Estilo / Relógios e Jóias

De Patek Philippe a Jaeger-LeCoultre. Os relógios de luxo que Isabel II usava

Fosse qual fosse a marca, tinham todos um elo em comum: eram minimalistas, finos e delicados. A prova de que a rainha tinha bom gosto até nos acessórios.

Foto: Getty Images
14 de setembro de 2022 | Rita Silva Avelar
Isabel II adorava cães, cavalos, selos e... relógios. A julgar pela quantidade de vezes que surgiu com um relógio no pulso, dir-se-á que ao longo de 70 anos de reinado este foi o acessório mais constante que a vimos usar. Como uma das mulheres mais ricas do mundo (pelo menos de Inglaterra), a rainha podia dar-se ao luxo de adornar o pulso com as melhores marcas de relógios. Escolheu Patek Philippe, Jaeger-LeCoultre e Omega, entre outras igualmente exuberantes, pelo menos no que toca ao valor monetário e raridade.

Pequenos modelos que não rivalizaram em nada com outros adereços mais extravagantes como as joias reais ou as tiaras, inclusive nas ocasiões mais formais. O que marcava o seu gosto pessoal quanto aos relógios eram o formato fino e delicado, pequeno, quase sempre ouro amarelo, o seu tom preferido. 

Começamos por destacar o 101, de Jaeger-LeCoultre, que usou  para a sua coroação na Abadia de Westminster em junho de 1953, quando tinha apenas 25 anos. Minúsculo, o relógio foi um presente que a monarca recebeu de Vincent Auriol, então presidente de França. O modelo 101 saiu em 1929, com um comprimento de 14 mm, uma largura de 4,8 mm e um peso de apenas uma grama,  explica a Forbes. Tem uma pulseira com 110 diamantes lapidados e está apetrachado com o Calibre 101, considerado o mais pequeno movimento mecânico do mundo. Passou a chamar-se 101 Reine.
No dia da Coroação usou este 101, de Jaeger-LeCoultre, quase imperceptível de tão pequeno.
No dia da Coroação usou este 101, de Jaeger-LeCoultre, quase imperceptível de tão pequeno. Foto: Getty Images
No dia da Coroação usou este 101, de Jaeger-LeCoultre, quase imperceptível de tão pequeno.
No dia da Coroação usou este 101, de Jaeger-LeCoultre, quase imperceptível de tão pequeno. Foto: Jaeger-LeCoultre

 Outra das marcas de que a rainha era fã era Patek Philippe, a marca de Geneve que fez vários relógios por medida para a rainha. Entre eles o modelo 4975/1G Ellipse, com uma bracelete de pérolas e uma série de diamantes, feito em 2012, e exibido em Londres em 2015, por empréstimo da própria rainha.

Patek Philippe: o modelo 4975/1G Ellipse, feito por medida para a rainha.
Patek Philippe: o modelo 4975/1G Ellipse, feito por medida para a rainha. Foto: Patek Philippe

Além deste, ainda da marca, há outro modelo que sobressai: o Golden Ellipse 4975, com um marcador azul marcante, bracelete em malha e 30 diamantes na luneta (bem como nos marcadores de horas). Este modelo tem uma particularidade: o seu desenho foi inspirado pelo antigo princípio da proporção divina de 1/1,6181 descoberta pelos matemáticos gregos, o que resultou num modelo muito delicado e artístico.

Golden Ellipse 4975, da Patek, feito para a rainha.
Golden Ellipse 4975, da Patek, feito para a rainha. Foto: Patek Philippe

 Durante os seus últimos anos, Isabel II usou muito um modelo da mesma marca, o Calatrava, em malha milanesa dourada, muito elegante.

Patek Philippe Calatrava, que a rainha aqui usou em 2021, durante o Royal Windsor Horse Show.
Patek Philippe Calatrava, que a rainha aqui usou em 2021, durante o Royal Windsor Horse Show. Foto: Getty Images

Por fim, em 1992, a rainha fez um retrato oficial com um Omega Ladymatic de 20mm de ouro 14k com um mostrador de cor creme. Este Omega foi creditado por ter introduzido o primeiro relógio de pulso automático para senhoras e a rainha usou-o em várias ocasiões ao longo da sua vida.

Omega Ladymatic, que a rainha usou num retrato em 1992.
Omega Ladymatic, que a rainha usou num retrato em 1992. Foto: Omega
Saiba mais Patek Philippe Calatrava, 4975/1G Ellipse, Jaeger-LeCoultre, Isabel II, Inglaterra, Omega Ladymatic, Coroação, realeza
Relacionadas

O dia em que a rainha pediu um Mateus Rosé no Savoy

O Mateus Rosé celebra 80 anos com uma enorme quantidade de fãs, entre políticos, astronautas, estrelas de rock e a própria Isabel II, que subiu ao trono uma década depois do nosso Mateus ter sido lançado, em 1942.

Terzihan. Joalharia de luxo vinda de Istambul

Com uma boutique na Avenida da Liberdade, a marca turca está em Portugal desde 2013. Feitas com diamantes e pedras preciosas, as peças reluzem a metros de distância, e brilham pela sua criatividade: em tons vibrantes e com designs delicados, são verdadeiros objetos de desejo.

Novo Reverso celebra Ano do Dragão

Para quem gosta de relógios – relógios a sério, daqueles que é preciso dar corda e que têm como que um coração a bater dentro da caixa –as edições especiais dos Reversos da Jaeger-LeCoultre nunca desiludem. O Reverso Tribute Enamel Dragon não é excepção.

Mais Lidas
Relógios e Jóias Jóias para sempre

Hoje assinala-se o Dia dos Namorados chinês e, como todos os momentos são bons para celebrar aqueles de quem mais gostamos, a MUST escolhe 10 joias para oferecer a quem quiser.