Artes / Prazeres

Doclisboa: os primeiros highlights da programação

A 21ª edição decorre entre 19 e 29 de outubro, em Lisboa, na Culturgest, no Cinema São Jorge, no Cinema Ideal, na Cinemateca Portuguesa e no Museu do Aljube.

Foto: © A Câmara, Tiago de Aragão, Cristina Brum Bernardes, Brasil, 2023
01 de setembro de 2023 | Rita Silva Avelar

O festival que reúne o melhor do cinema documental está de volta à capital, para uma edição ecléctica em que espera a estreia de cinco filmes da secção Heart Beat e cinco filmes da secção Da Terra à Lua, já anunciados, que, segundo o comunicado de imprensa "desenham uma paisagem ímpar, rítmica, variada; da dança à literatura, à música e aos prazeres do palato – e dos palcos à selva verde e profunda". Sobressaem, nesta edição, filmes realizados por mulheres, ou sobre mulheres, ou com enredos ligados ao domínio feminino.

Doc Lisboa 2023.
Doc Lisboa 2023. Foto: © Albert Baez

Destaca-se, para já, o filme de Sara Dolotadabi sobre a vida do seu pai, o escritor iraniano Mahmoud Dowlatabadi, "duplamente abençoado e amaldiçoado pelo percurso da escrita e da história do seu país", em An Owl, A Garden & The Writer. Mas também já sabemos que estreia, mundialmente, Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago Aragão, "que acompanha mulheres eleitas de diferentes espectros políticos, que exercem o seu cargo na Câmara dos Deputados durante o último ano do governo de Jair Bolsonaro", numa vertente mais política, que dá força às mulheres.

De entre a programação já anunciada, Joan Baez I Am Noise (de Karen O’Connor, Maeve O’Boyle e Miri Navaski), sobre a lenda da folk e ativista Joan Baez: "experiência imersiva, que segue a cantora na sua última tour e que recupera do seu extenso arquivo documentos preciosos." Por fim, não esquecer Ospina Cali Colombia, de Jorge de Carvalho, "foca-se num encontro com o realizador em Lisboa e acompanha-o enquanto fala da sua vida e do seu trabalho prolífico."

A programação.
A programação.

Em breve será anunciado o restante alinhamento, em doclisboa.org. A par da iniciativa decorrem ainda o Nebulae, um espaço de indústria e espaço de networking, e ainda o projeto educativo Apordoc, com um programa de atividades próprio durante os 10 dias de evento - 19 a 29 de outubro.

Saiba mais Lua , Terra , Heart Beat , Da , A Garden , Joan Baez I , Câmara dos Deputados , artes , cultura e entretenimento
Relacionadas
Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.