Estilo / Beleza & Bem-Estar

Método Bilbo, um treino pensado pelo melhor supino de Espanha

O método que está a dar que falar e que promete resultados rápidos, garantindo o ganho de massa muscular sem criar lesões.

Foto: Paramount Pictures
29 de maio de 2023
Para a grande maioria, ganhar massa muscular é o objetivo principal quando entra o ginásio. E todos pensam mais ou menos da mesma forma: um alto volume de treino e um conhecimento básico de movimentos para estimular o músculo, alguma técnica e está feito. Só que não é bem assim... já que o ganho muscular costuma ser lento e até um pouco desesperante. Há, por isso, quem perca a motivação e acabe deixando de lado o objetivo.

O Método Bilbo surge, assim, como um valente empurrão para que haja um renovado entusiasmo nesta matéria. Mas o que é, afinal, este método? Consiste em ganhar força através da velocidade e explosão de movimentos, sem ter de recorrer a pesos pesados.

O Método Bilbo foi criado por Jesús Varela considerado o melhor supino de Espanha. Segundo ele, os bons resultados conseguem-se com séries entre 15 e 50 repetições. Trata-se de atingir a máxima eficácia numa única série, acostumando o músculo a dar tudo de si em pouco mais de 30 segundos. Ou seja, em cada sessão no ginásio a ideia é levar o músculo ao máximo, conseguindo um treino revigorante e de alto volume, mas sem prejudicar. É uma questão de atingir a máxima eficiência numa única série, acostumando o músculo a dar tudo em pouco mais de 30 segundos.

É a fórmula perfeita de ganhar força e volume muscular de forma segura, já que é um método bastante eficaz se aplicado corretamente. Não há risco de lesão, tendo em conta que os movimentos trabalham com uma percentagem baixa de carga e o controlo da técnica vai-se aprimorando.

Na verdade, este método é aplicável a todos os grupos musculares, desde exercícios como o supino ao agachamento. E a ideia não é passar a vida a exercitar. A recomendação é aplicar o Método Bilbo cerca de duas vezes por semana para cada grupo muscular e ir aumentando gradualmente a carga, semanalmente, sempre a fazer os movimentos certos. Graças a esta série de 15 a 50 repetições adicionadas no início de cada treino, isola-se o músculo que se quer trabalhar, levando a rotina habitual ao próximo nível. 

Existem várias maneiras de seguir uma progressão de Bilbo, a mais simples e a que está a providenciar melhores resultados é a seguinte: dois ciclos de treino. O primeiro com 50% da nossa RM fazendo uma série de Bilbo (geralmente entre 26 e 32 repetições), na qual teremos que aumentar o peso em cada sessão de treino, fazendo-o duas vezes por semana (o volume de treino tem que ser bem maior quando começamos e ir diminuindo ao longo da progressão).

É muito importante acompanhar sempre os resultados de cada treino, para saber exatamente quando e quanto melhorámos. "Claro que eu recomendaria o método Bilbo, mas gostaria de enfatizar que neste método, como em qualquer outro que estejam a seguir, se quiserem melhorar, terão de fazer as progressões no excedente calórico. Ou seja, têm que aumentar gradualmente o peso corporal enquanto ajustam as progressões, perdendo peso novamente no final. Cada vez que terminamos a progressão ajudados pelo aumento do peso corporal, teremos ganhado de massa muscular e força", referiu Jesús Varela numa entrevista.

Saiba mais Beleza, Bem-estar, Ginástica, Exercício físico, Gym, Músculos, Homens
Relacionadas
Mais Lidas