarem um mural público. Todos podem participar, sem qualquer inscrição prévia necessária.

Em Through My Window, a exposição que estará patente na Galeria Underdogs, cada obra carrega uma história social e comunitária, que é contada por JR, em formato áudio, a que é possível aceder através de QR Codes colocados junto às peças. Este francês começou por fazer arte nas ruas de Paris para, mais tarde, atravessar fronteiras e trabalhar em diferentes continentes – através do mapa exposto na galeria, obtém-se uma visão global do seu percurso e o impacto que deixou em cada ponto geográfico.

Desde a ilusão de ótica no Museu do Louvre, em Paris, à intervenção na prisão de alta segurança Tehachapi, na Califórnia, JR divide-se entre a criação de obras monumentais e o trabalho realizado com comunidades locais, em campos de refugiados, zonas de conflito, e outros locais onde o artista escolhe usar a arte como arma de transformação sociopolítica.

As litografias são edições limitadas e vão estar disponíveis para venda na galeria, sendo que o acesso antecipado será possível através de uma Viewing Room de pré-venda online, de 26 a 28 de março, no site da Underdogs.
Onde? Rua Fernando Palha 56, Marvila, Lisboa Quando? De 28 de março a 19 de abril Horário? Terça a sábado das 14h às 19h.
Tamara Alves volta à Underdogs com exposição que celebra o ser humano
Após cinco anos sem uma exposição individual na galeria Underdogs, a artista regressa em grande com "And Your Flesh Becomes a Poem". A partir de 24 de janeiro, o público poderá contemplar 27 obras inéditas que exploram as forças primordiais do ser humano, numa celebração visceral e poética da condição humana.
Irreversible, uma exposição-manifesto de Bordalo II
O artista português regressa à capital francesa para inaugurar mais uma exposição-manifesto na qual, como é habitual, transforma resíduos plásticos em arte, numa reflexão sobre os consumos excessivos da sociedade e a poluição.
Simon Berger chega a Portugal numa exposição na galeria Underdogs
Monuments é a primeira mostra nacional do artista especializado em retratos em vidro com inauguração marcada para 15 de novembro.
Pedro Almodóvar & Roche Bobois, uma colaboração que celebra a cor
A Semana de Design de Milão 2025 ainda agora começou, mas já tem novidades que vale a pena espreitar. O celebrado realizador espanhol e a marca de móveis e decoração uniram-se na linha "Cromática", onde, tal como o nome indica, não falta cor.
Nova exposição de Felipe Pantone na Underdogs
Estreia já no próximo dia 13 de setembro a nova exposição do artista argentino-espanhol famoso por gradientes de cor vibrantes, padrões geométricos e uma estética de glitch digital. Chama-se "Perceptual Phenomena, Color Spaces, Structural Honesty".
Com 87 anos, o famoso artista plástico britânico esteve pessoalmente envolvido na escolha das cerca de 400 obras e na forma como foram dispostas. Uma mostra histórica para ver na Fundação Louis Vuitton, em Paris, até 31 de agosto.
Parte miniatura automóvel, parte obra de arte, parte pisa-papéis e parte puzzle, o Cameo é uma peça de decoração muito especial. A carroçaria é construída através do encaixe de duas secções – uma em carvalho maciço e outra em alumínio polido – que, em conjunto, recriam o icónico acabamento em dois tons da marca.
Um hobbie que se tornou viral e que mostra os quadros mais icónicos de cada país Europeu. Saiba o que o autor escolheu para Portugal.
“A Nossa Terra, o Nosso Altar” é um documentário filmado entre 2013 e 2019 sobre o agora extinto bairro do Aleixo, no Porto. André Guiomar, realizador, quis documentar uma comunidade em suspenso - e dar-lhe voz.