50º aniversário do disco de David Bowie assinalado com edição especial de LP
"Pin Ups", o álbum de David Bowie de covers, originalmente lançado em 19 de outubro de 1973, vai ser reeditado por acasião dos seus 50 anos. Um clássico.

Estávamos em 1973: apenas seis meses depois do lendárioAladdin Sanee três meses após o concerto no Hammersmith Odeon, onde Bowie se despediu deZiggy Stardust e dos The Spiders From Mars, foi lançado aquele que seria um dos seus discos mais icónicos do artista, fruto de uma certa tentativa de homenagem a outros músicos que o inspiraram, de concertos que viu nos clubes dos meados dos anos 60 - The Marquee, em Londres, é um exemplo - e de discos que o marcaram (entre os artistas eleitos estãoThe Yardbirds, The Kinks, Pink Floyd, The Who, Pretty Things e The Easybeats, o que nos mostra bem a geração).
Um disco de covers, na altura foi gravado em Château d'Hérouville, em França,evê agora uma edição limitada comemorativa ser lançada a 20 de outubro, no dia antes do seuJubileu de Ouro. É umaedição especial em LP com o corte feito a meia velocidade, para uma maior qualidade do áudio. "Para o corte dePin Ups, foi utilizado um Neumann VMS-80 personalizado e com componentes eletrónicos totalmente recuperados e foi efetuado a partir das fitas originais transferidos a 192kHz, sem qualquer processamento adicional", indica a editora. John Webber foi o responsável pelo corte a meia velocidade, no AIR Studios.
Uma curiosidade: a foto de David com Twiggy, de Justin de Villeneuve, na capa do disco, foi originalmente captada para ser capa daVogue, mas quando a revista não aceitou a ideia, Bowie escolheu-a para capa de Pin Ups. "Apesar de Bowie não ter feito uma digressão de promoção ao álbum, este é idolatrado pelos fãs até hoje, que muitas vezes desejaram uma continuação, havendo na altura bastantes rumores acerca do lançamento de um Pin Ups Two, mas, como era seu estilo, em fevereiro de 1974, David Bowie lançouRebel Rebelcomo single e começou toda uma nova aventura".
A lista completa de museus com entrada gratuita aos domingos e aos feriados
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
Artes à Rua: descolonização e igualdade de género em debate
O festival cultural, que acontece em Évora, recebe nomes como Celina da Piedade, Duarte, Mallu Magalhães, Nancy Vieira, Oumou Sangare e Pedro Mafama.
Exposição “Distante”, do coletivo Unidigrazz, estreia-se na Underdogs
É a primeira exposição do grupo que une os artistas Diogo “Gazella” Carvalho, Onun Trigueiros, Rappepa bedju tempu, Sepher AWK e Tristany, com inauguração marcada para 15 de setembro.
O Governo anunciou que os monumentos históricos que estão sob alçada do Estado passam a ter acesso gratuito aos domingos e feriados.
A lista das listas, que desvenda as séries de maior sucesso na plataforma de streaming desde sempre. Surpreenda-se (ou não).
Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.
Se estiver por dentro do circuito das festas de Londres, é certo que conhecerá Dave Benett – um dos principais fotógrafos da capital britânica que já foi contratado por estrelas como Elton John. Benett conta agora como eram as saídas na década de 1990.