Viver

Portugueses no top 3 dos hóspedes mais inflexíveis e críticos de alojamentos e casas de férias

Portugal aparece em terceiro lugar entre os mais exigentes na avaliação de alojamentos, segundo o software de gestão de propriedades desenvolvido pela GuestReadyPortugal. Portugal segue Itália, em segundo e Espanha, em primeiro.

Foto: Pexels
10 de setembro de 2024 | Lara Duarte / Com Rita Silva Avelar

No final de uma estadia num alojamento, o lembrete para avaliar a propriedade pode parecer a uns um serviço entediante, mas também pode ser uma oportunidade de melhorar a experiência dos próximos hóspedes (ou de fazer queixas, à portuguesa). O RentalReady, software da GuestReady Portugal, associado a plataformas como Airbnb, Booking.com, GuestReady, Homelike, Vrbo, entre outras, analisou os dados destes inquéritos a mais de um milhão de hóspedes.

Entre os parâmetros mais avaliados, como a limpeza, o processo de check-in, a localização ou a relação qualidade-preço, os que desiludem os hóspedes mais minuciosos, arrecadando as piores pontuações, são a limpeza e a relação qualidade-preço. Em contrapartida, os parâmetros com maior percentagem de satisfação são o processo de check-in, a localização, a comunicação e coerência e a transparência da informação.  

Os espanhóis são os que mais classificam os alojamentos com 1 estrela (3%) e menos com 5 (48%). Por outro lado, os norte-americanos aparecem como os mais satisfeitos, com 68% dos hóspedes a deixarem avaliações de 5 estrelas. Os hóspedes neerlandeses, apesar de seguirem Portugal na exigência, aparecendo em quarto lugar, são os que menos dão avaliações extremas, com uma das mais baixas percentagens de 1 (1%) e de 5 estrelas (49%), mas com a maior percentagem de 4 estrelas (37%).

Esta informação ajuda a que os proprietários "trabalhem para responder às expectativas, podendo assim melhorar o serviço", consoante o nível de exigência dos mercados onde mais operam, como explica Joe Siart, Managing Director do RentalReady. 

Estas avaliações têm repercussões no negócio dos anfitriões, pois "as plataformas exigem excelência contínua. Uma quebra repentina de avaliação, como dois comentários de 3 estrelas, ou até 4, se falarmos de períodos de época baixa e com menos reservas, podem ser motivo para que um anúncio seja bloqueado e saia do ar", explica Joe Siart, em comunicado de imprensa.

Saiba mais Viver, Atualidade, Alojamento, Férias, Casa, Portugal, Espanha, Itália, Lisboa, Propriedade, GuestReadyPortugal, RentalReady, Airbnb, Booking.com, GuestReady, Homelike, Vrbo
Relacionadas

Tasting in Avenida: O roteiro gastronómico que vai conquistar Lisboa

Entre os dias 23 e 30 de setembro, a Avenida da Liberdade, em Lisboa, transforma-se num palco de experiências gastronómicas. Mais de 30 restaurantes participam nesta terceira edição, onde pratos de autor, criações gourmet e uma diversidade de sabores prometem encantar todos os visitantes.

O regresso das restrições de líquidos nos aeroportos

Em 2024, prometiam-se tempos mais simples para os passageiros aéreos, com a instalação de scanners de segurança avançados. Contudo, diversos obstáculos estão a travar a implementação desta tecnologia, trazendo de volta as regras antigas de controlo de líquidos.

Mais Lidas
Viver Seis sugestões da Must para a Feira do Livro

O que é que Deus, o Diabo, a bebedeira, a guerra, o Kramer (só há um e dispensa apresentações), e a ginástica mental que uma pessoa faz para sobreviver às agruras da vida têm em comum? Várias coisas, mas há uma que sobressai: cabem todos numa prateleira.

Viver Os 10 atletas mais bem pagos do mundo em 2025

A Forbes divulgou a lista anual dos atletas que registaram os ganhos mais altos do ano. Cristiano Ronaldo, Stephen Curry e Tyson Fury são os nomes que lideram o topo da tabela, com valores que ultrapassam os 125 milhões de euros. Já nas modalidades, o destaque vai para o futebol, basquetebol, baseball e boxe.