Estilo / Relógios e Jóias

Watches and Wonders 202. Os relógios mais desejados da grande montra da relojoaria mundial

Durante uma semana, em Genebra, só se falou de relógios. Com Rolex, Cartier, Patek e todas as outras grandes marcas reunidas para mostrar as suas novidades, o que mais nos impressionou?

Foto: Vacheron Constantin
31 de março de 2023 | Bruno Lobo

Cartier Santos

Em 1904 Luis Cartier desenhou um relógio para o seu amigo Alberto Santos Dumont, um dos grandes pioneiros da aviação. A ideia era que este o pudesse consultar facilmente enquanto estava aos comandos desses primeiros aviões. Em 1911 o modelo ganhou vida comercial e a história atesta bem o sucesso do Santos, ainda hoje entre os relógios mais vendidos em todo o mundo. Para esta edição da Watches&Wonders, a Cartier recriou um modelo Santos em versão esqueleto, com uma série de detalhes no movimento que rementem para a vida deste grande brasileiro. O mais evidente, e importante, o mini rotor às sete horas em que a massa oscilante, é uma réplica do modelo Demoisselle, o avião mais famoso que desenhou e, na altura, o mais produzido em todo mundo. O avião parece sobrevoar um globo.

A Cartier lançou dois Santos neste modelo, em ouro rosa e aço e um novo calibre próprio o 9629 MC. Esse calibre, com o micro-rotor, tem 212 peças e demorou cerca de dois anos a desenvolver. 

Cartier Santos.
Cartier Santos. Foto: Cartier

Tudor GMT

Tudo o que tem a palavra GMT chama a atenção. Especialmente se tem a palavra Rolex ou Tudor antes, porque a irmã mais nova recuperou a luneta pepsi que tanta fama deu ao GMT Master e acrescentou-lhe um mostrador branco - "não é bem branco, é opalino", corrigem-nos – absolutamente irresistível. É o GMT com que muitos sonhavam, até porque acrescenta um novo calibre (COSC) MT5652 com 70 horas de reserva de marcha, data instantânea, 200 metros de estanquidade e, claro, a luneta em alumínio anodizado com indicação das 24 horas. 

Tudor GMT.
Tudor GMT. Foto: Tudor

JLC Reverso

Os mais apaixonados por relojoaria conhecem as origens do Reverso. E os menos ficam agora a saber: chateados por ficar tantas vezes com os relógios estragados durante as partidas de Polo, que organizavam muito durante os anos 1920 e 1930 na Índia, os oficiais britânicos, lançaram o repto a quem conseguisse criar um modelo à prova dos embates no jogo. O resultado foi uma caixa que se fechava sobre si, para proteger o mostrador, e o resto é história. O Reverso tornou-se num dos modelos mais icónicos de toda a indústria e, cada vez mais, a grande oferta da Jaeger-LeCoultre. Hoje em dia é considerado sobretudo como um relógio clássico mas, indo buscar a inspiração nessas raízes desportivas, surgiu este ano um modelo cronógrafo. De um lado tem um mostrador super elegante, do outro é mais desportivo. Mais: tem cronógrafo e segundo fuso horário. Genial. 

JLC Reverso.
JLC Reverso. Foto: Jaeger-LeCoultre

Vacheron Constantin Patrimony Retrograde

Este ano foram apresentados muitos mostradores de cor salmão, mas nenhum chegou à mestria - subtileza, harmonia, elegância… sintam-se à vontade para acrescentar adjetivos elogiosos – deste Patrimony. Muito inspirado nos anos 20 e 30 do século passado, o VC Retrograde oferece uma indicação retrógrada de dia e data, o que significa que quando os ponteiros azuis marcam 31 ou domingo "saltam" de volta para o dia 1 ou segunda-feira. É simplicidade: Less is more, sobretudo quando temos este contraste entre mostrador e caixa em platina. 

 Vacheron Constantin Patrimony Retrograde.
Vacheron Constantin Patrimony Retrograde. Foto: Vacheron Constantin

IWC Ingenieur

Os anos 1970 do século passado foram especiais para a indústria da relojoaria suíça. Desde logo porque a chegada de relógios quartzo, precisos e baratos vindos do Japão, a atirou para uma crise de vendas quase fatal. Mas, no meio dessa agitação, surgiram algumas das melhores novidades de sempre, e muitas delas pela mão do mesmo homem, Gérald Genta, que viria a desenhar alguns dos modelos mais icónicos da relojoaria até aos dias de hoje. Falamos, é claro, do Royal Oak da Audemars Piguet e do Nautilus, da Patek Philippe.

