Prazeres / Artes

50º aniversário do disco de David Bowie assinalado com edição especial de LP

"Pin Ups", o álbum de David Bowie de covers, originalmente lançado em 19 de outubro de 1973, vai ser reeditado por acasião dos seus 50 anos. Um clássico.

Foto: DR
07 de setembro de 2023 | Rita Silva Avelar
Estávamos em 1973: apenas seis meses depois do lendário Aladdin Sane e três meses após o concerto no Hammersmith Odeon, onde Bowie se despediu de Ziggy Stardust e dos The Spiders From Mars, foi lançado aquele que seria um dos seus discos mais icónicos do artista, fruto de uma certa tentativa de homenagem a outros músicos que o inspiraram, de concertos que viu nos clubes dos meados dos anos 60 - The Marquee, em Londres, é um exemplo - e de discos que o marcaram (entre os artistas eleitos estão The Yardbirds, The Kinks, Pink Floyd, The Who, Pretty Things e The Easybeats, o que nos mostra bem a geração).

Um disco de covers, na altura foi gravado em Château d'Hérouville, em França, e vê agora uma edição limitada comemorativa ser lançada a 20 de outubro, no dia antes do seu Jubileu de Ouro. É uma edição especial em LP com o corte feito a meia velocidade, para uma maior qualidade do áudio. "Para o corte de Pin Ups, foi utilizado um Neumann VMS-80 personalizado e com componentes eletrónicos totalmente recuperados e foi efetuado a partir das fitas originais transferidos a 192kHz, sem qualquer processamento adicional", indica a editora. John Webber foi o responsável pelo corte a meia velocidade, no AIR Studios.

Uma curiosidade: a foto de David com Twiggy, de Justin de Villeneuve, na capa do disco, foi originalmente captada para ser capa da Vogue, mas quando a revista não aceitou a ideia, Bowie escolheu-a para capa de Pin Ups. "Apesar de Bowie não ter feito uma digressão de promoção ao álbum, este é idolatrado pelos fãs até hoje, que muitas vezes desejaram uma continuação, havendo na altura bastantes rumores acerca do lançamento de um Pin Ups Two, mas, como era seu estilo, em fevereiro de 1974, David Bowie lançou Rebel Rebel como single e começou toda uma nova aventura".
Saiba mais David Bowie, Disco, Álbum, clássico, Música, 50º aniversário
Relacionadas
Mais Lidas