Pode uma sesta a meio do dia compensar uma noite mal dormida?
A privação de sono pode, afinal, não ser facilmente resolvida com a tão falada "power nap". Num estudo recente, um grupo de especialistas revela que a compensação é um mito.
Já lhe aconteceu, certamente, dormir menos horas do que devia e precisava, mesmo quando vai para a cama mais cedo. E, no caso de sair do trabalho a horas razoáveis, fazer aquela pequena sesta, pensando que o/a ajudará a recuperar as energias que durante a noite não foram restabelecidas - pois saiba que não é bem assim que funciona.
Citada pelo jornal The New York Times, Rebecca Spencer, investigadora de ciências do sono na Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos, entende que, embora uma sesta a meio do dia reponha a energia suficiente para aguentar mais umas horas, não é suficiente para anular os riscos da saúde que podem vir com uma rotina de sono insuficiente.Quando dormimos uma noite inteira, passamos por alguns ciclos de sono, cada um com uma duração de 90 minutos. Cada ciclo é composto por 4 estágios: os dois primeiros são considerados um sono leve, em que os batimentos cardíacos e a respiração ficam mais lentos e os músculos começam a relaxar, estes estágios podem, cada um, durar entre 10 a 25 minutos. O terceiro estágio, mais conhecido como sono profundo, é quando se atinge a fase mais importante do ciclo do sono em que barulhos externos não nos fazem acordar com tanta facilidade. O último estágio é conhecido como REM, repete-se várias vezes ao longo da noite e é a altura mais propícia para ter alguns sonhos. Este estágio é fundamental para a manutenção das funções cognitivas e proporciona bem-estar.
Citada pelo jornal The New York Times, Molly Atwood, psicóloga clínica e pesquisadora de medicina comportamental do sono, afirma que o facto de não passar pelos diferentes estágios de sono pode levar à existência de problemas de saúde. No entanto, aponta algumas vantagens de uma sesta, contando que dormir um pouco a meio de um dia de trabalho, "pode realmente ajudar a melhorar algumas coisas, como o tempo de reação e a memória". Apesar disso, a psicóloga clínica aconselha a não tirar mais de 30 minutos de sesta.
Fazer sestas de mais de uma hora pode aumentar o risco de sofrer um AVC
Bem sabemos que uma “power nap” pode fazer milagres para alguns, mas evite prolongá-la demasiado.
Esta é a chave para recuperar de um esgotamento, afirma a ciência
Dados recentes indicam que a melhor forma de recuperação passa pela realização das atividades e hobbies que mais gostamos. Mas só se tiverem um destas quatro características.
Método Bilbo, um treino pensado pelo melhor supino de Espanha
O método que está a dar que falar e que promete resultados rápidos, garantindo o ganho de massa muscular sem criar lesões.
Anda a dormir o suficiente? Este simples truque permite descobrir
Se mesmo dormindo bem sente que anda sempre a bocejar e a fechar os olhos, existe um truque que permite descobrir se realmente anda a descansar as horas que o seu corpo necessita.
6 truques para combater a insónia e adormecer em poucos minutos
De beber um chá a desligar a televisão, existem várias técnicas a que podemos recorrer para adormecer mais rápido. Nenhuma é infalível, mas não custa experimentar.
Quantas horas dormem as pessoas mais determinadas do mundo?
Para Bill Gates ou Jeff Bezos descansar é um dos ingredientes essenciais para uma carreira de sucesso.
O hábito que Bill Gates não dispensa - e porquê
O confundador da Microsoft, hoje com 67 anos, aprendeu da pior maneira que esta prática diária é essencial para uma boa saúde física e mental. Logo, para o seu negócio.
Já tentou de tudo e mesmo assim não consegue chegar ao seu peso ideal? O problema pode estar nos polimorfismos.
Este é o workout que toda a gente, aparentemente, está a fazer. E só retira 20 minutos do seu dia.
De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, um terço dos homens britânicos confessa fechar-se na casa de banho para “escapar” à família. “Todos precisamos de um pouco de tempo a sós — para fazer um balanço ou desligar completamente”, alegam.
Os exercícios podem ser feitos em casa e ajudam a evitar complicações futuras.