Método Bilbo, um treino pensado pelo melhor supino de Espanha
O método que está a dar que falar e que promete resultados rápidos, garantindo o ganho de massa muscular sem criar lesões.

Para a grande maioria,ganhar massa muscularé o objetivo principal quando entra o ginásio. E todos pensam mais ou menos da mesma forma:um alto volume de treinoe umconhecimento básico de movimentospara estimular o músculo, alguma técnica e está feito. Só que não é bem assim... já que o ganho muscular costuma ser lentoe atéum pouco desesperante. Há, por isso, quem perca a motivação e acabe deixando de lado o objetivo.
OMétodo Bilbosurge, assim, como um valente empurrão para que hajaum renovado entusiasmo nesta matéria. Mas o que é, afinal, este método? Consiste emganhar força através da velocidade e explosão de movimentos, sem ter de recorrer a pesos pesados.
O Método Bilbo foicriado por Jesús Varelaconsiderado omelhor supino de Espanha. Segundo ele, os bons resultados conseguem-secom séries entre 15 e 50 repetições. Trata-se deatingir a máxima eficácia numa única série, acostumandoo músculo a dar tudo de si em pouco mais de 30 segundos. Ou seja, em cada sessão no ginásio a ideia é levar o músculo ao máximo, conseguindo um treino revigorante e de alto volume, mas sem prejudicar. É uma questão de atingir a máxima eficiência numa única série, acostumando o músculo a dar tudo em pouco mais de 30 segundos.
É a fórmula perfeita de ganhar força e volume muscular de forma segura, já que é um método bastante eficaz se aplicado corretamente.Não há risco de lesão, tendo em conta queos movimentos trabalham com uma percentagem baixa de cargae o controlo da técnica vai-se aprimorando.
Na verdade, estemétodo é aplicável a todos os grupos musculares, desde exercícios como o supino ao agachamento. E a ideia não é passar a vida a exercitar. Arecomendaçãoéaplicar o Método Bilbo cerca de duas vezes por semana para cada grupo musculareir aumentando gradualmentea carga, semanalmente, sempre a fazer os movimentos certos. Graças a esta série de 15 a 50 repetições adicionadas no início de cada treino, isola-se o músculo que se quer trabalhar, levando a rotina habitual ao próximo nível.
Existemvárias maneiras de seguir uma progressão de Bilbo, a mais simples e a que está a providenciar melhores resultados é a seguinte:dois ciclos de treino. O primeiro com 50% da nossa RM fazendo uma série de Bilbo (geralmente entre 26 e 32 repetições), na qual teremos que aumentar o peso em cada sessão de treino, fazendo-o duas vezes por semana (o volume de treino tem que ser bem maior quando começamos e ir diminuindo ao longo da progressão).
É muito importante acompanhar sempre os resultados de cada treino, para saber exatamente quando e quanto melhorámos. "Claro que eu recomendaria o método Bilbo, mas gostaria de enfatizar que neste método, como em qualquer outro que estejam a seguir, se quiserem melhorar, terão de fazer as progressões no excedente calórico. Ou seja,têm que aumentar gradualmente o peso corporalenquanto ajustam as progressões, perdendo peso novamente no final. Cada vez que terminamos a progressão ajudados pelo aumento do peso corporal, teremos ganhado de massa muscular e força", referiu Jesús Varela numaentrevista.
Pode uma sesta a meio do dia compensar uma noite mal dormida?
A privação de sono pode, afinal, não ser facilmente resolvida com a tão falada "power nap". Num estudo recente, um grupo de especialistas revela que a compensação é um mito.
Três exercícios físicos para evitar as dores nas costas
Juan Ruiz López, fisioterapeuta e personal trainer, sugere três exercícios físicos para realizar em frente ao computador de forma a evitar as famosas dores de costas.
Quer estar em forma até ao verão? Três treinos tabata que pode fazer em casa
Inventado pelo fisiologista japonês Izumi Tabata, este método de alta intensidade é o segredo para quem quer emagrecer mas não tem tempo para treinar.
Perder peso a caminhar é uma missão possível e bastante recomendável. Mostramos como atingir o objetivo.
Com uma pandemia mundial, mais do que nunca, valorizamos muito o álcool gel. É algo que começou a andar connosco, quase como o nosso telemóvel. No entanto, o uso excessivo de desinfetante tem algumas consequências negativas.
Com 43 anos, Tom Brady acabou de vencer pela sétima vez um Super Bowl. Mas como consegue esta estrela da NFL continuar e continuar e continuar?
Sente cansaço, falta de motivação e mau humor durante o dia? A fórmula para mudar estes sentimentos pode estar na sua rotina matinal, como explica este médico especialista.