Estilo / Beleza & Bem-Estar

Esta é a chave para recuperar de um esgotamento, afirma a ciência

Dados recentes indicam que a melhor forma de recuperação passa pela realização das atividades e hobbies que mais gostamos. Mas só se tiverem um destas quatro características.

Foto: Freepik
14 de abril de 2023 | Ana Filipa Damião

Definida como um esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma profissão, a Síndrome de Burnout faz, desde o ano passado, parte da lista de doenças da Organização Mundial de Saúde. E não é para menos: as pesquisas apontam que 70% de uma amostra de dez mil pessoas, a viver em sete países diferentes, sofreu um esgotamento em 2022. A condição está muitas vezes associada a questões físicas, como enxaquecas ou alterações do sono e apetite; emocionais, traduzindo-se em tristeza e ansiedade; cognitivas, através de dificuldades de concentração e conclusão de tarefas; e ainda sociais, com tendência para o isolamento.

Contudo, há esperança para quem se vê nesta situação pouco favorável, de acordo com uma investigação publicada no jornal académico Applied Psychology Health and Well-Being, na qual se estudaram as melhores formas de recuperação de um burnout no âmbito profissional, com base nas atividades (sociais, físicas, de baixa carga física e psicológica, criativas, domésticas e relacionadas com o trabalho) e experiências (os atributos subjacentes às primeiras) que um grupo de pessoas realizava aos fins de semana. No fim, concluiu-se que as atividades que mais contribuiam para a recuperação eram aquelas relacionadas com as características de desapego psicológico, relaxamentodomíniocontrolo.

Fora do horário laboral, o ideal é assim optar por tarefas que nada tenham a ver com o trabalho, de modo a não prejudicar a saúde mental. Por outras palavras, o segredo está em desligarmo-nos um pouco desse mundo. Em vez de seguirmos as notificações persistentes do telemóvel, podemos ir passear ou fazer exercício físico. É importante que a agenda escolhida para os dias de lazer seja relaxante e não causadora de stress.

Por fim, vale a pena destacar as práticas relacionadas com as experiências de domínio e controlo, uma vez que quem sofre de stress crónico pode sentir-se menos capaz e descontente com o seu emprego, daí a necessidade de controlar as coisas à sua volta e de redefinir vários aspetos da sua vida. Neste sentido, será positivo dedicarmo-nos a hobbies em que somos bons, pois contribuir para a melhoria de competências, autoestima e bem-estar geral.  

Saiba mais Burnout, Stress Crónico, Esgotamento, Estudo, Recuperação, Domínio, Controlo, Relaxamento, Desapego Psicológico
Relacionadas

7 sinais de que deve despedir-se

Cansaço extremo e procrastinação estão entre os sintomas mais comuns de que determinado cargo já não contribui para a felicidade e bem-estar do trabalhador.

Será a respiração o melhor método para ajudar a combater a ansiedade?

Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental em 2022, divulgado pela OMS, a ansiedade e a depressão sofreram um aumento de 25%. No primeiro ano de pandemia, 76 milhões de pessoas tiveram ansiedade. Será que respirar melhor pode ajudar a atenuar os sintomas? Fomos perguntar a uma especialista.

Algoritmo vidente prevê idade com que se morre

Novo ChatGPT versão mórbida prevê com que idade as pessoas vão morrer. Chama-se "live2vec" e seguiu as histórias de vida de milhões de dinamarqueses para chegar às suas conclusões – acerta 78% das vezes.

Mais Lidas