Será este o segredo para um corpo saudável e fit?
HIIT, também conhecido como treino intervalado de alta intensidade, é o desporto ideal para quem tem uma agenda cheia, para quem não gosta de ginásios e até para quem não pratica exercício regularmente.
É um treino de alta intensidade cujos intervalos entre os exercícios são muito curtos, de modo a fortalecer o corpo, a melhorar o sistema cardiovascular e, consequentemente, a resistência, podendo ser posto em prática de diversas formas. Parece complicado? Nem por isso.
Por exemplo, um indivíduo pode correr durante 40 segundo em alta velocidade, depois andar 20 segundos, voltar a correr mais 40 segundos, e assim sucessivamente até terminar essa ronda do treino. Há quem diga que este tipo de treino já seria utilizado por atletas no início do século passado na preparação para corridas e até no ciclismo.
Além disso, o treino pode ser feito dentro ou fora de quatro paredes, como explica o site da Madame Figaro. De acordo com a mesma publicação, uma sessão típica de HIIT consiste num aquecimento de 10 minutos seguido de vários sets cronometrados.
No aquecimento corre-se e salta-se no lugar, para ativar as articulações e aquecer os músculos. Na parte principal da sessão realizam-se três sets de 20 minutos, o que geralmente, inclui oito exercícios diferentes – o treino de cardio envolve sprints e burpees, por exemplo, enquanto o fortalecimento muscular faz-se com acessórios como cordas ou bolas. Os últimos momentos são dedicados a alongamentos e a abrandar o ritmo cardíaco.
Importante não esquecer a aprovação médica antes de começar a fazer HIIT, em especial se sofre de patologias cardiovasculares ou de problemas de costas, articulações ou músculos.
A história do homem que decidiu correr a primeira maratona aos 74 anos
A comovente história de Rajinder Singh, o indiano que começou a fazer vídeos a saltar à corda para combater o isolamento, durante a pandemia, e que agora tem uma missão: completar uma maratona.
Henry Cavill. Como o ator conseguiu o corpo do Super-Homem
Em entrevista, o ator de 38 anos revelou o segredo da sua forma física, mas também desvendou aquilo que come num dia, tal como os suplementos que toma.
Correr antes de comer queima mais gordura?
O jejum é uma prática defendida por vários estudos, mas será que correr com o estômago vazio elimina a gordura de forma mais eficaz? Especialistas em desporto respondem.
5 alimentos a evitar antes do exercício físico
Ora porque são ricos em gordura, ora porque contêm bastante fibra, existem certos alimentos que não devem ser ingeridos antes de se praticar desporto.
Tem um superalimento em casa e, muito provavelmente, não sabia
É vendido a um preço quase sempre democrático, pode ser usado ao pequeno-almoço ou ao lanche, e tem propriedades benéficas para a nossa saúde. Entre outras, ajuda a melhorar o metabolismo.
Como Robert Pattinson atingiu a perfeita forma física para o novo Batman
A rotina de fitness do ator incluiu treinos de estilo militar, musculação e corrida de longas distâncias.
Quer evitar dores nas costas durante a corrida? Faça isto
A dor lombar é frequente em pessoas que praticam muito exercício físico. O médico desportista Jordan D. Metzl partilha quatro dicas para prevenir o desconforto nas costas durante e depois a corrida.
Tratamentos com CBD em setembro para pôr a beleza em dia
Ainda que estejamos cheios de evasão e férias para já, o descanso só fica completo depois de uma boa esfrega de spa. É altura de experimentar o tratamento com canabidiol do Serenity num ponto de fuga na capital ou num relaxado fim de semana no Algarve.
Ora porque são ricos em gordura, ora porque contêm bastante fibra, existem certos alimentos que não devem ser ingeridos antes de se praticar desporto.
A marca acaba de apresentar uma edição comemorativa do último campeonato ganho pelos leões. E o número chave é mesmo o 24, porque para todos os sportinguistas este foi o 24º título do clube.
Não é o maior fã de exercício físico? Andar basta, pelo menos para perder peso, e prova ter grandes benefícios na nossa saúde, como aponta um novo estudo.
Toda a gente conhece a Rolex, Omega ou Cartier, mas para lá dos grandes nomes da relojoaria mundial há um mundo de pequenas marcas independentes a receber cada vez mais atenção por parte de colecionadores e entusiastas. Muitas, até, com preços mais acessíveis.