Assim se transforma o corpo depois de deixar de fumar
Para além de ser um peso na sua carteira e uma melhoria da aparência, fumar é extremamente prejudicial à sua saúde e de quem o rodeia. Descubra os efeitos positivos no seu corpo depois de deixar os cigarros para trás.

Seja fumador habitual ou passivo, fumar tem efeitos negativos na saúde. É, infelizmente, fácil de localizar um fumador pesado numa multidão: as rugas são mais pronunciadas, os dentes amarelos, as olheiras pesadas e o cabelo baço e quebradiço. Mas, e deixando a aparência de parte, fumar aumenta significamente o risco de cancro e doenças cardiovasculares. Se sente que não consegue deixar o vício, se calhar vale a pena descobrir como o seu corpo se altera, positivamente, depois de deixar de fumar.
As mudanças são quase imediatas. Em 20 minutos, a tensão arterial e o ritmo cardíaco normalizam. Após 8 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai, e a oxigenação das células volta ao seu estado normal. Em apenas 24 horas, todos os rastos de nicotina foram expulsos do seu corpo, e em 48 o cheiro e o palato voltam em força.

Após 3 meses a tosse e a fadiga desaparecem, a respiração melhora e a atividade física é mais fácil e energética. Em 1 ano o risco de AVC é equivalente ao de uma pessoa que nunca tocou num cigarro e o risco de um enfarte do miocárdio é cortado para metade. A longo prazo, o risco de cancro diminui drasticamente e a esperança de vida é igual à de uma pessoa não-fumadora.
Depois de o seu aspeto físico melhorar, a sua confiança sobe, e mentalmente os efeitos de deixar de fumar são ainda maiores. Com uma melhoria significativa do sono, a ansiedade e o stress descem, e começará, certamente, a sentir-se consideravelmente mais saúdavel.
Stress. Como o sintoma do século XXI altera a aparência
Para além de surgir de várias maneiras e de colocar o corpo em constante alerta, o stress altera, e muito, a aparência. Pele baça e cabelos brancos são alguns dos sinais a que deve estar atento.
É possível parecer mais alto? Com este método
As inúmeras horas passadas a trabalhar ou a conduzir podem danificar a coluna e arquear a mesma. Descubra como reduzir este efeito e ganhar uns centímetros em altura.
Está em forma? Cinco exercícios para testar a sua condição física
A maioria das pessoas treina para ficar com bom aspeto, mas também é preciso sentir os efeitos do ginásio na saúde.
A rotina excêntrica que Harry Styles segue após os concertos
Em digressão mundial desde março, o cantor partilhou nas redes sociais o seu ritual para combater as altas temperaturas e a exigência física dos concertos.
O esgotamento altera o cérebro, afirmam especialistas
Se experienciar falta de energia, um declínio no sentido de pertença e uma diminuição da auto-estima, pode estar à beira de um burnout.
Acordar sem café? Yes, you can!
Se deixar de beber café faz parte das resoluções de 2022, espreite as nossas sugestões de substitutos.
Estes são os países que lideram a luta contra o tabagismo
A Organização Mundial da Saúde publicou recentemente um relatório no qual revela os países que cumprem todas as medidas para combater o consumo do tabaco. Um deles é europeu.
Estudo prova que, mesmo deixando de fumar tarde, efeitos positivos são visíveis
Um estudo feito por investigadores da Universidade do Michigan demonstrou que mesmo para quem foi fumador a vida inteira, e só pára depois da reforma, é possível ganhar anos de vida.
Se deixar de fumar no dia 1 de janeiro, ganha 100 dias de vida
Um estudo recente conseguiu quantificar quanto é que cada cigarro custa em tempo de vida ao fumador. O que significa que também é possível calcular quanto é que uma pessoa ganha se deixar de fumar no ano novo. Será, talvez, caso para dizer que é fácil (quem dera que fosse), é barato e dá milhões – de minutos de vida.
Um estudo britânico concluiu que fazer caminhadas em passo apressado promove a saúde cardiovascular, com uma redução de 35% a 43% do risco de qualquer tipo de arritmia cardíaca. Descubra a que velocidade deve andar para recolher os benefícios.
Um estudo do "British Journal of Sports Medicine" demonstrou que estes minutos diários de atividade física anulam os efeitos nocivos de passar até 12 horas sentado. Ou seja, se todos dias fizer uma caminhada de 2,4 quilómetros em 22 minutos, pode ir para a cama em paz.
Andar faz bem à saúde. Quanto a isto, não há dúvidas. E é também por isso que as caminhadas são, frequentemente, alvo de estudos. Desta vez, o "British Journal of Sports Medicine" concluiu que na rapidez é que está o ganho.
Correr ou fazer treinos de intensidade intercalada são atividades que melhoram o funcionamento cardiovascular, mas de acordo com um novo estudo, esta caminhada nórdica pode ser a chave para maximizar os resultados.