Mas Genta colaborou como outras marcas nesse período, nomeadamente com a IWC, para quem redesenhou o modelo Ingenieur. Infelizmente, ou porque era muito caro, muito grande ou por outra razão qualquer a verdade é que o Ingenieur nunca chegou a ter o mesmo sucesso comercial dos seus irmãos e após 1000 unidades produzidas a IWC fechou a torneira. Está bom de ver que esses relógios se encontram hoje entre os IWC mais procurados em leilão e, por essa razão também, a marca de Schaffhausen decidiu recriar o modelo em toda a sua glória.

O grande desafio, conta Christian Knoop, diretor de design da IWC, foi "trabalhar um ícone como o Ingenieur SL. Estávamos bem cientes da enorme responsabilidade que isso implicava", mas também não deixar tudo como estava e "criar uma interpretação nova e contemporânea, aperfeiçoada nos seus menores detalhes." A ideia é ter um modelo bastante fiel à assinatura de design original, mas com várias melhorias em termos de ergonomia, de resistência ou facilidade de leitura.

Destaque ainda para o excelente movimento que também não existia na época de Gérald Genta. O calibre 32111, manufaturado pela IWC, é um dos grandes movimentos da indústria e oferece umas impressionantes 120 horas de reserva de marcha. 

IWC Ingenieur.
IWC Ingenieur. Foto: IWC Schaffhausen

Chopard L.U.C 1963 Heritage Chronograph

A Chopard está cada vez mais verde, como podemos ver neste relógio com um mostrador irresistível em British Racing Green e caixa em Lucent Steel, o aço que desenvolveu e que é 80% reciclado. Trata-se de um avanço com um impacto muito significativo para a sustentabilidade da indústria. Um modelo superclássico a apontar o caminho para o futuro e que conta ainda com cronógrafo Flyback e certificações COSC e Poinçon de Genéve, os standards mais altos da relojoaria suíça. Terá, infelizmente, uma produção limitada a 25 unidades pelo que não será fácil (para não dizer impossível) deitar as mãos a um, mas felizmente vamos encontrar uma serie de cronógrafos Mille Miglia para apagar essa deceção. 

Chopard L.U.C 1963 Heritage Chronograph.
Chopard L.U.C 1963 Heritage Chronograph. Foto: LUC - Chopard

Rolex Cosmograph Daytona

A Rolex reservou muitas surpresas para esta edição da W&W, começando por cinco novos cronógrafos Daytona, incluindo uma versão em platina que ficará certamente para a história como um grail watch. Platina com uma pequena percentagem de ruténio, que lhe confere maior resistência à corrosão, choques e riscos. Mas nada como virar o relógio, porque pela primeira vez na história da Rolex temos um fundo transparente, com vidro de safira. A ideia será admirar o novo calibre 4131, que foge um pouco da estética tradicionalmente mais industrial da Rolex, para apresentar uma decoração mais elegante - chamam-lhe Côtes de Genève Rolex – e um rotor em ouro. Desenvolvido pela Rolex nos últimos anos, o novo cronógrafo tem um escape Chronergy, que reduz a perda de energia e oferece uma reserva de marcha de 72 horas, e amortecedores Paraflex, para maior proteção do mecanismo.  

O calibre é comum a todos os novos modelos, que viram a caixa e a luneta redesenhada com pequenos detalhes. Destaque ainda para a versão panda dial em aço, que vai certamente atrair a maior parte dos fãs. 

Rolex Cosmograph Daytona.
Rolex Cosmograph Daytona. Foto: Rolex
Saiba mais Relógios, Luxo, Cartier, Rolex, Watches and Wonders 2023
Relacionadas

11 relógios únicos no mundo chegam a Lisboa

The Anatomy of Beauty traz alguns dos mais belos relógios do mundo a Lisboa, e estará patente até ao dia 11 de janeiro no novo VIP Lounge da Vacheron Constantin. À espera da nossa visita.

60 anos de TAG Heuer Carrera

Um dos mais míticos cronógrafos do mundo da relojoaria celebra sessenta anos, com uma vitalidade impressionante. Vamos conhecer os novos TAG Heuer Carrera Chronograph ‘Glassbox'.

Mais Lidas