Prazeres / Artes

Exposição “Distante”, do coletivo Unidigrazz, estreia-se na Underdogs

É a primeira exposição do grupo que une os artistas Diogo “Gazella” Carvalho, Onun Trigueiros, Rappepa bedju tempu, Sepher AWK e Tristany, com inauguração marcada para 15 de setembro.

Foto: Unidigrazz
05 de setembro de 2023 | Rita Silva Avelar

O nome adivinha o ponto de partida do que podemos esperar desta exposição – "Distante" é uma referência à malha social que habita as franjas de Lisboa, "expondo a céu aberto as vivências e desigualdades que prevalecem entre as realidades do centro e da periferia", lê-se no comunicado da galeria Underdogs - plataforma cultural com uma galeria que tem dois espaços expositivos -, que acolhe esta primeira mostra oficial do coletivo Unidigrazz.

Há peças colaborativas entre os artistas, há aventuras individuais, mas todas elas se confrontam os visitantes com "uma exploração das narrativas complexas inerentes à dicotomia periferia-centro, representada pelos 33 minutos de viagem entre as estações do Rossio e Algueirão Mem Martins, na Linha de Sintra." Há pinturas, instalações e obras que espelham esta realidade, numa multiplicidade de referências visuais que se complementam.

A exposição inaugura a 15 de setembro.
A exposição inaugura a 15 de setembro. Foto: Unidigrazz

Nas palavras dos próprios artistas: "Unidigrazz é uma consequência, uma continuação de algo [que já existe]; do trabalho dos rappers street, writers, poetas, de todas as mães. A arte realizada pelo coletivo relata uma época que já se viveu ou se está a viver, pela maneira de ver e criar de quem vive dentro dessa realidade. É mais do que o mundo artístico. É o que vêem e vivem." A Unidigrazz foi criada em 2017, em Mem Martins, por músicos, fotógrafos, ilustradores, realizadores e graffiti writers, entre os principais estão Diogo "Gazella" Carvalho, Onun Trigueiros, Rappepa bedju tempu, Sepher AWK e Tristany.

É do coletivo Unidigrazz.
É do coletivo Unidigrazz. Foto: Unidigrazz

A exposição "Distante" inaugura a 15 de setembro das 18h às 21h na Galeria Underdogs. No mesmo dia, o espaço Cápsula acolhe uma mostra de peças do projeto de intervenção artística ±MaisMenos±, de Miguel Januário, desenvolvida para acompanhar o lançamento de um novo livro dedicado à obra do artista, marcado para dia 28 de outubro.

Onde? Rua Fernando Palha, Armazém 56 – Lisboa Quando? Terça a sábado, das 14h às 19h Entrada gratuita

Saiba mais Artes, Exposição, Unidigrazz, Galeria Underdogs, Lisboa, artes, cultura, entretenimento, Diogo “Gazella” Carvalho, Onun Trigueiros, Rappepa, Sepher AWK e Tristany
Relacionadas

Di Vetro, a nova exibição da galeria Prime Matter

Para a sua segunda exposição, o francês Emmanuel Babled convidou o mestre vidreiro Andrea Zillio e a artista e designer Marijke De Cock, da equipa de Dries Van Noten, a expor ao lado das suas obras. Tudo em torno de um material – o vidro.

Uma exposição de arte que é um recife

A “Art Reef” é a nova exposição do artista plástico Vhils. Está no fundo do mar, foi feita com materiais oriundos de centrais termoelétricas desativadas e vai ser a casa de milhões de peixinhos. Marque já uma visita e não se esqueça das barbatanas.

Mais Lidas