Prazeres / Artes

Di Vetro, a nova exibição da galeria Prime Matter

Para a sua segunda exposição, o francês Emmanuel Babled convidou o mestre vidreiro Andrea Zillio e a artista e designer Marijke De Cock, da equipa de Dries Van Noten, a expor ao lado das suas obras. Tudo em torno de um material – o vidro.

Foto: Babled Studio
15 de setembro de 2023 | Rita Silva Avelar

No último edifício da Rua da Madalena, em Lisboa, frente à Igreja de Santa Maria Madalena, num primeiro andar, encontramos um assombroso estúdio cujos janelões deixam entrar a luz de Lisboa. Estamos no atelier de Emmanuel Babled, designer francês de mobiliário e objetos na área há 30 anos, que no seu trabalho celebra técnicas tradicionais e honra as origens dos materiais. Depois de 5 anos a viver também em Amesterdão, Emmanuel mudou-se para Lisboa no início de 2016, onde vive e trabalha atualmente neste atelier, o Babled Design.

No piso térreo encontramos a sua galeria, Prime Matter, que acaba de inaugurar a sua segunda exposição: Di Vetro, que parte do trabalho de dois artistas com recurso a vidro, material histórico cuja primeira produção humana remonta a 4000 anos, na Mesopotâmia. 

Exposição
Exposição "Di Vetro", que parte do trabalho de dois artistas com recurso a vidro Foto: Babled Studio

Conversamos alegremente com Marijke De Cock, artista manual a viver e a trabalhar em Antuérpia, onde estudou Moda na Academia Real de Belas Artes, e onde trabalha como designer na equipa de Dries Van Noten, onde se especializou, entre outras coisas, na criação e conceção de ornamentos e joias com níveis de detalhe rigorosos. Do vestuário, Marijke saltou para as obras de arte, e resgatou uma técnica antiga e tradicional, morosa, vinda da Índia, recorrendo a contas de vidro minúsculas, que são costuradas em tecidos – as formas, pensa-as ela, transformando-as depois em colagens, com auxílio do marido, também artista. 

Marijke De Cock, a artista convidada desta edição.
Marijke De Cock, a artista convidada desta edição. Foto: Niccola Van den Heuvel

"É uma técnica de partilha, feita por homens, cantada, é um momento cultural, a celebração da tradição". Há sempre três ou quatro pessoas em torno da confecção destas peças, conta-nos. Todas elas são numeradas – "dar-lhes um nome era dizer como é que as pessoas haviam de olhar para elas, de as interpretar" – e em azul Saint-Laurent, profundo, com algumas em dourado. As formas "chegam-me às vezes à beira da piscina, com as crianças, são uma coisa muito natural, de instinto." 

Uma das obras de Marijke De Cock.
Uma das obras de Marijke De Cock. Foto: Ligia Poplowska
Uma das peças de Marijke de Cock.
Uma das peças de Marijke de Cock. Foto: Ligia Poplowska

Andrea Zillio, que também exibe nesta exposição, é um mestre vidreiro que parece ter nascido para trabalhar o vidro. Nascido em Veneza e criado na ilha do fabrico tradicional de vidro, Murano, Andrea esteve primeiro no restauro de mobiliário antigo, até que começou a trabalhar na Anfora – um forno de vidro familiar, dirigido por Renzo Ferro na ilha de Serenella – e rapidamente elevou a fasquia da mestria do vidro, recorrendo à técnica de sopro (reticello, o incalmo, o zanfirico e o sommerso são algumas técnicas que domina). 

Andrea Zillio
Andrea Zillio Foto: Alisha Wetherill
Candelabro feito com minúcia
Candelabro feito com minúcia Foto: DR
Peças distinta, ornamentada e cheia de detalhe
Peças distinta, ornamentada e cheia de detalhe Foto: DR

Nesta exposição tem peças distintas, ornamentadas e cheias de detalhes, como candelabros feitos com minúcia e coloridos. Falamos por fim das peças de Emmanuel Babled, o centro de tudo e à volta das quais orbitam as dos artistas convidados, que criou uma série de "bolas" de vidro, ou potes ovais, com acabamentos exteriores a adornar cada uma delas, em cores como o azul, o preto, o amarelo e o verde, jum jogo de luzes e cores que será tudo menos acidental. 

Exposição
Exposição "Di Vetro" de 14 de setembro a 17 novembro. Foto: DR
Emmanuel Babled
Emmanuel Babled Foto: João Silveira Ramos
As obras de Marijke De Cock.
As obras de Marijke De Cock. Foto: DR

"Di Vetro", com curadoria de Marta Alvarez, está patente de 14 de setembro a 17 novembro.

Saiba mais Di Vetro, Rua da Madalena, Emmanuel Babled, Babled Design, Lisboa, Marijke De Cock, Andrea Zillio, artes (geral)
Relacionadas

Exposição de Helmut Newton chegará à Corunha

"Helmut Newton - Fact & Fiction" é a terceira mostra visual apresentada pela Fundação Marta Ortega Pérez, depois de Peter Lindbergh e Steven Meisel - chega entre 18 de novembro de 2023 e 1 de maio de 2024.

Em setembro, músicas MIL

É um festival de música? Uma convenção para profissionais do sector? Um espaço de partilha para artista nacionais e internacionais? Um núcleo de formação para quem está a começar a sua carreira na música? O MIL é isso e muito mais. Decorre no Cais do Sodré, nos próximos dias 27, 28 e 29.

Uma exposição de arte que é um recife

A “Art Reef” é a nova exposição do artista plástico Vhils. Está no fundo do mar, foi feita com materiais oriundos de centrais termoelétricas desativadas e vai ser a casa de milhões de peixinhos. Marque já uma visita e não se esqueça das barbatanas.

Mais Lidas
Artes As Bond girls mais sexy de sempre

De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.